APAC de Araxá realiza missa sertaneja e festa junina

Presidida por Padre Sérgio Márcio de Oliveira, pároco da Paróquia São Geraldo, a APAC de Araxá realizou a missa sertaneja e festa junina no dia 9 de junho. O auditório foi decoração com objetos antigos e típicos da roça, organizado pela professora e vice-presidente da instituição, Sra. Edna Portugal. O coral sertanejo da Paróquia de Santo Antonio animou a celebração.

Ao final da celebração houve um concurso de trajé típico e todos serviram-se com bolo de fubá, pipoca, caldo de feijão, canjicada, cafezinho e refrigerante.

O evento contou com a presença de recuperandos, funcionários, professores, alguns familiares e membros da pastoral carcerária.

"Os recuperandos, vestindo a caráter, foram aplaudidos pelos demais. Foi muito lindo. Estamos gratos a Deus por este momento tão lindo que vivenciamos em nossa APAC. Agradecemos a todos que se esforçaram e contribuiram para que se tornasse realidade." Disse Sra. Cristina, presidente da APAC.

 

 

FBAC participa do Seminário sobre tratamento penitenciário e suas consequências

No dia 11 e 12 de julho, o Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, e o Gerente de Metogolodia da FBAC, Sr. Roberto Donizete, participaram do seminário, organizado pelo TJMG, EJEF, Fundação AVSI, com apoio da União Européia. 
Com a presença de dezenas de juízes, promotores de justiça, defensores públicos, diretores de unidades prisionais e magistrados de outros Estados, o evento foi uma grande oportunidade para debater sobre a recuperação e a reintegração de sentenciados a partir de discussões sobre o sistema penitenciário. 
Para Valdeci, este seminário foi uma grande oportunidade para apresentar a missão da FBAC, os desafios que as APACs enfrentam e as expectativas para o futuro. "A APAC não é um modelo pronto e acabado. Também não é a solução para o problema prisional. A APAC se coloca, neste cenário atual, como uma alternativa, para aqueles que desejam ter uma oportunidade para mudar de vida e traçar um novo caminho para sua vida." Disse ele.

Roberto Donizete exemplificou, com seu testemunho de vida, o resultado da metodologia APAC. "Eu sou ex-recuperando da primeira APAC, a APAC mãe de São José dos Campos. Estou aqui para dizer a vocês que vale a pena acreditar nos condenados e oferecer-lhes as condições para recuperar-se. Hoje eu cuido de minha família, trabalho na FBAC cuidando dos presos. Conheço vários países, devido a meu trabalho com as APACs. Estou muito grato a Dr. Mário Ottoboni, que foi inspirado por Deus para iniciar esta obra. Que Deus abençoe vocês, da mesma forma, para que sigam adiante acreditando e incentivando as APACs. Obrigado!"

Saiba mais clicando aqui.

APAC Frutal recebe delegação de Betim

Mais uma delegação conheceu recentemente o espaço físico e a metodologia aplicada pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal. Desta vez, estiveram na instituição representantes do Poder Executivo e do Conselho Administrativo e voluntárias da APAC da cidade de Betim, a 600 quilômetros de Frutal. A delegação visitou a construção do Centro Socieducativo e as APACs feminina e masculina que foram apresentadas pela diretoria da APAC e pelo engenheiro civil responsável pelas obras, Altair Petrachi.

A Secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Betim, Fabiane Patricia Quintela, conta que a visita foi um pedido do prefeito e empresário Vittorio Medioli, que doou a área e destinou recursos próprios da ordem de dois milhões de reais para a construção do Centro de Reintegração Social (CRS) daquela cidade. “Deparamos com um complexo de acolhimento com uma gestão bem aplicada que será apresentada ao chefe do Executivo”, informou Bia.

Em sua fala com os recuperandos, a voluntária Nelma de Paula, destacou que ficou emocionada porque conseguiu sentir muita paz na APAC Frutal. Já a vice-presidente do Conselho Administrativo da APAC de Betim, Renata Diniz, afirmou que sentiu um carinho especial em cada canto da instituição.

“É muito bom saber que existem pessoas que acreditam e fazem a diferença a favor do projeto de reintegração social”, afirmou a gerente administrativa Paula Queiroz Vieira ao se referir ao gesto de doação do prefeito Vittorio. Sobre a visita, ela disse que as manifestações de gratidão e reconhecimento por parte das visitantes dão um novo ânimo para a continuidade do trabalho de recuperação proposto pela metodologia apaqueana.

(Jornalista Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

 

APAC de Conselheiro Lafaiete sedia II Jornada treino de Libertação com Cristo

Com o tema: "Para quem ama, nada termina, tudo começa", a FBAC realizou a II Jornada treino de libertação com Cristo na APAC de Conselheiro Lafaiete Masculina, dos dias 11 a 14 de julho.

A jornada foi realizada para as APACs da região metropolitana de BH. Com a participação de 160 recuperandos e mais de 50 representantes de 10 APACs que compõem a região. 

A FBAC irá realizar seis jornadas treino de Libertação com Cristo em 2019, sendo que cinco serão em Minas Gerais e uma no Maranhão. O objetivo é capacitar os representantes das APACs, a fim de que possam realizar a jornada em suas APACs. 

A Jornada de Libertação com Cristo é um dos doze elementos do Método APAC. Consiste em um retiro espiritual, composto por quatro dias de reflexão e oração. Com uma linguagem própria, recuperandos são confrontados consigo mesmos e provocados a realizar uma profunda reflexão sobre suas vidas, seus problemas, suas esperanças e seu futuro.

A FBAC agradece imensamente à APAC de Conselheiro Lafaiete, que aceitou prontamente realizar a jornada em suas instalações, e a todos os voluntários que estão participando, com o objetivo de realizar a jornada em suas APACs. Estamos juntos!

Recuperandos e recuperandas recebem Certificado de qualificação profissional

A APAC Frutal realizou na manhã de sexta-feira (5), a Cerimônia de Formatura dos cursos oferecidos pelo Instituto Minas Pela Paz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em parceria com a FBAC, Sistema FIEMG e SESI-SENAI. No total, foram diplomados 40 recuperandos do curso de elétrica predial e 28 recuperandas do curso de costura de vestuário e bolsa.

De acordo com o gestor do Instituto Minas Pela Paz, Maurílio Leite Pedrosa, o órgão tem ao longo dos últimos 11 anos desenvolvido nas APACs a capacitação e a formação profissional para futura inclusão no mercado de trabalho. “É uma alegria conhecer a APAC Frutal e poder transformar para melhor a vida dos recuperandos e recuperandas”. Já a presidente da FIEMG regional do Vale do Rio Grande, Elisa Araújo, ao elogiar o trabalho e o espaço físico da instituição, se comprometeu a fazer o que for necessário para atrair novos cursos para a APAC Frutal. “Queremos proporcionar novas perspectivas aos recuperandos”.

“O juiz da Comarca Gustavo Moreira é um grande incentivador e admirador do Método APAC. Este é um momento importante porque o estudo e o trabalho são capazes de transformar a realidade social dos recuperandos e seus familiares”, destacou o servidor público Mauricio Trindade que esteve na cerimônia representando o magistrado. A prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges (Ciça) também parabenizou os formandos e cumprimentou a diretoria da     APAC pela valorização e o respeito ao ser humano.

Segundo a gerente administrativa da APAC, Paula Queiroz Vieira, até agora já foi possível viabilizar mais de seis cursos de qualificação profissional para os recuperandos graças à credibilidade que a instituição possui junto aos parceiros. “O Certificado faz com que o nosso recuperando e recuperanda passem a acreditar que são capazes de contribuir com a sociedade, é a esperança de uma vida melhor”, afirmou. Na opinião do presidente da APAC, pastor Natanael de Souza a formação profissional e de qualidade significam “um novo horizonte que se abre e uma nova chance de inserção no mercado de trabalho”.

O instrutor de formação profissional do SESI-SENAI do curso de elétrica predial, Amir Alves de Morais, falou da alegria de poder contribuir para a qualificação profissional de 40 recuperandos. “A formatura agrega valores porque é a oportunidades deles se ressociabilizarem”.

Ao agradecer a APAC pela capacitação, a aluna Kate Souza Silva, disse que o curso faz parte da valorização humana. “É momento especial em nossas vidas”. Já o recuperando Felipe de Paula Silva que não tinha nenhuma noção em elétrica predial, afirma que aprendeu bastante e já faz planos para o futuro: “quero ampliar meu conhecimento e aproveitar a chance de trabalho que surgir no futuro”.

(Jornalista Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

Other news

An angel interceding for us

23-02-2016

Valdeci I remember kindly our dear Glory. His unconditional love and his passion for the...

Read more

Outpatient care implementation in APAC of Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respected doctor in our city of Caratinga for his humanitarian attitudes...

Read more

FBAC realises on-line meeting with Presidents of APACs

01-09-2015

It was realised in the night of this Monday (31/08/2015) the first meeting online between...

Read more

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg