APAC de Conselheiro Lafaiete realiza dia das crianças

Hoje teve festa na APAC- MASCULINA - Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Conselheiro Lafaiete.

Dia das Crianças!!!
Segundo o Presidente da APAC-MASCULINA Major Marco Antonio: “Um evento que ajuda no fortalecimento dos laços familiares, numa situação de dificuldade para os filhos que não entendem o porque de não poderem conviver com o pai em casa. Agradecemos a colaboração dos funcionários, voluntários e recuperandos pelo dia da Criança na APAC-MASCULINA.”

APAC MASCULINA DE ITAÚNA PARTICIPA DE FESTIVAL DA CANÇÃO PRISIONAL

Na última sexta-feira, 22, a APAC de Itaúna participou do Festival da Canção Prisional - FESTIPRI 2017, realizado no auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.  Foi com muita satisfação e alegria, que o recuperando M.A.T., de 30 anos, apresentou a música “Amada Minha”, em ritmo de rap, de sua própria autoria.  

 A composição falou sobre a “mais desejada de todos que estão atrás da grade”: a liberdade.  O recuperando contou um pouco sobre como foi participar deste evento: “Foi um momento único poder cantar neste festival e mostrar a música que eu mesmo fiz.    É muito importante estes eventos para quem está privado de liberdade, pois nos incentiva e é a oportunidade de mostrar que somos capazes algo melhor”, comentou M.A.T..  

 A APAC de Itaúna foi a única representante das APACs de Minas Gerais e  ganhou o troféu de participação. 

 FESTIPRI 

O Festival da Canção Prisional “Refletir para humanizar por intermédio da musicalidade” é uma realização da Secretaria de Estado de Administração Prisional e a Subsecretaria de Humanização do Atendimento, por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização. 

O objetivo do evento é valorizar e contribuir para a reinserção social dos condenados; trabalhar a autoestima, o senso de responsabilidade, o comprometimento e a sensibilidade; além de sensibilizar os gestores públicos e civis para promover e apoiar ações de cidadania, como a descoberta de talentos na arte musical, o que contribui para melhoria da qualidade de vida e convivência humana no ambiente prisional.

Daiane Barbosa

Setor de Comunicação 
APAC de Itaúna 

APAC de Paracatu realiza Crisma dos Recuperandos

Neste último sábado, (14/10/2017), dezessete recuperandos da APAC de Paracatu/MG, foram Crismados, tomando a mais importante de suas decisões de mudança de vida, que é renovar sua unção com Cristo, confirmando a presença de Deus em suas vidas, sendo renovados com óleo sagrado.

Deus se fez presente na vida desses recuperandos e que todas permaneçam crescendo em sabedoria na graça de Deus, muita alegria, força e saúde através desta unção na vida de cada recuperando e cada voluntário envolvido nesta obra.

Estamos Juntos! Tobias, presidente da APAC de Paracatu

 

APAC de Timon organiza dia das crianças

A APAC de Timon realizou no dia 10 de Outubro de 2017, a festa em comemoração ao Dia das Crianças, nas dependências do centro de reintegração social, no regime fechado. O evento foi organizado pelo setor social juntamente com os voluntários e estagiárias do setor social e psicologia, com objetivo de proporcionar uma manhã diferente para os recuperandos e seus filhos, trazendo alegria e diversão. A animação ficou com grupo de palhaços “ Alegria Pura”, que contou com a participação dos próprios recuperandos do regime fechado, e a recreação foi garantida.

A ação também contou com entrega de brinquedos, e também o evento contou com apresentação musical, distribuição de cachorro-quente, pipoca, refrigerante, bolo e bombons caseiros (feitos pelos próprios recuperandos). As Crianças participaram das atividades recreativas, a Assistente Social Maria das Dores “Dedilha”, diz que todo o esforço para organizar a festa é recompensado com a alegria das crianças que não têm oportunidade de participar de atividades como essa. "É uma forma de marcar essa data especial", ressalta. 

Grupo “Alegria Pura” formada pelos recuperandos:

Reginaldo Batista dos Santos

Clayton do Nascimento da Silva

Olímpio Cardoso Neto

Francisco Cleiton Delgado Lima

Thiago Sousa de Carvalho 

Organização:

Maria das Dores S. S. da Silva – Assistente Social

Maria do Socorro “Maravilha” - Voluntária

Aula inaugural lança curso de mecânica de automóvel para recuperandos da APAC de Frutal

Uma turma de 30 recuperandos dos regimes semi-aberto e fechado está participando do curso de mecânica de automóvel que foi lançado oficialmente em uma aula inaugural realizada na terça-feira (10) na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Frutal – APAC. O curso terá duração de um mês e será ministrado pelo SESI-SENAI, numa parceria com o Instituto Minas pela Paz, Fiat Automóvel, FBAC e o Tribunal de Justiça. 

Segundo o gerente de projetos do Instituto, Enéas Melo, o objetivo do curso é estimular a reinserção do recuperando na sociedade. Ele será executado pela escola móvel SESI-SENAI que no final irá conceder os diplomas de conclusão. Além disso, o curso conta também com a parceria da Fiat que está cedendo os veículos para as aulas práticas. “O recuperando terá noções básicas de mecânica e poderá atuar no mercado de trabalho”, comenta Enéas. 

Além disso, a ideia também é oferecer conhecimento prático para que no futuro, quem sabe, a APAC de Frutal ao instalar uma oficina mecânica na unidade, possa gerar renda para a própria instituição e para o recuperando. Ao retornar à APAC, Enéas disse que ficou encantado com a estrutura física e o modo de administração da unidade. “Faz sentido a metodologia aqui aplicada, o que justifica o Instituto mais uma vez colaborar para a qualificação profissional dos recuperados”, afirma. 

A diretora da APAC, Paula Queiroz, diz que o Minas pela Paz tem tido um cuidado e um carinho muito grande com todas as Associações oferecendo diversos cursos de capacitação como é o caso da unidade local. “Eles acreditam no método e só temos a agradecer todos os parceiros”, ressalta Paula ao acrescentar que a APAC de Frutal se sente feliz e honrada por receber mais um curso de qualificação profissional com a assinatura reconhecida nacionalmente do SESI-SENAI. 

(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

Other news

An angel interceding for us

23-02-2016

Valdeci I remember kindly our dear Glory. His unconditional love and his passion for the...

Read more

Outpatient care implementation in APAC of Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respected doctor in our city of Caratinga for his humanitarian attitudes...

Read more

FBAC realises on-line meeting with Presidents of APACs

01-09-2015

It was realised in the night of this Monday (31/08/2015) the first meeting online between...

Read more

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg