Inauguração da “Brinquedoteca Semente do Amanhã”

         Na sexta-feira e no domingo, 12 e 15, a APAC de São João del-Rei realizou a inauguração dos cinco centros do projeto “Brinquedoteca Semente do Amanhã”.

O projeto surgiu a aproximadamente três meses, através da iniciativa da estagiária de Serviço Social, Andressa Oliveira Lima Barbosa. A estagiária enxergou a necessidade de trabalhar com os filhos e filhas de recuperandos e recuperandas após participar das visitas sociais, que acontecem aos domingos. Além disso, viu-se que é de suma importância trabalhar com a família, com o resgate da criança e as brincadeiras pedagógicas. Por isso, a brinquedoteca será mais que um espaço para brincadeiras, será um espaço de conhecimento, onde a APAC está propondo apresentar um universo de cultura, leituras e interação.

Durante três meses a campanha para arrecadar brinquedos atingiu muitas pessoas, sendo doados mais de mil brinquedos. Além disso, a APAC projetou cinco espaços destinados apenas para as brincadeiras, sendo três na APAC Masculina e dois na APAC Feminina. E ainda foi produzido pelos recuperandos que trabalham na oficina de marcenaria cadeiras e mesas para as crianças.

 

APAC Feminina de São João del-Rei realiza concurso de Miss Prisional 2018

A APAC Feminina de São João del-Rei realizou na quinta-feira, 27, a 2ª Etapa do Concurso Miss Prisional 2018.

Ao todo, seis recuperandas participaram do desfile, sendo elas dos regimes fechado, semiaberto e aberto.

O Projeto Miss Prisional, além de ser um concurso de beleza, tem como objetivo maior dar a oportunidade de reflexão sobre o feminino, autoimagem, empoderamento e emancipação das mulheres.

O significado de tudo é conscientizar essas mulheres privadas da liberdade que elas podem usar o empoderamento para construção ou reconstrução de uma vida com mais amor próprio e independência. Que os padrões estéticos de beleza devem ser quebrados e que elas podem ser o quiserem e serem plenamente felizes, lindas e poderosas do jeito que são .

O concurso é organizado em quatro etapas, sendo a primeira uma etapa teórica onde foram oferecidos conhecimentos e informações sobre empoderamento feminino, machismo, profissões, amor próprio e homossexualidade através de palestras, filmes comentados e rodas de conversas. A segunda etapa foi o desfile dentro das instituições a terceira etapa será outro desfile para escolher a representante regional e a ultima fase será o desfile para escolher a Miss prisional 2018 a nível nacional.

Além do desfile, as candidatas foram questionadas pelos jurados com perguntas de cunho social, como por exemplo, se é justo homens receberam mais do que mulheres, se é necessário mudar o padrão de beleza para agradar os homens e quais políticas públicas devem ser pautadas para diminuir a diferença entre homens e mulheres.

A grande vencedora da etapa local participará da 3º etapa na cidade de Belo Horizonte em novembro.

APAC feminina de Pouso Alegre inicia discipulado

A APAC feminina de Pouso Alegre inicio o discipulado, com sessões de estudos do livro "Cumprind seu tempo". O livro será um subsídio oferecido a todos para a continuação do discipulado, após a conclusão do curso da Viagem do Prisioneiro. 

Cada APAC poderá formar grupos de estudos, coordenados pelo mesmo facilitador do Programa "A Viagem do Prisioneiro". Desta forma, através da leitura, estudo, comentários e partilhas, todos poderão aprofundar ainda mais sobre quem é Jesus. 

Os exemplares do livro já foram encaminhados para as APACs. Se houver dúvidas, pedimos que entre em contato com Diego José, coordenador Nacional do Programa "A Viagem do Prisioneiro." Estamos juntos!

Capacitação para gestores e operação de padaria realizada na APAC de Pouso Alegre

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), o Instituto Minas Pela Paz, a AVSI Brasil e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizaram nos dias 18 e 19 de setembro de 2018, o evento de capacitação dos encarregados em gestão e operação de padaria (unidades produtivas), ocorrido na APAC de Pouso Alegre.

 

Essa ação está inserida no contexto projeto “Superando Fronteiras”, que tem como objetivo principal promover e ampliar os Centros de Reintegração Social do método APAC, para mais cinco estados brasileiros: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Rondônia. O projeto é financiado pela União Europeia, por meio do Instrumento Europeu de Promoção à Democracia e Direitos Humanos (IEDDH).

 

Com o objetivo de estruturar um modelo de gestão e de operação de unidades produtivas e de padaria adaptada à realidade da APAC, gestores das APACs foram capacitados sobre a temática.

 

A partir da experiência de unidades existentes nas APACs de Pouso Alegre, Itaúna e Lagoa da Prata, foram realizados os diagnósticos, análises de viabilidade e estruturado um documento de sistematização dos processos para o modelo de gestão de unidade produtiva. Daí,  foi criado um manual de gestão com protocolos que visam implantar e gerir uma padaria que sirva de referência e suporte às APACs no Brasil. O trabalho foi desenvolvido pelo consultor e professor da PUC Minas, Sr. Osvaldo Maurício, que também foi o palestrante do evento.

 

Durante o evento foi entregue a cartilha de Manual de Gestão e Operação de Padaria, bem como todos os documentos referentes ao conteúdo do material de gestão de unidades produtivas. (Para baixar,  clicar em DOWNLOADS --> PADARIA - no site da FBAC)

Other news

An angel interceding for us

23-02-2016

Valdeci I remember kindly our dear Glory. His unconditional love and his passion for the...

Read more

Outpatient care implementation in APAC of Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respected doctor in our city of Caratinga for his humanitarian attitudes...

Read more

FBAC realises on-line meeting with Presidents of APACs

01-09-2015

It was realised in the night of this Monday (31/08/2015) the first meeting online between...

Read more

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg