APACs e FBAC são homenageadas no Programa Caldeirão do Huck, através de seu líder, Valdeci Ferreira

APACs e FBAC são homenageadas no Programa Caldeirão do Huck, através de seu líder, Valdeci Ferreira

Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, foi homenageado no Programa Inspiração, do...

Secretário de Administração Penitenciária de SP visita APAC de Itaúna e a FBAC

Secretário de Administração Penitenciária de SP visita APAC de Itaúna e a FBAC

No dia 16 de Abril, a APAC de Itaúna e a FBAC, receberam o Secretário de Administração...

FBAC visita o Chile

FBAC visita o Chile

A FBAC realizou visita ao Chile, dos dias 18 a 24 de março, juntamente com a Fundação AVSI....

Presídio de VISCONDE DO Rio Branco realiza primeira formatura da Viagem do Prisioneiro

Presídio de VISCONDE DO Rio Branco realiza primeira formatura da Viagem do Prisioneiro

Foi realizada, no Presídio de Visconde do Rio Branco/MG, a primeira formatura do programa "A...

APAC de pedreiras inicia Projeto para acompanhar filhos dos recuperandos

APAC de pedreiras inicia Projeto para acompanhar filhos dos recuperandos

A APAC de Pedreiras realizou no dia 12 de abril, através do setor de Assistência Social, em...

APAC Manhuaçu apresenta bons resultados com curso de panificação

APAC Manhuaçu apresenta bons resultados com curso de panificação

A APAC de Manhuaçu, em parceria com o Instituto Minas pela Paz, realizou na entidade o curso de...

FBAC realiza cursos nas APACs feminina e masculina de Frutal

FBAC realiza cursos nas APACs feminina e masculina de Frutal

Nos dias 27 e 28 de março, a FBAC realizou cursos para recuperandas, recuperandos, voluntários e...

Secretário discute implementação de APAC na Bahia com Promotora de Justiça

Secretário discute implementação de APAC na Bahia com Promotora de Justiça

O Secretário Nestor Duarte e sua equipe receberam na tarde desta segunda-feira (01) a...

Criação de peixe permite alimentar e ensinar profissão a internos em Sete Lagoas

Criação de peixe permite alimentar e ensinar profissão a internos em Sete Lagoas

Tanques cheios de peixes estão mudando a rotina e ensinando um ofício a internos da Associação de...

Ministro Sérgio Moro visita APAC de Santa Luzia

Ministro Sérgio Moro visita APAC de Santa Luzia

"Pelo que pude perceber a APAC é uma estrada de recuperação, que às vezes pode ser longa, mas que...

APAC Manhuaçu apresenta bons resultados com curso de panificação

A APAC de Manhuaçu, em parceria com o Instituto Minas pela Paz, realizou na entidade o curso de assistente de panificação. As aulas foram realizadas em dois turnos, manhã e tarde, e tiveram a participação de 32 pessoas, entre funcionários e recuperandos.

A entrega dos certificados aconteceu na sexta-feira, 05/04, com a presença da presidente da APAC Manhuaçu Dra. Denise Rodrigues, do Juiz de Direito da Vara Criminal e de Execuções Penais de Manhuaçu, Dr. Alexandre de Almeida Rocha, Promotor de Justiça Dr. Carlos Samuel, representante do Instituto Minas Pela Paz Enéas Melo, representantes do Senac Manhuaçu Joseane Conceição Pazeli e Gilvane Hott, comandante do Corpo de Bombeiros Tenente Flávio Mota, parceiros e membros da diretoria.

O curso ministrado pela instrutora de padaria, panificação e confeitaria, Michelle Cardoso, teve como objetivo ensinar aos alunos todas as etapas de produção de várias receitas até o produto final, como pães, biscoitos, rocamboles, dentre outros, além de qualificá-los para o mercado de trabalho.

SONHO

Durante a abertura, a presidente Dra. Denise Rodrigues, destacou que o período do outono sempre marca grandes conquistas da APAC de Manhuaçu. Foi justamente em mais uma manhã dessa estação que o Centro de Reintegração de Manhuaçu concretizou o sonho de sua padaria.

“Era um projeto antigo tendo em vista a importância da qualificação dos recuperandos e o Juiz, Dr. Alexandre de Almeida, tinha esse objetivo de instalar uma padaria numa APAC. Enfim, objetivos convergentes, planos de Deus. Elaboramos um projeto, seguimos todos os requisitos e a foram liberados recursos das prestações pecuniárias. Como o espaço era pequeno, precisamos de uma reforma. Com apoio da mão-de-obra dos recuperandos fizemos a ampliação, reparos na rede elétrica e finalizamos com a compra dos equipamentos. Assim estávamos prontos para início das atividades, mas faltava a qualificação dos recuperandos.

Fizemos contato com o Instituto Minas pela Paz e a ajuda de outro importante parceiro Sesi-Senai. A equipe da APAC se empenhou e conseguimos realizar o curso”, contou.

Dra. Denise ainda agradeceu às parcerias da APAC Manhuaçu, como o Tribunal de Justiça – Comarca de Manhuaçu, Ministério Público, Federação das Apacs, Instituto Minas pela Paz, Sesi-Senai, 11º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Presídio de Manhuaçu e a Prefeitura Municipal.

OPORTUNIDADE

A presidente reforçou que a qualificação é o caminho para reinserção no mercado de trabalho. Atualmente há 124 recuperandos cumprindo suas penas na APAC. “Objetivo é que todos os recuperandos que por aqui passem se ressocializem, retornem aos seus lares, reiniciem suas vidas, mas que estejam preparados para isso. E essa preparação só é possível com qualificação profissional, através da educação. Agradeço a Deus, aos parceiros e parabenizo os recuperandos que aproveitaram essa oportunidade e se dedicaram com muito empenho”.

O representante do Minas pela Paz, Enéas Melo, explica que esse curso é mais uma forma de oferecer oportunidades para os recuperandos, seja trabalhando numa padaria ou empreendendo o próprio negócio. “A padaria tem um efeito duplo: a qualificação dos recuperandos, mas a geração de recursos para crescer. A área de alimentação sempre demanda profissionais e produtos. A APAC de Manhuaçu tem agora uma padaria com um enorme potencial e que pode gerar mais recursos para ampliar as ações da própria APAC, criar novas oportunidades”.

O juiz Dr. Alexandre de Almeida, lembrou que trabalhou durante quatro anos em Campo Belo e sempre preocupou-se com a questão da qualificação profissional do recuperando, quando retorna para a sociedade. Naquela comarca tinha a intenção de viabilizar a padaria, mas não foi possível e encontrou em Manhuaçu pessoas engajadas com esse projeto. “Eu sempre me preocupo com a questão do estudo do preso e a qualificação para que possa se reinserir na sociedade e assim diminuir a possibilidade de reincidência. A gente acredita que vários que aqui estão vão poder voltar à sociedade. Cumpriu a pena, não deve mais nada. Tem que sair e praticar condutas de acordo com as regras que se aplicam a todos. Que possam lá fora ter oportunidade de trabalho. Não desejamos que voltem para o sistema carcerário. Estamos fazendo a nossa parte”.

Ao final, o magistrado elogiou a boa administração da Dra. Denise Rodrigues pelo comando e dedicação à APAC de Manhuaçu, bem como o empenho de todos no sucesso do curso.

A cerimônia teve a brilhante participação da Banda do 11º Batalhão de Polícia Militar.

MODELO

As ações na Apac são baseadas em doze elementos fundamentais: participação da comunidade, recuperando ajudando o recuperando, trabalho, religião, assistência jurídica, assistência à saúde, valorização humana, família, o voluntário e sua formação, centro de reintegração social (CRS), mérito e a jornada de libertação com Cristo.

O modelo auxilia na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade dos regimes fechado, semiaberto e aberto. Os presos são, juntamente com a instituição, responsáveis pela recuperação de si mesmos e dos outros detentos. Eles trabalham e estudam, e passam o dia envolvidos em atividades internas. 3.278 recuperandos cumprem pena em Apacs em Minas Gerais, segundo levantamento feito em janeiro deste ano.

Carlos Henrique Cruz - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Portal Caparaó

CONSTRUÇÃO DO CIEMA

Editais recentes

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 002/2019 - APAC LAGOA DA PRATA-MG

16-04-2019

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de Lagoa da Prata/MG, no...

Leia mais

CANCELAMENTO DO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 001/2019 - APAC ALFENAS-MG

16-04-2019

A APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Alfenas/MG, no uso de...

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 001/2019 - APAC SANTA BÁRBARA/MG - RESULTADO FINAL

15-04-2019

A APAC de Santa Bárbara/MG, no uso de suas atribuições, com fim de contratar funcionários...

Leia mais

Como Implantar uma APAC

07-01-2012

Geralmente para iniciar o processo de instalação da APAC são necessários os seguintes passos: 1) Realização de audiência pública na comarca; 2) Criação jurídica da...

Leia mais

07-01-2012

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAISO Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG - lançou, em dezembro de 2001, o...

Leia mais

01-03-2009

A grande expansão das APACs, particularmente no Estado de Minas Gerais, suscitou uma forma de organização dos diversos estágios de desenvolvimento das experiências...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg