Inaugurados Centros de Reintegração Social das APACs Masculina e Feminina de Conselheiro Lafaiete

No dia 24 de maio de 2019, foram inaugurados, os Centros de Reintegração Sociais (CRS) das APACs masculina e feminina de Conselheiro Lafaiete. A obra foi resultado de muitas parcerias e muito trabalho. O terreno foi doação da prefeitura de Conselheiro Lafaiete. A APAC contou com várias parcerias, com o suporte do Estado e com mais de 400 mil reais do Tribunal de Justiça. Desta forma, os novos prédios foram construídos numa parceria entre o TJMG, o Juiz da 2a Vara de Execução Penal, Dr. Paulo Roberto e a Diretoria da APAC. Toda a mão de obra foi realizada por voluntários e os recuperandos da APAC, possibilitando construir mais com menos.  

Estiveram presentes recuperandos, familiares, funcionários, voluntários e diversas autoridades, entre elas, o Presidente do TJMG, Des. Nelson Missias de Morais, Deputado Glalycon Franco, que representou o presidente da Assembléia Legislativa, Dra. Célia, Juíza diretora do Fórum de Lafaiete, Dr. Paulo Roberto, juíz da 2a Vara de Execução Penal de Conselheiro Lafaite, Dr. José Aloísio, juiz da comarca de Lafaite, Ten. Coronel Fabiano Rocha, Comandante da 31 BPM, Prefeito Hélio Campos, de Ouro Branco e Prefeito Mário Marcos, de Conselheiro Lafaiete, Major Marco Antonio Silva, presidente da APAC Masculina e Dr. João Vitor Vieira Pinto e Silva, presidente da APAC feminina. 

Des. Nelson Messias enfatizou: "Até o mês de agosto atenderemos a mais de 4.000 recuperandos, num modelo absolutamente humanizado, onde temos retorno, porque o recuperando aqui, é tratado com humanidade e dignidade, e é preparado para o retorno à sociedade."

Para Dr. Paulo "é muito gratificante consolidar a metodologia APAC, através da inauguração dos Centros de Reintegração Sociais das APACs. Podemos afirmar com segurança que nossa APAC hoje é uma alternativa de recuperação. A APAC é algo extraordinário em nossa região. Queremos que a APAC seja modelo e exemplo, para que outras possam ser construidas. Hoje a APAC é a alternativa que temos ao sistema convencional."

Major Marco Antônio explicou que a entrega desta obra é muito importante e está certo que, a partir de agora, haverá mais espaço para aprimorar a aplicação da metodologia APAC. Ele agradeceu aos presentes e explicou que esta obra é fruto do empenho e confiança de muitos voluntários e parceiros, que sempre apoiaram a APAC, principalmente nos momentos de mais dificuldade. 

Com capacidade para acolher 185 recuperandos, a APAC Masculina de Conselheiro Lafaite foi fundada em 20 de julho de 2003. A APAC feminina, por sua vez, foi fundada em 6 de setembro de 2016 e tem capacidade para acolher 60 recuperandas.

A FBAC muito se alegra por mais este passo dado nas APACs de Conselheiro Lafaiete, parabeniza toda a direção e voluntários de ambas as APACs e se coloca à disposição para contribuir em suas caminhadas. Estamos juntos!

Foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, 24, APAC de Conselheiro Lafaiete.  A  obra foi resultado da doação do terreno do município no governo de Vicente Faria para o Estado e contou ainda com recursos  de mais de 400 mil reais do Tribunal de Justiça, para  construção da ala feminina e de empresas, prefeitura e parceiros do projeto. O novo prédio da APAC Feminina foi construído numa parceria entre o TJMG, Juiz da 2º Vara  de Execução Penal Dr.Paulo Roberto e a Diretoria da APAC. Vale ressaltar que toda mão de obra utilizada para a construção partiu da ação voluntária dos recuperandos da APAC Masculina de Conselheiro Lafaiete.

Estiveram presentes diversas autoridades entre eles o Presidente do TJMG Nelson Missias de Morais, Deputado Glaycon Franco que representou o presidente da Assembléia Legislativa,Dra Célia Juíza diretora do Fórum de Lafaiete, Dr.Paulo Roberto Juiz da 2º Vara de  Execução Penal, Dr.Jose Aloísio (Juiz da Comarca)Ten.Coronel Fabiano Rocha (Comandante do 31 BPM) Prefeito Hélio Campos (Ouro Branco) Prefeito Mário  Marcos(Lafaiete)dentre outras autoridades presentes.

Localizada na antiga sede da ACM de, , com total de 10 mil metros quadrados, a APAC  construídos,conta com cozinha industrial, dois refeitórios e quatro oficinas (costura, artesanato, fábrica de chinelo e marcenaria), entre outros espaços.

ALA FEMININA TEM UMA REPLICA DA ÍNDIA CARIJÓ

Em seu discurso, o Juiz da 2º Vara da  Execuções Penais,Dr.Paulo Roberto, demonstrou que acredita na recuperação dos presos através do método APAC.

 

 

Banda da 13 região da BPM Prestigiaram o evento

“Esse novo espaço visa desafogar o sistema prisional convencional. Na APAC, ocorre o momento de resgate da pessoa humana. Aqui, o detento poderá trabalhar e aprender uma profissão. Na APAC, o preso é tratado com dignidade, como ser humano. Enfim, o detento não é um número, colocado em celas abafadas e abarrotadas de pessoas. Aqui na APAC não tem isto.

É uma cama para cada um e os presos são separados para cada regime de cumprimento de pena semiaberto e aberto. Aqui tem posto de enfermagem, consultórios médico e odontológico, assessoria jurídica, oficinas, Fabrica de Blocos, enfim, toda uma estrutura”, afirma o Presidente.

O presídio de Lafaiete tem quase 400 presos do regime fechado num espaço que cabe 100 pessoas. Com o projeto 50 detentos estão sendo encaminhados  para  APAC.

A presidente da APAC, Major Marco Antônio, comemorou a entrega da obra, mas considera que agora é que realmente começa e continua o trabalho mais importante. “É a concretização de um sonho que começou há  anos. Já enfrentamos muitas dificuldades, mas tivemos muito apoio do município  que municípios que integram e o empresariado local. Major Marco Antônio Silva (Presidente da Ala Masculina)e João Vitor Vieira Pinto e Silva(Presidente da Ala Feminina).

Presidente do Tribunal de Justica Nelson Missias de Morais e Dr.Paulo Roberto Juiz da Vara de Execuções

Socios

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg