HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR JOAQUIM ALVES DE ANDRADE

No dia 14 de agosto de 2019, faleceu o Desembargador Joaquim Alves de Andrade. Homem sábio, conhecedor do coração humano, não mediu esforços para ajudar a todos que estavam à sua volta. 

Foi no ano de 2001 que o Des. Joaquim Alves visitou a APAC de Itaúna, juntamente com os demais desembargadores das câmaras criminais. A princípio não acreditou ser verdade o que estava vendo e pensou: “Estão mascarando a realidade.” Dias depois, o Des. Joaquim Alves dirigiu seu carro, bem cedo, de Belo Horizonte até a APAC de Itaúna. Seu objetivo: “Averiguar se era verdade tudo que havia visto dias anteriores.” Acolhido na portaria pelos recuperandos, despois de adentrar na instituição, ele não teve dúvida de que este era o caminho para oferecer condições de recuperação para os condenados da justiça.  

O presidente do Tribunal de Justiça decidiu criar um órgão, no âmbito do TJMG, o Projeto Novos Rumos na Execução Penal, indicando o Des. Joaquim para a coordenação do mesmo: “Na época, eu estava recentemente aposentado e pretendia cuidar de outras coisas, mas o Des. Guedsteu me convidou e eu aceitei. Formamos então uma equipe, eu, Dr . Paulo Antonio de Carvalho, de Itaúna, Juarez de Azevedo Morais, de Nova Lima e Dr . Sérgio Resende para tal empreendimento. O processo de implantação do projeto foi aprovado por unanimidade pela corte de Justiça meses depois. Desde então o TJMG tem como política pública de execução penal, o Método APAC, além de auxiliar a divulgação das ideias contidas no plano, passando a intermediar o entendimento entre o Poder Judiciário, Poder Executivo, as APAC`s e finalmente à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).” 

Em 2004 o Projeto passou a se denominar “Programa Novos Rumos”, através da resolução nº 433-2004. O Des. Joaquim Alves de Andrade acreditou profundamente na pessoa humana privada de liberdade e percebeu que a APAC era um caminho de recuperação, que poderia ser oferecido para aqueles que desejassem uma possibilidade de mudança de vida. Neste sentido, não mediu esforços, viajando todo o Estado de Minas Gerais. Visitou várias entidades, participou de Jornadas de Libertação com Cristo, incentivou o aumento das APACs e contribuiu decisivamente para a consolidação das APACs em Minas Gerais e para a expansão para outros Estados. 

“Não faço nada demais, apenas o que um voluntário faz. A essência do cristianismo é a fraternidade. O maior incentivo que tenho é que sei que somos todos irmãos. O maior estímulo que o cristão tem é de praticar o cristianismo, que em última análise é a fraternidade. A APAC tem como finalidade principal, levar a Paz e a Fraternidade para o interior dos presídios, transformando criminosos em cidadãos.” Disse o Des. Joaquim Alves.

Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, expressa o sentimento de todos os apaqueanos: “Tenhamos um coração agradecido. Deus está aumentando o nosso exército no céu, para que, pela intercessão destes apóstolos, renovemos nossas forças para as batalhas na terra. A missão está apenas começando. Estamos juntos!!!”

A FBAC, todas as APACs, voluntários, recuperandos, funcionários e parceiros desejam que o Des. Joaquim Alves de Andrade receba o prêmio da Vida Eterna junto de Deus, Mário Ottoboni, Franz de Castro e todos que não cessaram de servir aos irmãos que mais necessitavam. Que o Pai console os corações de seus familiares: sua esposa Dulcina e seus filhos, Cláudio e Cristiana e que o testemunho de amor e doação do Des. Joaquim Alves de Andrade inspire a cada um de nós, a continuar acreditando na pessoa humana e a não medir esforços para que as APACs sejam espaços de recuperação e celeiros de cidadãos comprometidos com a paz.

 

BIOGRAFIA


Filho de Joaquim Alves de Andrade e Julieta Cordeiro de Andrade, Des. Joaquim Alves de Andrade nasceu em Abaeté/MG. Foi Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, em 1956 e Doutorado em Direito Penal, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de MInas Gerais, em 1958. Recebeu várias medalhas, entre elas: Alferes Tiradentes (1989); Ordem do Mérito Legislativo, Méritio Especial (1992); Santos Dumont, Grau Prata (1987); Santos Dumont, Grau Ouro (1992); Grande Medalha da Inconfidência, Méritos Cívicos (1988); Grande Medalha da Inconfidência, Méritos Excepcionais (1992).

 

APAC de Manhuaçu realiza celebração matrimonial

No ultimo 31 de julho, aconteceu no CRS da APAC de Manhuaçu, a celebração do casamento do recuperando E.A.S e sua companheira, bem como do recuperando J.B.S. e sua companheira.

Os casais já mantinham há muito, união estável e manifestaram o interesse em converter tais uniões em casamento. Ao tomar conhecimento de que os casais nutriam tal desejo, a APAC oficiou ao oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais de Manhuaçu, tendo Doutor Cassiano Moraes Gomes, prontamente atendido ao requerimento de gratuidade para efetivar as conversões, o que terminaria com a gentileza do douto oficial do registro civil, se transformou em uma linda ação voluntária.

Ao ter ciência do evento, a cerimonialista Patrícia Ferreira se voluntariou, como em outras oportunidades, para organizar a cerimônia. Não só ofertou a doação do trabalho de sua equipe, como também convidou amigos e parceiros para transformarem os sonhos dos casais em uma celebração belíssima. Sendo assim, através do nobre gesto de Patrícia Ferreira Assessoria e Cerimonial, pudemos contar com a doação de Staccato Muscial, Maria Bela Noivas e festas, Hélio Mendes fotografia , Daiane Heringer make-up, Studio A, Imperial Buffet, ADM sonorização e luz cênica e Pastor Juliano, o que resultou em uma cerimonia linda, emocionante e tocante.

Ao final da celebração a APAC brindou a todos os convidados com um café colonial, feito na padaria da própria APAC.

A APAC de Manhuaçu é imensamente grata a todos os envolvidos nessa corrente do bem, que oportunizou a todos um celebração emocionante.

 

MISSA NA APAC ARCOS EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO PADRE VALTER

Aconteceu na sexta feira, dia 26 de julho de 2019, a tradicional missa semanal na APAC Arcos, desta vez ainda mais especial, devido a comemoração do Aniversário do Padre Valter Valério, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que atua na APAC de Arcos juntamente com a Pastoral Carcerária e o Grupo de Oração RCC há quase 04 anos, trazendo bênçãos e alegria aos recuperandos.

Padre Valter escolheu comemorar seu aniversário junto aos recuperandos, proporcionando, juntamente com os voluntários do RCC, uma tarde especial.

O grupo contribui fielmente com a APAC, fazendo campanhas para arrecadação de materiais de higiene, proporcionando lanches especiais, colaborando com os eventos que ocorrem na instituição, promovendo a evangelização e pregando o amor e a caridade através de seus atos para com todos.

Após a realização da Missa, os recuperandos leram uma mensagem de aniversário e agradecimento ao pároco, que também recebeu presentes do grupo RCC, encerrando a tarde com bolo de aniversário e um lanche especial.

Além do Padre Valter, estavam presentes os voluntários do grupo RCC, funcionários da APAC, o presidente João Gonzaga e os recuperandos dos regimes semiaberto e fechado.

“Há quase 04 anos, nós do grupo de Oração Nsra. Aparecida – RCC da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, juntamente com nosso estimado Pe. Valter, estamos na missão APAC por amor a Jesus e aos irmãos. Participamos da Santa Missa e temos o grupo de oração, servimos um lanche também que é oferecido a todos. Cremos que o Céu tem se alegrado com essa nossa Missão de Evangelizar.” – Disse a voluntária Silvana Leal .

“Os recuperandos se alegram com a presença do Pe. Valter e do Grupo de Oração na APAC. Eles nos ajudam a ver a beleza da vida com Jesus. Já nos doaram violões para que pudéssemos nos alegrar com canções e louvar a Deus, além de iluminar nossas vidas com orações e nos fortalecer na Fé em Cristo. Somos gratos e sempre seremos.” – Recuperando do Regime Semiaberto.

FBAC realiza espiritualidade para funcionários, voluntários e recuperandos

No dia 09 de agosto, a FBAC realizou momento de espiritualidade online para funcionários e voluntários das APACs. No entanto, algumas APACs transmitiram também para seus recuperandos, que puderam acompanhar a espiritualidade. 

Baseado no Evangelho de São João (2,13-22): "o zelo pela casa de meu Pai me consome", Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, comparou a APAC à casa e explicou aos presentes que Jesus chamou cada um para fazer parte desta obra e cuidar bem desta casa.

Valdeci lhes disse que o gerenciamento da casa é a gestão, comparada ao ninho, e que a metodologia é comparada ao ovo. Para que a APAC tenha sucesso, a gestão deve ser pautada pela espiritualidade, ética e transparência e profissionalismo. Os valores que norteiam a metodologia são: amor, disciplina e confiança. 

Valdeci convidou todos os ouvintes para realizar suas atividades na APAC com entusiamo e dedicação, sabendo que a APAC é obra de Deus. 

A FBAC irá realizar a espiritualidade online para as APACs uma vez ao mês, sendo que a próxima está marcada para o dia 13 de setembro.

Todas as APACs participaram do evento, sendo que várias enviaram fotografias de sua equipe, no momento em que acompanhavam o momento de espiritualidade. Abaixo seguem as fotografias.

Esperamos todos para o próximo momento de espiritualidade em setembro. Estamos juntos. Redação FBAC.

 

      

       

Paula Queiroz participa de Audiência Pública no RS

No dia 8 de agosto, Paula Queiroz, da APAC de Frutal, participou  de audiência pública realizada pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Juntamente com o Deputado Estadual Jeferson Fernandes, o tema das APACs foi abordado. 

Paula falou sobre a história da APAC na cidade de Frutal, explicou os critérios para uma pessoa ser admitida na APAC e expôs os resultados positivos alcançados pelas APACs, em todo o Brasil. Explicou o processo de ampliação, que está acontecendo neste momento, e os convidou a apostar e investir nas APACs.

“A APAC nada mais é que o cumprimento da Lei de Execução Penal. Ela busca colocar em prática aquilo que a legislação pede, o que não acontece no sistema comum. No dia a dia do sistema prisional todas as regras sendo violadas, tirando o direto do apenado de se recuperar. A pena tem uma dupla finalidade: punir e recuperar. O sistema convencional não oferece oportunidade para que o condenado possa se recuperar. Não tenho dúvidas de que a APAC está fazendo a diferença dentro do sistema prisional, pelos resultados positivos que tem alcançado." Disse Paula.

 

APACs no Brasil

No Brasil há 127 APACs em diferentes estágios de implantação, sendo que 51 já administram o Centro de Reintegração Social sem polícia (CRS). No Rio Grande do Sul, o contato e experiência com as APACs mineiras iniciou há cerca de 10 anos. Desde então, muitos voluntários não têm medido esforços para implantar a metodologia no Estado. Desta forma, no RS há hoje 8 APACs em diferentes estágios de implantação, sendo que a APAC de Porto Alegre recebeu os primeiros recuperandos em Janeiro de 2019 e as demais estão se articulando para consolidar o CRS sem polícia e receber os condenados para cumprirem suas penas na APAC.

Fotos enviadas pela APAC de Porto Alegre.

 

Otras noticias

Un angel que intercede por nosotros

23-02-2016

Me acuerdo con cariño de nuestra querida Glória. Su amor incondicional y su passión por...

Lea Más

Implantación de servicio ambulatoria en APAC de Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respetado médico en nuestra ciudad de Caratinga por sus actitudes humanitarias...

Lea Más

APAC de Teófilo Otoni hace el lanzamiento del Programa El Viaje del Prisionero

02-09-2015

El último sábado, día 29 de agosto, la APAC de Teófilo Otoni divulgó el Programa...

Lea Más

CD con Himnos de la APAC ya se encuentra a la venta

01-09-2015

Ya está disponible, al precio de R$ 15,00, para venta el CD con los Himnos...

Lea Más

FBAC realiza reunião online com Presidentes de APACs

01-09-2015

Fue realizado en la noche de este lunes (31/08/2015) la primera reunión onlie entre la...

Lea Más

Socios

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg