Conselho Administrativo da FBAC se reúne em dezembro

O Conselho de administração da FBAC reuniu-se no dia 11 de dezembro, em BH, no Escritório Tomaz de Aquino, localizado à Rua Ouro Preto, 581.

Estiveram presentes Valdeci Antônio Ferreria, Diretor Geral da FBAC; Tatiana Flávia Faria de Souza, Gerene Jurídica de Convênios da FBAC; Wellington Alves, inspetor de metodologia da FBAC e os seguintes conselheiros: Dr. Tomaz de Aquino;  Dr. Henrique Nogueira Macedo; Eneas Alessandro da Silva Melo; Flávio Tófani (Tio Flávio), Deborah Amaral, representando o Conselheiro Jacop Sabatiello.

Vários temas pertinentes à FBAC e APACs foram tratados, entre eles: tratativas sobre os convênios das APACs; diagnóstico das APACs; reincidência nas APACs; Plataforma CIEMA VIRTUAL - curso EAD sobre Método APAC; entre outros.

FBAC realiza encontro para presidentes das APACs

Momento de espiritualidade, estudo, revisão, partilha  e planejamento

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), com apoio e financiamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, em Itaúna/MG, nos dias 10 e 11 de dezembro, encontro para os presidentes das APACs. Além das APACs mineiras, o encontro contou com a presença de presidentes das APACs do Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia. 

O encontro começou com uma belíssima reflexão do Tio Maurício. Apresentando vários trechos da Bíblia, ele proporcionou aos presentes, que vivenciassem um intenso momento de espiritualidade,  reflexão sobre o chamado de Deus e sobre sua missão, como presidentes das APACs. 

A seguir, vários temas foram discutidos. Destaca-se: Diagnóstico das APACs; Reincidência nas APACs de MG; Ciema Virtual - Curso EAD para funcionários; Código de Ética e Conduta; Orientações para o final do ano; Novo modelo de gestão; Modelos de planejamento; Curso de voluntários 2020; Esclarecimentos sobre as parcerias de fomento das APACs; entre outros.

Na avaliação, os presidentes afirmaram que foi um encontro muito produtivo, lhes proporcionando voltar às fontes, reafirmar suas convicções e certezas, a fim de continuarem seu serviço na direção das APACs. Segundo eles, os temas apresentados foram muito pertinentes e, certamente, lhes ajudará para melhorar a gestão das APACs. 

"Agradecemos ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que nos proporcionou realizar este encontro, através da liberação de recursos, para que se tornasse realidade. Gratidão especial a todos e todas, que não mediram esforços e sacrifícios, para se fazerem presentes neste momento importante de nossa caminhada. Que Deus abençoe vocês e suas APACs. Estamos juntos!" Disse Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Geral da FBAC.

Presidente do Conselho de Administração da FBAC participa da inauguração da APAC Feminina de BH

Dr. Tomaz participou da inauguração da APAC feminina de Belo Horizonte, no dia 9 de dezembro. O Centro de Reintegração Social Desembargador Joaquim Alves de Andrade sediará a Apac Feminina de Belo Horizonte, com capacidade para abrigar 142 recuperandas em cumprimento de penas nos regimes fechado e semiaberto. Até o final do ano, a Apac Feminina de BH deverá receber 20 mulheres.

O evento reuniu autoridades dos três poderes, entre elas, o chefe do Judiciário mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais, o vice-governador de Minas, Paulo Brant, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, o procurador-geral de justiça Antônio Sérgio Tonet e o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, entre outras autoridades.

A unidade, construída no bairro Gameleira (região Oeste), abrigará 142 mulheres em cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto. A ocupação será paulatina, por meio de uma análise cuidadosa do perfil das candidatas. Até o fim do ano, o prédio deve receber 20 recuperandas.

O terreno de 6,5 mil m² foi cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Foram investidos R$ 3 milhões na reforma do prédio que já existia no local. Ao todo, 85% dos recursos para a unidade foram destinados pelo TJMG, por meio de penas pecuniárias. O Judiciário mineiro também doou mobiliário e equipamentos. As obras foram executadas com mão de obra de recuperandos e envolvimento da comunidade.

Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.

Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; o presidente do Conselho da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC), Tomáz de Aquino Rezende, representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.

Curso de Manicure e Pedicure na APAC feminina de Pouso Alegre

Foi realizado o curso de manicure na APAC feminina de Pouso Alegre, dos dias 14 de outubro a 6 de novembro de 2019, com o objetivo de capacitar as recuperandas para o mercado de trabalho.  O curso foi ministrado pela Professora Luciana, do Instituto Federal de Pouso Alegre. A metodologia usada foi teoria e prática, com participação ativa de todas as recuperandas. 

"Concluí o curso de manicure, que foi muito bom, pois para todas que desejam sair e seguir uma nova vida, um curso como esse nos oferece oportunidades de ter uma vida digna, sem precisar se preocupar com os nãos que a sociedade nos dá. Poderemos seguir por nossa própria conta. Esse apoio dado pela APAC é muito importante para a nossa recuperação. E esse curso foi muito bom." Disse a recuperanda Tatiane.

Para a recuperanda Alexandra, "o curso de manicure foi muito importante para mim. Através dessa oportunidade que tive na APAC, descobri um dom que eu nem imaginava ter. Sou muito grata por isso. É um emprego que vou ter na rua. Pretendo me voluntárizar para ajudar muitas pessoas. Serei eternamente grata."

APAC feminina de Cachoeiro realiza primeira valorização humana para familiares

A APAC feminina de Cachoeiro de Itapemirim, que administra o CRS (Centro de Reintegração Social) masculino, no dia 01 de dezembro de 2019,  realizou o primeiro Curso de Formção e Valorização Humana para Familiares, com a presença dos familiares de todos os recuperandos que cumprem pena na APAC. 
O curso contou com duas palestras temáticas. A primeira, “A Família no Método APAC”, foi ministrada pelo gestor da APAC, Gustavo Vargas Nascimento, e a segunda, “Família e Afetividade”, foi ministrada pela psicóloga e voluntária da APAC, Isabela Binder de Oliveira Freitas. Logo após, familiares e recuperandos participaram de um almoço e confraternização juntos. 
Segundo Ademir Torres, presidente da APAC, "foi um dia abençoado por Deus, momento de felicidade e satisfação dos recuperandos e seus familiares, dos voluntários, dos colaboradores e diretores que estiveram presentes. Uma única palavra resume todo o encontro: “Gratidão”. Gratidão a Deus, aos recuperandos, aos familiares, aos voluntários e colaboradores. O mundo necessita de gente que ama o que faz."

Otras noticias

Un angel que intercede por nosotros

23-02-2016

Me acuerdo con cariño de nuestra querida Glória. Su amor incondicional y su passión por...

Lea Más

Implantación de servicio ambulatoria en APAC de Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respetado médico en nuestra ciudad de Caratinga por sus actitudes humanitarias...

Lea Más

APAC de Teófilo Otoni hace el lanzamiento del Programa El Viaje del Prisionero

02-09-2015

El último sábado, día 29 de agosto, la APAC de Teófilo Otoni divulgó el Programa...

Lea Más

CD con Himnos de la APAC ya se encuentra a la venta

01-09-2015

Ya está disponible, al precio de R$ 15,00, para venta el CD con los Himnos...

Lea Más

FBAC realiza reunião online com Presidentes de APACs

01-09-2015

Fue realizado en la noche de este lunes (31/08/2015) la primera reunión onlie entre la...

Lea Más

Socios

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg