APAC Frutal vence o Festival da Canção Prisional do Triângulo Mineiro

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal venceu o 2º Festival da Canção Prisional do Triângulo Mineiro e Troféu Mário Ottoboni realizados na sexta-feira (15). O evento cultural teve ainda a participação de presos do regime comum das cidades de Canápolis, Uberlândia e Uberaba. Frutal também venceu na categoria intérprete da música “Quero ser livre” composta pelo recuperando Rodrigo Oliveira. 

De acordo com Gilton Alves, da Secretaria de Estado de Administração Prisional - SEP, que ajudou a organizar o FESTIPRI, o evento buscou integrar, humanizar e oportunizar as pessoas a vivenciarem novas experiências através da música. “Parabenizo e agradeço a APAC de Frutal por sediar este evento”. A diretora da APAC, Paula Queiroz Vieira, agradeceu os diretores de presídio que, segundo ela, compreenderam a importância do Festival para a valorização humana dos presos que se apresentaram. 
O empresário Romero Brito que representou a imprensa local, conta que ficou honrado em ser jurado porque o método APAC é fantástico e deve ser valorizado. A diretora da Penitenciária “João Pimenta da Veiga”, de Canápolis, Kênia Peixoto, achou o evento grandioso que deu oportunidade ao preso de mostrar que além das grades, eles possuem talento musical. Para a prefeita de Frutal, que foi homenageada pela APAC, Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), foi uma alegria ver que Frutal e região têm talentos valorizados por um festival feito com amor, carinho e humanização.
Em primeiro lugar ficou Frutal com a música “Quero ser livre”, interpretada por Rodrigo Oliveira, Márcio França de Souza, Marcelo Augusto da Silva Costa, Divino dos Reis Rocha e Alan Kardec Carvalho, Wakisson Junio Araujo da Cruz e José Murilo Campos; em segundo: Canápolis, com a música “Meus Deus” interpretada por Alisson Silva dos Santos, Bruno Max Ferreira Teles, Jonathan Batista de Oliveira, Lucas dias Dantas Gonçalves, e Marcio Aurélio Freitas de Oliveira; em terceiro: Uberlândia, com a música “Deus é minha justiça”, cantada por Elizabete Ferreira da Silva.

(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

APAC de Manhuaçu completa 6 anos

No dia 12 de junho de 2018 a APAC de Manhuaçu comemorou os seis anos de inauguração do CRS com uma missa que contou com a participação de membros da diretoria, voluntários, funcionários e recuperandos do regime fechado e semiaberto. Estamos gratos a Deus e a todos que não tem medido esforço para ajudar na recuperação de tantos irmãos que já passaram por aqui. Deus abençoe a todos. Estamos juntos!

 

APAC de São João del-Rei encerra o VII Curso de Formação de Voluntários

No último sábado, 16, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de encerramento do VII Curso de Formação de Voluntários. Após três meses, novos voluntários foram certificados e estão aptos a prestarem serviços voluntários nas unidades apaqueanas.

Ao todo, a APAC SJDR certificou 23 novos voluntários, entre funcionários, recuperandos, recuperandas e da sociedade civil. O curso de formação é uma proposta da FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, que visa a estruturação das unidades através do trabalho voluntário.

O curso aconteceu simultaneamente em todas as unidades apaqueanas em funcionamento no Brasil. Foi abordada a criação da metodologia, pontos do método e estrutura das unidades, assim como a importância do trabalho social para a ressocialização.

É importante ressaltar que dentro da metodologia trabalha-se o voluntário, que possui posição de mérito, já que é através da vontade e movimentação social que a ressocialização ganha força.

A cerimônia de encerramento contou com a participação do corpo dos funcionários da APAC Masculina e Feminina, dos voluntários mais antigos e dos recuperandos da unidade masculina, que cantaram e abençoaram os novos voluntários.

Testemunho na APAC de Manhuaçu do recuperando em livramento condicional Roberto Marinho Dias

No dia 07 de junho de 2018, aconteceu na APAC de Manhuaçu um testemunho do recuperando Roberto Marinho Dias. Ele foi admitido na APAC de Manhuaçu no ano de 2012 e desligou-se do CRS em 2018, após o beneficio de livramento condicional. O tema foi “Gratidão: Sistema Comum x Metodologia Apaqueana”, aconteceu em duas sessões, uma no regime fechado e outra no semiaberto.

Roberto Marinho disse: “Estou muito grato pelo dia de hoje, por poder passar para os novos recuperandos a experiência que tive no sistema comum e na APAC. Vim até a APAC hoje para tentar retribuir um pouco por tudo que foi que foi feito por mim e por minha família”.

Aniversário da APAC de Lagoa da Prata

Na noite do dia 15/06/2018, a APAC de Lagoa da Prata comemorou 10 anos de atividade plena do seu Centro de Reintegração Social. 

Na belíssima cerimônia realizada nas dependências do C.R.S. da APAC, os convidados presentes (recuperandos, funcionários, voluntários, ex-recuperandos, autoridades e parceiros em geral) tiveram a oportunidade de comprovar o grande trabalho missionário de transformação de vidas realizado pela APAC, onde pessoas antes sem esperança se mostram agora como provas vivas de que "Ninguém é irrecuperável".

Durante o evento, os recuperandos e voluntários sempre foram destaque, prova disso, foi a maravilhosa homenagem feita pela APAC aos voluntários mais atuantes durante esses 10 anos. O voluntário Beto, um dos homenageados, falou em nome de todos os voluntários, destacando que a APAC foi um presente de DEUS para sua vida, possibilitando ao mesmo enxergar o próximo como Cristo nos enxerga, ou seja, enxergar o próximo como verdadeiro irmão.

Ao final, o presidente da APAC, Sr. Francisco José de Miranda, proferiu palavras de agradecimento à todos os presentes, em especial ao Juiz de Direito da Comarca, ao vice-prefeito da cidade, à FBAC e, mais uma vez, aos voluntários que tanto fizeram e fazem pela APAC.

A FBAC parabeniza a APAC de Lagoa da Prata, e espera que a mesma continue sendo referência no trabalho apostólico de "Recuperar o preso, proteger a sociedade e socorrer às vítimas".

Estamos Juntos!!!

Other news

An angel interceding for us

23-02-2016

Valdeci I remember kindly our dear Glory. His unconditional love and his passion for the...

Read more

Outpatient care implementation in APAC of Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respected doctor in our city of Caratinga for his humanitarian attitudes...

Read more

FBAC realises on-line meeting with Presidents of APACs

01-09-2015

It was realised in the night of this Monday (31/08/2015) the first meeting online between...

Read more

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg