Inaugurado CRS da APAC de Bacabal/MA

O Centro de Reintegração Social (CRS) da APAC de Bacabal/MA foi inaugurado no dia 12 de dezembro, dando assim, um importante passo em prol da humanização do cumprimento das penas privativas de liberdade. O CRS da APAC de Bacabal, recebeu o nome de Dr. Mário Ottoboni, em homenagem ao idealizador da metodologia apaqueana.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da APAC, Pe. José Ribamar Cardoso Lima, lembrou do trabalho de humanização que a APAC realiza com seus recuperandos. "É de extrema importância o envolvimento da sociedade e da família do recuperando. Precisamos de mais amor entre as pessoas, mais humanidade. De nada adianta encarcerar quem cometeu um delito e não recuperar essa pessoa", enfatizou o presidente.

A juíza, Dr. Gláucia Helen Maia de Almeida, titular da 2ª Vara Criminal, destacou que a APAC representa uma grande conquista para a cidade. “Esta obra é fruto da luta de muitas pessoas envolvidas no processo. É um sistema reconhecido de auxílio à Execução Penal, que reforça a dignidade dos recuperandos, promovendo a Justiça Restaurativa e cotribui com o processo de ressocialização e retorno à convivência em sociedade."

A APAC de Bacabal é dedicada ao público masculino e terá capacidade para acolher 39 recuperandos nos três regimes de cumprimento de pena: fechado, semiaberto e aberto.

O regime fechado terá espaços para laborterapia e sala de aula. Já o regime semiaberto terá espaços destinados para oficina, sala de aula, e biblioteca, com disponibilidade física para a criação de outras estruturas. 

A APAC possui ainda, áreas destinadas à estrutura administrativa, setor financeiro e espaços para atendimento à família e atendimento técnico. O consultório médico e o odontológico são comuns aos três regimes. 

A inauguração da APAC contou com a participação dos juízes da comarca de Bacabal Gláucia Maia (2ª Vara Criminal), Marcelo Frazão (diretor do Fórum) e Vanessa Ferreira (1ª Vara Cível); da juíza da 2ª Vara de Itapecuru-Mirim, Mirella Cézar Freitas, representando a Unidade de Fiscalização e Monitoramento do Sistema Carcerário (UMF/TJMA); do presidente da APAC de Bacabal, padre Ribamar; dos promotores de Justiça da comarca de Bacabal Carla Tatiane, Michele Saraiva e Thiago Cândido (substituto); a presidente da Seccional da OAB de Bacabal Andrea Furtado; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Manoel da Concórdia; do prefeito de Bacabal, Edvan Brandão; do delegado Regional de Polícia Civil, Carlos Renato; do subcomandante da Polícia Militar, Daniel Kraieski; do secretário Adjunto de Infra Estrutura, Expedito Junior; e do representante da FBAC, Daniel Henrique, entre outros representantes da sociedade civil.

 

APAC DE ITAÚNA REALIZA RETIRO ESPIRITUAL PARA OS RECUPERANDOS

No primeiro sábado de dezembro, dia 7, foi realizado, para os recuperandos da APAC masculina de Itaúna, um Retiro Espiritual, com o tema: “Em tudo dai graças”. O encontro foi realizado no auditório do regime fechado e iniciou as 8h, onde todos puderam participar de uma missa.

Ao decorrer do dia, foram realizadas pregações e reflexões pelos voluntários, proporcionando aos recuperandos repensar sua expiritualidade e fazer um profundo encontro com o Deus da Vida. A espiritualidade e a necessidade de fazer a experiência com Deus é de suma importância no processo de recuperação do recuperando, compondo os 12 elementos fundamentais da metodologia da APAC.

Após muitas orações e bençãos, o retiro foi finalizado com uma noite de massas para os recuperandos, voluntários e funcionários que estiveram presentes.

Conselho Administrativo da FBAC se reúne em dezembro

O Conselho de administração da FBAC reuniu-se no dia 11 de dezembro, em BH, no Escritório Tomaz de Aquino, localizado à Rua Ouro Preto, 581.

Estiveram presentes Valdeci Antônio Ferreria, Diretor Geral da FBAC; Tatiana Flávia Faria de Souza, Gerene Jurídica de Convênios da FBAC; Wellington Alves, inspetor de metodologia da FBAC e os seguintes conselheiros: Dr. Tomaz de Aquino;  Dr. Henrique Nogueira Macedo; Eneas Alessandro da Silva Melo; Flávio Tófani (Tio Flávio), Deborah Amaral, representando o Conselheiro Jacop Sabatiello.

Vários temas pertinentes à FBAC e APACs foram tratados, entre eles: tratativas sobre os convênios das APACs; diagnóstico das APACs; reincidência nas APACs; Plataforma CIEMA VIRTUAL - curso EAD sobre Método APAC; entre outros.

FBAC realiza encontro para presidentes das APACs

Momento de espiritualidade, estudo, revisão, partilha  e planejamento

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), com apoio e financiamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, em Itaúna/MG, nos dias 10 e 11 de dezembro, encontro para os presidentes das APACs. Além das APACs mineiras, o encontro contou com a presença de presidentes das APACs do Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia. 

O encontro começou com uma belíssima reflexão do Tio Maurício. Apresentando vários trechos da Bíblia, ele proporcionou aos presentes, que vivenciassem um intenso momento de espiritualidade,  reflexão sobre o chamado de Deus e sobre sua missão, como presidentes das APACs. 

A seguir, vários temas foram discutidos. Destaca-se: Diagnóstico das APACs; Reincidência nas APACs de MG; Ciema Virtual - Curso EAD para funcionários; Código de Ética e Conduta; Orientações para o final do ano; Novo modelo de gestão; Modelos de planejamento; Curso de voluntários 2020; Esclarecimentos sobre as parcerias de fomento das APACs; entre outros.

Na avaliação, os presidentes afirmaram que foi um encontro muito produtivo, lhes proporcionando voltar às fontes, reafirmar suas convicções e certezas, a fim de continuarem seu serviço na direção das APACs. Segundo eles, os temas apresentados foram muito pertinentes e, certamente, lhes ajudará para melhorar a gestão das APACs. 

"Agradecemos ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que nos proporcionou realizar este encontro, através da liberação de recursos, para que se tornasse realidade. Gratidão especial a todos e todas, que não mediram esforços e sacrifícios, para se fazerem presentes neste momento importante de nossa caminhada. Que Deus abençoe vocês e suas APACs. Estamos juntos!" Disse Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Geral da FBAC.

Presidente do Conselho de Administração da FBAC participa da inauguração da APAC Feminina de BH

Dr. Tomaz participou da inauguração da APAC feminina de Belo Horizonte, no dia 9 de dezembro. O Centro de Reintegração Social Desembargador Joaquim Alves de Andrade sediará a Apac Feminina de Belo Horizonte, com capacidade para abrigar 142 recuperandas em cumprimento de penas nos regimes fechado e semiaberto. Até o final do ano, a Apac Feminina de BH deverá receber 20 mulheres.

O evento reuniu autoridades dos três poderes, entre elas, o chefe do Judiciário mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais, o vice-governador de Minas, Paulo Brant, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, o procurador-geral de justiça Antônio Sérgio Tonet e o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, entre outras autoridades.

A unidade, construída no bairro Gameleira (região Oeste), abrigará 142 mulheres em cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto. A ocupação será paulatina, por meio de uma análise cuidadosa do perfil das candidatas. Até o fim do ano, o prédio deve receber 20 recuperandas.

O terreno de 6,5 mil m² foi cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Foram investidos R$ 3 milhões na reforma do prédio que já existia no local. Ao todo, 85% dos recursos para a unidade foram destinados pelo TJMG, por meio de penas pecuniárias. O Judiciário mineiro também doou mobiliário e equipamentos. As obras foram executadas com mão de obra de recuperandos e envolvimento da comunidade.

Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.

Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; o presidente do Conselho da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC), Tomáz de Aquino Rezende, representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.

Other news

An angel interceding for us

23-02-2016

Valdeci I remember kindly our dear Glory. His unconditional love and his passion for the...

Read more

Outpatient care implementation in APAC of Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respected doctor in our city of Caratinga for his humanitarian attitudes...

Read more

FBAC realises on-line meeting with Presidents of APACs

01-09-2015

It was realised in the night of this Monday (31/08/2015) the first meeting online between...

Read more

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg