FBAC acolhe e realiza curso para comitiva do AMAPÁ

A FBAC recebeu nos dias 13 a 17 de agosto uma comitiva do Amapá, composta pela presidente da APAC do Amapá, Maria Acirene Araújo da Costa, por Nilce da Silva Sobrinho, Eliana Pereira Aranha e Davi dos Santos Serrão. 

Além de participar do encontro de facilitadores do Programa "A Viagem do Prisioneiro", realizado na APAC de Nova Lima, no dia 13 de agosto, eles receberam um dia de curso sobre a Metodologia APAC, no dia 14 de agosto, na sede da FBAC, em Itaúna/MG e irão visitar algumas APACs nos dias seguintes. 

O objetivo da visita foi ver a metodologia APAC sendo aplicada in loco, além de receber treinamento da FBAC e dar passos para a consolidação do movimento apaqueano em seu Estado. A FBAC muito se alegra com essa visita e se coloca à disposição para contribuir na edificação das APACs no Estado do Amapá. Estamos juntos!

APAC SJDR realiza primeiro encontro de casais

Na quarta-feira, 07, a APAC de São João del-Rei promoveu o 1º Encontro de Casais. O evento foi realizado pela comissão de Família, composta por voluntários e funcionários (as) de ambas as unidades apaquenas da cidade.

A comissão idealizou o evento com o propósito de aproximar os casais, gerando um momento de conversa e de exposição da importância do relacionamento saudável para se ter uma família estruturada. Ao todo, 40 casais participaram desse primeiro encontro, sendo eles exclusivamente do regime fechado. As esposas e maridos dos internos e internas da APAC foram convidados pela comissão, tendo máxima adesão.

Estiveram presentes o Presidente da APAC de São João del-Rei, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, que acrescentou a importância do respeito e zelo na relação; Andressa Oliveira Lima Barbosa, estagiária de serviço social e coordenadora da comissão de família, que em nome de todos integrantes da comissão disse se tratar de um momento ímpar e que próximos encontros vão acontecer.

O próximo passo será a promoção do encontro nos outros regimes, abrangendo assim todos os internos e internas da APAC de São João del-Rei.

FBAC realiza capacitação para funcionários e voluntários na APAC de Araxá/MG

No período de 6 a 9 de julho/2018, a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados,  realizou no auditório  da APAC de Araxá/MG, o CURSO DE CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM PARA FUNCIONÁRIOS, TÉCNICOS E VOLUNTÁRIOS DAS APACs. Foram 04 dias de estudo da metodologia APAC, troca de experiências e tomada de decisões bastante significativas para o aprimoramento da gestão administrativa da referida APAC. O Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, iniciou a semana, que foi concluída por Rinaldo Cláudio Guimarães, Ari de Jesus e Wellington Alves.

O curso foi focado na história das APACs, surgimento e expansão, na metodologia, explicação dos elementos fundamentais, nos procedimentos de acompanhamento de uma APAC, nas rotinas das APACs, comunicação, ética e transparência, sendo que o principal objetivo tem foi foi motivar os funcionários e contribuir para que realizem seus trabalhos com entusiasmo, alegria e profissionalismo. 

A FBAC agradece a participação do empresário de comunicação Edson Alves Oliveira, diretor da MELT COMUNICAÇÕES, que com grande propriedade abordou o tema “Comunicação nas APACs”, apresentando que é preciso ter uma perfeita comunicação inter-pessoal para gerir uma entidade como a APAC.

A FBAC também agradece imensamente à participação de Tio Flávio, do Projeto Tio Flávio Cultural, que, com suas palavras, conseguiu motivar todos os presentes a continuar acreditando na recuperação do ser humano e continuar realizando seu trabalho com alegria, dedicação e a certeza de fazer parte de um grande projeto.

Edson e Tio Flávio são ambos voluntários e não tem medido esforços para contribuir na caminhada das APACs. 

Muito apreciado pelos participantes, este curso é parte da estratégia da FBAC para profissionalizar a gestão das APACs. A FBAC pretende atingir 29 APACs até o final do ano, sendo que o curso é ministrado por 4 equipes. 

 

No período de 15 a 18 de maio/2018, a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, através de seus colaboradores Rinaldo Cláudio Guimarães e Keila Mendes, realizou no auditório do regime Semiaberto da APAC de Alfenas o CURSO DE CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM PARA FUNCIONÁRIOS, TÉCNICOS E VOLUNTÁRIOS DAS APACs. Foram 04 dias de estudo da metodologia APAC, troca de experiências e tomada de decisões bastante significativas para o aprimoramento da gestão administrativa da referida APAC.

Durante os 04 dias procurou-se tecer através das palavras chaves “AMOR – IDENTIDADE – UNIÃO – PASTOREIO” um verdadeiro pano de fundo para a cobertura de um trabalho profissional com sensibilidade cristã visto que a matéria prima do trabalho das APACs chama-se Recuperando e estes possuem uma força-motriz chamada “coração”.

Destaca-se também durante esses 04 dias de curso, a participação do empresário de comunicação Edson Alves Oliveira, diretor da MELT COMUNICAÇÕES que com grande propriedade abordou o tema “Comunicação nas APACs”, apresentando que é preciso ter uma perfeita comunicação inter-pessoal para gerir uma entidade como a APAC. Nesse contexto, o mesmo apresentou a Ferramenta Matriz EREC (Eliminar – Reduzir – Elevar – Criar) para que de maneira pessoal e coletiva a comunicação e o objetivo comum (Recuperação) possam ser de fato compreendidos por todos.

Recuperandos fazem a limpeza e constroem passarela na UEMG Frutal

Por meio de uma parceria entre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal e a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Campus Frutal, 14 recuperandos contribuíram com a limpeza do complexo universitário que estava sujo e com o mato alto e construíram uma passarela de acesso. O mutirão contou também com a colaboração da Diretoria da Unidade Frutal, Prefeitura de Frutal, Sindicato Rural e empresários frutalenses.

Conforme explica o diretor da Universidade, Alisson Fugita, a iniciativa surgiu após a criação da Comissão Pró-UEMG, instituída como órgão consultivo do Ministério Público com o objetivo de acompanhar e de dar a destinação correta de tudo que foi feito no complexo. “Devido ao nosso baixo número de servidores do Estado, a Comissão propôs a união de esforços nestas ações”, informa.

Ao agradecer os diretores Célio Garcia e Paula Queiroz pela parceria, Alisson disse que os recuperandos fizeram um trabalho de excelente qualidade. “Essa ação proporcionou ainda a ressocialização do recuperando junto à sociedade”, destacou. Alisson lembrou também de outro projeto que já vem sendo executado em parceria com a APAC Frutal como as aulas e mini-cursos dentro da instituição, através do Curso de Tecnologia de Alimentos.

Frederico Alves da Silva, que atua no Centro de Pesquisa e Extensão da UEMG e que acompanhou de perto o mutirão e a obra, só tem elogios para a dedicação, a vontade e o esforço por parte dos recuperandos. Segundo ele, há dois anos o local necessitava de uma limpeza geral. “A gente fica sem palavras para descrever a dedicação deles”, reconhece.

O coordenador-administrativo da Universidade, Rigner Giovanni, também agradeceu a diretoria da APAC Frutal, afirmando que foi sensacional o trabalho e a qualidade do serviço prestado pelos recuperandos. Ele conta que eles se sentiram tão agradecidos também pela oportunidade de contribuir que um deles confessou que um dos sonhos é um dia fazer o curso Superior na UEMG Frutal.

(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

Formatura do Curso de Mecância acontece na APAC de Januária

A APAC de Januária realizou a cerimônia de formatura e a entrega dos certificados aos recuperandos que concluíram o curso de Mecânica  de Automóvel, realizado pelo SESI/SENAI, em parceria com o Instituto Minas Pela Paz, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados e Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O evento foi uma iniciativa da APAC para mobilizar parceiros para apoio às suas ações e, principalmente, gerar possibilidades de inserção profissional de recuperandos. Esse é um dos objetivos do Minas Pela Paz na execução do Programa Pró APAC. 

Ocorrido no dia 07 de agosto na APAC de Januária, o evento contou com a presença do juiz de execução da comarca, Juliano Carneiro Veiga, do promotor público, Franklin Reginato Pereira Mendes, e de autoridades do município, empresários e parceiros. 

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Januária firmaram parceria com a APAC que auxiliará os recuperandos em sua formação profissional, com a estruturação de currículos profissionais e preparação para entrevistas profissionais, além de promover o encaminhamento de egressos e recuperandos da APAC em possibilidades de entrevistas de empregos. 

Ao todo foram 30 aprovados e certificados no Curso de mecânica de automóveis SESI SENAI.

Texto e foto enviado por Enéas Melo, do Instituto Minas pela Paz

Otras noticias

Un angel que intercede por nosotros

23-02-2016

Me acuerdo con cariño de nuestra querida Glória. Su amor incondicional y su passión por...

Lea Más

Implantación de servicio ambulatoria en APAC de Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respetado médico en nuestra ciudad de Caratinga por sus actitudes humanitarias...

Lea Más

APAC de Teófilo Otoni hace el lanzamiento del Programa El Viaje del Prisionero

02-09-2015

El último sábado, día 29 de agosto, la APAC de Teófilo Otoni divulgó el Programa...

Lea Más

CD con Himnos de la APAC ya se encuentra a la venta

01-09-2015

Ya está disponible, al precio de R$ 15,00, para venta el CD con los Himnos...

Lea Más

FBAC realiza reunião online com Presidentes de APACs

01-09-2015

Fue realizado en la noche de este lunes (31/08/2015) la primera reunión onlie entre la...

Lea Más

Socios

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg