A Presidente da APAC de Pirapora recebe o Prêmio “Mulher Nota 10”

No dia 24/05/2018 recebeu o prêmio “Mulher Nota 10” a Presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Pirapora – Katia Cristiane Santos Castro. 

A Solenidade aconteceu no Centro de Convenções de Pirapora, emocionando público, familiares e sociedade. O ato foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). O prêmio “Mulher Nota 10” é destinado a destacar mulheres de reconhecida atuação em Pirapora.

Mensagem do Diretor Executivo da FBAC 2018

“Não mude o homem aquilo que Deus inspirou.”  

Era o ano de 1972, na cidade de São José dos Campos – SP. Sob a inspiração e liderança do advogado e jornalista Mario Ottoboni, nascia a APAC – Amando o Próximo Amarás a Cristo, e dois anos depois, ou seja, em 1974, constituía-se juridicamente a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Assim, um Método inusitado de tratamento de presos, surgia no cenário prisional como extremamente revolucionário e a Prisão Humaitá, no centro da cidade joseense, então administrada sem o concurso das polícias civil, militar ou agentes penitenciários, se transformava em um centro de atenção e peregrinação. Durante 25 anos, delegações de todas as partes do Brasil e outros países, ali aportavam para conhecer “in loco” o Centro de Reintegração Social – APAC e a terapêutica penal aplicada, capaz de reverter os altos índices de reincidência, além de reduzir os custos, fugas, atos de violência, etc. Nada, absolutamente nada foi improvisado, pelo contrário, tudo foi meticulosamente estudado e experimentado.

De lá para cá, já se passaram mais de 45 anos, e várias comarcas do Brasil e diversos países, replicaram a experiência da APAC-Mãe de São José dos Campos e deram seguimento ao carisma e ideal do fundador Mário Ottoboni, de modo a manter acesa a chama do amor e da esperança no coração das pessoas privadas de liberdade e colocar em prática a filosofia: “Matar o criminoso e salvar o homem”, conhecida hoje mundialmente.
Certamente que a expansão e multiplicação de todo e qualquer movimento, organização ou empresa, aliado à tentação da inovação e criatividade, bem como a necessidade de mudança de paradigmas em face da mudança da realidade, traz o risco do desvirtuamento da metodologia e o consequente fracasso da proposta.

Neste sentido, acreditamos ser urgente conclamar a todos os envolvidos na causa apaqueana, voluntários, funcionários, recuperandos, familiares, autoridades, parceiros, amigos e colaboradores, a colocarem em prática a assertiva do nosso fundador: «NÃO MUDE O HOMEM AQUILO QUE DEUS INSPIROU», e a nos voltarmos para a essência e razão de ser das APACs, qual seja, a recuperação do preso e a proteção da sociedade.

Nestes tempos de grande visibilidade das APACs, em que muitas vezes, pessoas e parte da imprensa, por razões diversas, teimam em distorcer os fatos, é preciso que sejamos fiéis e leais às ideias, princípios e valores daqueles que nos precederam neste caminho, em especial ao nosso inspirador, criador e fundador da APAC e FBAC, Dr. Mário Ottoboni, servo de Deus a serviço dos presos, afinal, um povo que esquece sua história, não merece sequer viver.

Como discípulos e disseminadores da metodologia APAC, sigamos adiante, unidos e perseverantes, na certeza de que Deus caminha conosco, nos protegendo, orientando e capacitando para o apostolado. Estamos juntos!

Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC

APAC de Campo Belo realiza Maio Amarelo

Juntamente com a Escola Estadual Miguel Rogana, a APAC de Campo Belo realizou várias atividades para conscientizar os recuperandos sobre os problemas enfrentados hoje no trânsito Brasileiro. A APAC de Campo Belo agradece imensamente às professoras Carmem e Raquel Flor por este belíssimo trabalho junto aos recuperandos. O movimento Maio Amarelo nasceu com um só proposta: "Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo." Acreditamos que estes momentos são essenciais na conscientização não somente dos recuperandos, mas de todos que puderam participar das atividades. Muito obrigado. Estamos juntos!

FBAC realiza capacitação para funcionários e voluntários na APAC de Alfenas/MG

No período de 15 a 18 de maio/2018, a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, através de seus colaboradores Rinaldo Cláudio Guimarães e Keila Mendes, realizou no auditório do regime Semiaberto da APAC de Alfenas o CURSO DE CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM PARA FUNCIONÁRIOS, TÉCNICOS E VOLUNTÁRIOS DAS APACs. Foram 04 dias de estudo da metodologia APAC, troca de experiências e tomada de decisões bastante significativas para o aprimoramento da gestão administrativa da referida APAC.

Durante os 04 dias procurou-se tecer através das palavras chaves “AMOR – IDENTIDADE – UNIÃO – PASTOREIO” um verdadeiro pano de fundo para a cobertura de um trabalho profissional com sensibilidade cristã visto que a matéria prima do trabalho das APACs chama-se Recuperando e estes possuem uma força-motriz chamada “coração”.

Destaca-se também durante esses 04 dias de curso, a participação do empresário de comunicação Edson Alves Oliveira, diretor da MELT COMUNICAÇÕES que com grande propriedade abordou o tema “Comunicação nas APACs”, apresentando que é preciso ter uma perfeita comunicação inter-pessoal para gerir uma entidade como a APAC. Nesse contexto, o mesmo apresentou a Ferramenta Matriz EREC (Eliminar – Reduzir – Elevar – Criar) para que de maneira pessoal e coletiva a comunicação e o objetivo comum (Recuperação) possam ser de fato compreendidos por todos.

“As coisas só têm significado quando nós as conhecemos”

APAC de São João del-Rei promove encontro com ex-recuperandos

A APAC de São João del-Rei promoveu na sexta-feira,18, o primeiro encontro de ex-recuperandos e ex-recuperandas que estão em livramento condicional. O evento aconteceu através da iniciativa da Comissão de Livramento Condicional, composta por funcionários da APAC Masculina. A comissão foi instituída em março deste ano e tem como objetivos acompanhar a caminha dos ex-recuperandos, assim como proporcionar ajuda caso necessário.

Viu-se a necessidade da criação da comissão após constatar que o recuperando passava pela unidade, absorvia o método e após ganhar o livramento condicional os laços criados eram perdidos. Além disso, faz parte da metodologia acompanhar e supervisionar as atividades dos ex-recuperandos.

A noite contou com apresentação artística e acolhida dos recuperandos do regime fechado aos ex-internos, além de depoimentos das mudanças de vida e expectativas deles. Para finalizar a noite, a APAC serviu um jantar com o intuito de confraternizar com os ex-recuperandos. Ao todo, 25 ex-internos participaram do encontro, juntamente com as suas famílias.

Otras noticias

Un angel que intercede por nosotros

23-02-2016

Me acuerdo con cariño de nuestra querida Glória. Su amor incondicional y su passión por...

Lea Más

Implantación de servicio ambulatoria en APAC de Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respetado médico en nuestra ciudad de Caratinga por sus actitudes humanitarias...

Lea Más

APAC de Teófilo Otoni hace el lanzamiento del Programa El Viaje del Prisionero

02-09-2015

El último sábado, día 29 de agosto, la APAC de Teófilo Otoni divulgó el Programa...

Lea Más

CD con Himnos de la APAC ya se encuentra a la venta

01-09-2015

Ya está disponible, al precio de R$ 15,00, para venta el CD con los Himnos...

Lea Más

FBAC realiza reunião online com Presidentes de APACs

01-09-2015

Fue realizado en la noche de este lunes (31/08/2015) la primera reunión onlie entre la...

Lea Más

Socios

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • fbacdivinopolis.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg