A APAC de Pirapora em parceria firmada com o Presídio de Pirapora, realiza a primeira formatura do Programa “A Viagem do Prisioneiro”

 Tendo em vista a parceria firmada entre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Pirapora e o Presidio de Pirapora, foram realizadas nos dias 06 e 13 de maio de 2019, a solenidade da primeira formatura do Programa “A Viagem do Prisioneiro” tendo como facilitador o recuperando Gildo Alves Batista, este autorizado pelo Poder Judiciário da Comarca de Pirapora. Neste curso, tivemos a honra de 19 (dezenove) formandos, sendo 07 (sete) reeducandas e 11 (onze) reeducandos.

Testemunho:

 O curso foi maravilhoso, nos sentimos fortalecidas para continuarmos a nossa caminhada, bem como renovar a nossa fé e esperança, e acima de tudo podemos perceber que Deus tem um proposito para as nossas vidas, afirma as reeducandas.

 Foi uma grande oportunidade que tivemos na realização deste curso, reeducandos e reeducandas participando com atenção, entusiamos e dedicação, os mesmos se sentiram renovados e dispostos a praticarem o bem” afimou o Diretor Adjunto do Presídio de Pirapora – Geraldo Rangel P. Guedes.

  Este evento é de suma importância, pois proporciona aos reeducandos e reeducandas uma melhor condição de vida, afirma a Presidente da APAC de Pirapora – Katia Cristiane Santos Castro. Também, agradeceu imensamente ao apoio do Poder Judiciário e Diretores do Presídio, bem como a todos que tem se dedicado para consolidar o Programa “A Viagem do Prisioneiro”. Que o Deus da Vida abençoe vocês e suas famílias! Estamos juntos.

 

FBAC participa de várias reuniões com sbb

A FBAC está participando do programa "Assessorar para Fortalecer", organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil - SBB, que é uma grande parceira da FBAC no Programa "A Viagem do Prisioneiro". O objetivo da SBB é fortalecer o vínculo com os parceiros, através de reuniões, encontros e formação. 

A primeira reunião visou apresentar o trabalho da SBB. Com o nome: "CHAMAMENTO", este foi um momento precioso para que todos os parceiros da SBB pudessem se encontrar e interagir.

O segundo encontro, intitulado: "Participação Popular e Controle Social", promoveu um espaço de debate, para que os participantes pudessem apontar meios de empoderar a participação popular, nos projetos sociais.

"Estes encontros tem sido de fundamental importância para mim. Estou percebendo que a SBB não somente doa Bíblias, mas desenvolve um grande trabalho social, com objetivo de dar autonomia às pessoas que dele participam." Disse Adilza Mendes Paraízo, coordenadora nacional do programa a Viagem do Prisioneiro.

O Programa "Assessorar para Fortalecer" é um projeto de formação contínua, com encontros bimestrais na sede da SBB em BH.

Coordenador do Programa A Viagem do Prisioneiro visita estado de Rondônia

O coordenador do Programa "A Viagem do Prisioneiro", Diego José visitou o Estado de Rondônia, onde realizou várias atividades. 

Foram realizados dois treinamentos para voluntários, em Cacoal, nos dias 18 e 19 de Outubro e em Vilhena/RO, nos dias 23 e 24. Participaram do curso, voluntários, diretoria das APACs e recuperandos participaram do treinamento. Em Cacoal participaram também funcionarios do presidio e casa para menor infrator. 

O objetivo é iniciar o curso para os presidiários ainda em novembro, seja nas prisões masculinas, femininas ou com menores infratores.

Agradecemos imensamente ao apoio do poder judiciário e todos os diretores de presídios que estão anciosos para verem o resultado do programa.

Diego teve a oportunidade também de participar da primeira missa ecumenica no Centro de Reintegração Social da APAC de Ji-Parana. Foi uma belíssima celebração com a presença dos recuperandos, familiares e voluntários. Na ocasião Diego reforçou a importância de realizar o programa "A Viagem do Prisioneiro", que se insere em um dos elementos da metodologia APAC, "A espiritualidade e importância de fazer a esperiência de Deus."

Diego expressa que está muito otimista com o Estado de Rondôncia, visto que foram criadas novas parcerias com vários presídios, masculinos e femininos, além de abrir a possibilidade de realizar o curso para menores infratores. Há uma grande expectativa de avanço do programa no sistema prisional, que hoje abriga mais de e mil presos, nas comarcas de Vilhena, Cacoal, Ji Parana, Ariquemes e Porto Velho.

A FBAC agradece a todos voluntários, diretorias das APACs, Poder Judiciário, Ministério Público, Diretores dos Presídios e líderes religiosos, por sua acolhida e dedicação. Estamos juntos!

 

 

Presídio de VISCONDE DO Rio Branco realiza primeira formatura da Viagem do Prisioneiro

Foi realizada, no Presídio de Visconde do Rio Branco/MG, a primeira formatura do programa "A Viagem do Prisioneiro". Com o acompanhamento dos facilitadores, Célio e Luciano, 10 prisioneiros puderam realizar e concluir o curso. Agradecemos imensamente ao presídio de Visconde do Rio Branco, à equipe de segurança e administrativa, por sua acolhida e ajuda. 

No dia 08 de abril a coordenadora do programa "A Viagem do Prisioneiro", Sra. Adilza Mendes Paraízo, realizou uma visita ao referido presídio. Durante a visita conversou com cada um dos formandos. Os presos, muito felizes, lhe agradeceram por esta oportunidade para participar do programa. Segundo Edilza, "Célio e Luciano são duas duas pessoas que estão envolvidas na APAC, que está em construção, e abraçaram o programa com muita dedicação. Apesar de todas dificuldades, estão firmes para continuar."

O Programa "A Viagem do Prisioneiro" é um Programa da Prison Fellowship International, realizado no Brasil em parceria com a FBAC. Baseado no Evangelho de Marcos, as seções do curso visam responder três perguntas: 1. Quem é Jesus? 2. Porque ele veio? 3. O que significa seguí-lo? Atualmente, o programa já é aplicado em 51 APACs e 31 presídidos. 

 

III ENCONTRO DE FACILITADORES DO PROGRAMA A VIAGEM DO PRISIONEIRO

Foi realizado o 3º Encontro de Facilitadores do Programa A Viagem do Prisioneiro, na APAC de Nova Lima/MG, nos dias 13 e 14 de agosto de 2018. O encontro foi promovido pela FBAC, em conjunto com a PFI (Prison Fellowship International) e a Sociedade Bíblica do Brasil. 

Aproximadamente 80 pessoas participaram, representando as APACs e unidades prisionais que já aplicam o programa. O evento contou também com a participação da Coordenadora Regional da América Latina, Dorestela Medina, da Nicarágua, representando a Prison Fellowship International. 

Com o objetivo de avaliar a caminhada, esclarecer o processo de regionalização inicializado pela FBAC e planejar o Programa para o futuro, o encontro foi um grande momento de encontro, entrosamento, partilha e planejamento.  

Sra. Dorostela agradeceu a todos pelo empenho, disse que o Brasil está no caminho certo e que a Prision Fellowship renovou o convênio com FBAC e Brasil para mais 3 anos. Também a FBAC está muito contente com este trabalho e com esta parceria com a PFI, disse Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC.  

 

 

Foi realizado o 1º Encontro de Facilitadores do Programa A Viagem do Prisioneiro, na APAC de Itaúna-MG, na última quarta-feira, dia 9 de agosto. O encontro foi promovido pela FBAC, em conjunto com a PFI (Prison Fellowship International) e a Sociedade Bíblica do Brasil.

Aproximadamente 140 pessoas participaram, representando 36 APACs de MG, a FBAC e 3 unidades prisionais: de Itaúna, Conselheiro Lafaiete e Divinópolis. O evento contou também com a participação da Coordenadora Regional da América Latina, Dorestela Medina, da Nicarágua e da Coordenadora Mundial, Rae Wood, de Washington D.C, E.U.A, ambas membros da Prison Fellowship International.

Com o objetivo de avaliar a caminhada realizada, apontar melhorias para o Programa e coletar sujestões para sua aplicação, o encontro foi muito frutífero, momento de encontro e partilha entre todos. 

Primeiramente os presidentes das APACs, seguidos pelos facilitadores, todos partilharam sobre os benefícios que este Programa proporcionou para cada APAC, além do desejo de ampliá-lo para o sistema prisional comum. 

Sra. Dorostela concluiu o encontro dizendo: "Obrigado a todos pela presença e por seu empenho, que é muito importante para o Programa. Os agradeço muito e peço a Deus que os abençõe. Estamos juntos nesta viajem que não termina com o curso, mas fazemos por toda a vida, segurando nas mãos de Cristo e caminhado com Ele." 

Socios

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg