UM ANO JÁ SE PASSOU

“Quando as mulheres entraram no túmulo, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol, colocaram-se ao lado delas. Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?” Lucas 24:3-5
Em 14 de janeiro completa-se um ano que Dr. Mário partiu desta vida. No início nos sentimos tristes, amedrontados, chocados, inseguros diante do futuro. Porém ao longo deste ano, as palavras dos anjos para as mulheres ecoaram também em nosso coração, ou seja, Dr. Mário vive.
No dia da inauguração do Memorial Mário Ottoboni, Ubirajara, um dos primeiros recuperandos a ser acolhido na APAC de São José dos Campos/SP, disse: “Este memorial é um tabernáculo. Sinto muito forte a presença de Dr. Mário neste local. Sinto que ele está vivo.”
Ele vive, em todas as atividades realizadas pela FBAC, acompanhando as APACs, formando, assessorando, contribuindo, fiscalizando e apresentando novos materiais para profissionalizar e aprimorar os trabalhos.
Ele vive, em cada APAC, que renova no dia-a-dia seu sonho de que “ninguém é irrecuperável”. Em cada pessoa recuperada o sonho de Dr. Mário se refaz. Em cada família reconstituída, a missão de Dr. Mário se atualiza.
Ele vive, no coração e nas ações de cada voluntário, que não mede sacrifícios para contribuir no processo de recuperação daqueles que ninguém mais acreditava.
Ele vive, em cada recuperando(a) que é acolhido(a) na APAC, para iniciar sua caminhada de recuperação.
Ele vive, em cada ex-recuperando(a) que deixa o crime, retorna para sua família e inicia uma nova página em suas vidas, rumo ao bem comum e à construção de um mundo melhor para todos.
Ele vive, junto do ressuscitado, orando e intercedendo a Deus por nós e pela APAC: Obra de Deus, colocada em suas mãos e passada para nossas.
Um ano já se passou. Este ano sem Dr. Mário Ottoboni foi muito difícil. Ele era o conselheiro, diante dos problemas, o guia, diante das incertezas, o amigo, diante das dúvidas, o companheiro, na hora de celebrar as alegrias. Não está sendo fácil coordenar a FBAC e as APACs sem a presença de Dr. Mário Ottoboni. Mas tenho a certeza de que ele vive junto de Deus e está nos acompanhando de onde quer que esteja.
Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Geral da FBAC

 

Nenhuma prisão detém a solidariedade

Primeiro BB do ano mostra a única Conferência de presos mundial

Fica em Paracatu (MG), a única Conferência vicentina do mundo formada por presos, segundo informação do confrade Renato Lima de Oliveira, presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
A Conferência Santo Antônio funciona dentro da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). A Unidade Vicentina tem mais de 20 membros e é um caminho de fé e esperança aos membros que cometeram crimes e, hoje, querem se redimir perante à sociedade.
As atividades da Conferência Santo Antônio são um dos destaques da edição janeiro/fevereiro de 2020 da revista Boletim Brasileiro. A publicação está cheia de fotos e depoimentos emocionantes, que mostram a importância da SSVP nas vidas destes membros.

Fonte: ssvpbrasil

Votos da FBAC

A FBAC deseja a todos um Santo Natal e Feliz 2020. Estamos juntos!

Inaugurado CRS da APAC de Bacabal/MA

O Centro de Reintegração Social (CRS) da APAC de Bacabal/MA foi inaugurado no dia 12 de dezembro, dando assim, um importante passo em prol da humanização do cumprimento das penas privativas de liberdade. O CRS da APAC de Bacabal, recebeu o nome de Dr. Mário Ottoboni, em homenagem ao idealizador da metodologia apaqueana.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da APAC, Pe. José Ribamar Cardoso Lima, lembrou do trabalho de humanização que a APAC realiza com seus recuperandos. "É de extrema importância o envolvimento da sociedade e da família do recuperando. Precisamos de mais amor entre as pessoas, mais humanidade. De nada adianta encarcerar quem cometeu um delito e não recuperar essa pessoa", enfatizou o presidente.

A juíza, Dr. Gláucia Helen Maia de Almeida, titular da 2ª Vara Criminal, destacou que a APAC representa uma grande conquista para a cidade. “Esta obra é fruto da luta de muitas pessoas envolvidas no processo. É um sistema reconhecido de auxílio à Execução Penal, que reforça a dignidade dos recuperandos, promovendo a Justiça Restaurativa e cotribui com o processo de ressocialização e retorno à convivência em sociedade."

A APAC de Bacabal é dedicada ao público masculino e terá capacidade para acolher 39 recuperandos nos três regimes de cumprimento de pena: fechado, semiaberto e aberto.

O regime fechado terá espaços para laborterapia e sala de aula. Já o regime semiaberto terá espaços destinados para oficina, sala de aula, e biblioteca, com disponibilidade física para a criação de outras estruturas. 

A APAC possui ainda, áreas destinadas à estrutura administrativa, setor financeiro e espaços para atendimento à família e atendimento técnico. O consultório médico e o odontológico são comuns aos três regimes. 

A inauguração da APAC contou com a participação dos juízes da comarca de Bacabal Gláucia Maia (2ª Vara Criminal), Marcelo Frazão (diretor do Fórum) e Vanessa Ferreira (1ª Vara Cível); da juíza da 2ª Vara de Itapecuru-Mirim, Mirella Cézar Freitas, representando a Unidade de Fiscalização e Monitoramento do Sistema Carcerário (UMF/TJMA); do presidente da APAC de Bacabal, padre Ribamar; dos promotores de Justiça da comarca de Bacabal Carla Tatiane, Michele Saraiva e Thiago Cândido (substituto); a presidente da Seccional da OAB de Bacabal Andrea Furtado; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Manoel da Concórdia; do prefeito de Bacabal, Edvan Brandão; do delegado Regional de Polícia Civil, Carlos Renato; do subcomandante da Polícia Militar, Daniel Kraieski; do secretário Adjunto de Infra Estrutura, Expedito Junior; e do representante da FBAC, Daniel Henrique, entre outros representantes da sociedade civil.

 

APAC DE ITAÚNA REALIZA RETIRO ESPIRITUAL PARA OS RECUPERANDOS

No primeiro sábado de dezembro, dia 7, foi realizado, para os recuperandos da APAC masculina de Itaúna, um Retiro Espiritual, com o tema: “Em tudo dai graças”. O encontro foi realizado no auditório do regime fechado e iniciou as 8h, onde todos puderam participar de uma missa.

Ao decorrer do dia, foram realizadas pregações e reflexões pelos voluntários, proporcionando aos recuperandos repensar sua expiritualidade e fazer um profundo encontro com o Deus da Vida. A espiritualidade e a necessidade de fazer a experiência com Deus é de suma importância no processo de recuperação do recuperando, compondo os 12 elementos fundamentais da metodologia da APAC.

Após muitas orações e bençãos, o retiro foi finalizado com uma noite de massas para os recuperandos, voluntários e funcionários que estiveram presentes.

Otras noticias

Un angel que intercede por nosotros

23-02-2016

Me acuerdo con cariño de nuestra querida Glória. Su amor incondicional y su passión por...

Lea Más

Implantación de servicio ambulatoria en APAC de Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respetado médico en nuestra ciudad de Caratinga por sus actitudes humanitarias...

Lea Más

APAC de Teófilo Otoni hace el lanzamiento del Programa El Viaje del Prisionero

02-09-2015

El último sábado, día 29 de agosto, la APAC de Teófilo Otoni divulgó el Programa...

Lea Más

CD con Himnos de la APAC ya se encuentra a la venta

01-09-2015

Ya está disponible, al precio de R$ 15,00, para venta el CD con los Himnos...

Lea Más

FBAC realiza reunião online com Presidentes de APACs

01-09-2015

Fue realizado en la noche de este lunes (31/08/2015) la primera reunión onlie entre la...

Lea Más

Socios

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg