INAUGURADA APAC DE ITABIRITO/MG

Foi inaugurada a APAC de Itabirito/MG, no dia 24 de junho de 2019. Com capacidade para acolher 84 recuperandos, a Centro de Reintegração da APAC (CRS) recebeu o nome do fundador das APACs e idealizador de seu método, Dr. Mário Ottoboni. 

Des. Nelson Missias disse: "a metodologia APAC de cumprimento da pena de forma humanizada é absolutamente eficaz. Sem contar que o recuperando custa cerca de 1/3 para o Estado, se comparado ao sistema convencional. E o recuperando sai da APAC com uma profissão, para poder levar uma vida mais digna, sem sobressaltos."  

O diretor do foro da comarca, juiz Antônio Francisco Gonçalves, titular da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, contou que a Apac de Itabirito representa uma “grande conquista”. “Ela é fruto de uma luta de mais de 20 anos de tentativa de melhorar as condições dos presos na comarca”, declarou.

Na avaliação da presidente da APAC, Maria Aparecida Hudson, além de proporcionar segurança para a cidade, uma vez que recupera o preso, a unidade trará outros benefícios para a comarca. “A Apac cuida da sociedade, das vítimas e das famílias das vítimas. Por isso, este momento é muito especial”, observou. Durante o evento, ela entregou placas comemorativas a vários presentes, em reconhecimento ao apoio recebido na implantação da Apac.

Além do presidente do TJMG, Des. Nelson Missias, estiveram presente o desembargador aposentado José Antônio Braga; o desembargador Caetano Levy; o juiz auxiliar da presidência do TJMG, Luiz Carlos Rezende e Santos; a juíza Vânia da Conceição Pinto Borges; o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Alencar da Slveira Júnior; o secretário adjunto de Justiça, Gustavo Henrique Wykrota Tostes; o prefeito interino de Itabirito, Arnaldo Pereira dos Santos; o promotor de justiça da comarca local, Humberto de Almeida Bizzo, entre outras autoridades, pessoas da comunidade e voluntários que ajudaram a construir a nova unidade.

A APAC de Itabirito/MG foi fundada em 17 de novembro de 2004. “Desde 2011, ano em que ganhamos o terreno, estamos na luta para a construção da unidade em Itabirito. Finalmente chegou o dia da inauguração”, comemorou a presidente da Apac de Itabirito."

Fundada por Dr. Mário Ottoboni em 1972, a APAC é um presídio humanizado. Sua metodologia conta com 12 elementos, que se forem aplicados harmoniozamente, irá possibilitar ao condenado as condições adequadas para recuperar-se e buscar novos caminhos para sua vida. Atualmente existem 127 APACs em diferentes estágios de implantação no Brasil e várias outras APACs em 23 países, aplicando a metodologia parcialmente.

Com informações do TJMG

Dr. Mário é prestigiado por artista plástico

Durante o encerramento do curso de voluntários da APAC de Teófilo Ottoni, dia 16 de junho, o artista plástico, Marcelo Coelho, homenageou a APAC e Dr. Mário Ottoboni, realizando uma obra de Dr. Mário Ottoboni, que receberá um lugar de destaque na nova sede da instituição.

A Presidente da APAC de Teófilo Otoni, Izabela Gonçalves Magalhaes, esta satisfeita com o resultado do curso, pois foi realizado com sucesso, superando as expectativas, concluiu com 52 formandos voluntários, motivados a exercerem o trabalho e contribuirem com o andamento da instituição. "Agradecemos a todos que contribuiram para a realização podendo abrilhantar os trabalhos. Tenho fé em Deus que iremos ter uma ótima equipe atuante", disse Izabela.

 

 

A APAC de Teófilo Otoni foi fundada em 27 de abril de 2004. Atualmente recebe 44 recuperandos, funcionando em um prédio da prefeitura da Cidade. No entanto, há dois anos, iniciou as obras para construção de seu novo Centro de Reintegração Social, que terá capacidade para acolher inicialmente 86 recuperandos, nos três regimes de cumprimento de pena. 

Obras de construção do futuro CRS da APAC 

APAC de Arcos comemora 1.000 dias com total disciplina

A APAC é um presídio humanizado baseado na valorização humana, na disciplina e na confiança. Com o objetivo de realizar um trabalho de excelência a APAC desenvolveu seu decálogo que são, mais que ideias, diretrizes que norteiam todo seu trabalho. Um dos pontos do decálolo é: "Disciplina com amor". 

Disciplina é a capacidade de seguir uma rotina diária intensa, que inicia às 6 da manhã e se encerra às 22 da noite. É também a capacidade de dialogar sempre que houverem problemas e desafios, para de forma pacífica, encontrar as soluções para os desafios do cotidiano. 

A APAC de Arcos celebra 1000 dias com total disciplina e sabe que somente com uma disciplina rígida, recuperandos poderão refletir e modificar seus futuros. Pautada no amor, não é uma disciplina cega, mas uma disciplina orientada, dialogada, em que recuperandos são protagonistas, se ajudando, se corrigindo e caminhando juntos. Que o Deus da Vida nos ajude a continuar nossa caminhada com a certeza de que tudo é obra Dele, somos apenas seus servos. Estamos juntos!

 

APAC de Paracatu sedia a I Jornada treino de Libertação com Cristo

A FBAC realizou, dos dias 13 a 16 de junho, na APAC de Paracatu, a I Jornada treino de Libertação com Cristo. Estiveram presentes os voluntários e funcionários das APACs de Araxá, Frutal, Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio e Pirapora. Estiveram presentes também duas pessoas das APACs do Chile, que vieram aprofundar a metodologia APAC.

A jornada treino foi ministrada para 122 recuperandos da APAC de Paracatu, com o tema: "Não basta mudar a conduta, é preciso mudar a mentalidade." Durante a jornada, a FBAC encontrou-se com os voluntários e funcionários, a fim de explicar-lhes os vários elementos da Jornada de Libertação com Cristo, com o objetivo de capacitá-los para organizar e realizar a jornada em suas APACs.

A Jornada de Libertação com Cristo é um dos doze elementos do Método APAC. Consiste em um retiro espiritual, composto por quatro dias reflexão e oração. Com uma linguagem própria, recuperandos são confrontados consigo mesmos e provocados a realizar uma profunda reflexão sobre suas vidas, seus problemas, suas esperanças e seu futuro. 

Sr. Tobias, presidente da APAC de Paracatu e coordenador da Região disse: "Nós estamos muito felizes por realizar esta jornada. A regionalização das APACs é algo que pedíamos a tempo. Queremos com a regionalização padronizar os trabalhos das APACs, porque quando estamos juntos somos mais fortes. Essa jornada é um grande momento de encontro e união de nossas APACs, que irá nos ajudar muito em nossa caminhada e fortalecerá nossa região."

Segundo Arlete, assistente social da APAC de Pirapora, "este foi um grande momento de aprendizado e motivação para fazer melhor. Já participei de várias jornadas, sempre nos bastidores trabalhando, mas nunca tinha ouvido uma explicação para compreender profundamente o que era a jornada. Obrigado Valdeci e todos da FBAC por esta possibilidade."

Para Karoliny, encarregada de tesouraria da APAC de Patos de Minas, "o contato com os recuperandos foi muito bom. Percebo que há cada instante os recuperandos partilham mais profundamente e, depois de cada palestra, recuperandos são motivados a uma mudança profunda."

Karol, encarregada administrativa da APAC de Patrocinio disse: "este encontro foi muito bom mesmo. Se parece com outros retiros que já participei, mas é muito intenso e motivador. Estou muito feliz por ter participado."

"Agradeço a todos de Paracatu pela recepção e carinho com todos nós. A jornada foi indescritível." Com muita emoção, falou Bruno, encarregado de segurança da APAC de Araxá.

Senhor Irineu, plantonista da APAC de Ituiutaba, estava muito feliz e motivado. "Gostei demais de ter participado. Valeu a pena. Pude perceber como nossas diferenças podem ser colocadas a serviço da recuperação." 

A FBAC irá realizar 6 Jornadas treinos de Libertação com Cristo em 2019, sendo que cinco serão em Minas Gerais e uma será no Maranhão.

 

Other news

An angel interceding for us

23-02-2016

Valdeci I remember kindly our dear Glory. His unconditional love and his passion for the...

Read more

Outpatient care implementation in APAC of Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respected doctor in our city of Caratinga for his humanitarian attitudes...

Read more

FBAC realises on-line meeting with Presidents of APACs

01-09-2015

It was realised in the night of this Monday (31/08/2015) the first meeting online between...

Read more

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg