Pandemia não impede APACs de realizar o programa

Pandemia não impede APACs de realizar o programa "A Viagem do prisioneiro"

Já completam-se quase três meses desde que se notificiou o primeiro caso de corona-vírus no...

FBAC realiza curso para funcionários na APAC feminina de BH

FBAC realiza curso para funcionários na APAC feminina de BH

A FBAC ministrou no período de 05 a 08 de maio de 2020, o I Curso de Conhecimento sobre o Método...

APAC feminina de BH inicia suas atividades

APAC feminina de BH inicia suas atividades

O Centro de Reintegração Social da APAC Feminina de Belo Horizonte iniciou suas atividades...

Folha de São Paulo publica release sobre APACs

Folha de São Paulo publica release sobre APACs

No dia 25 de abril, a Folha de São Paulo, fez uma publicação sobre o trabalho das APACs, que está...

APAC Frutal e FBAC recebem delegação de autoridades do Estado de Goiás

A APAC Frutal, juntamente com a FBAC, receberam na manhã de terça-feira (23), uma delegação composta por 50 pessoas representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, Ministério Público, OAB, Defensoria Pública e professores universitários da área processual e direito penal e penitenciário do Estado de Goiás. Dentre as autoridades, compareceram o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o Deputado Estadual Lissauer Vieira, o Superintendente dos Direitos Humanos do Governo do Estado, João Bosco Rosa, o Prefeito de Paraúna, Paulo José Martins, a Subprocuradora Geral de Justiça, Laura Ferreira Bueno, entre outras lideranças. Esta foi a segunda vez que a APAC de Frutal recebeu visitantes do estado goiano, já que em 2018 foi a vez de Paraúna-GO, que possui uma APAC em implantação, enviar 45 pessoas entre autoridades, moradores e voluntários.

A delegação foi recepcionada pela diretoria da APAC, pelo Poder Judiciário da Comarca e pelo Gerente de Metodologia da FBAC, Roberto Donizete de carvalho (Beto). Os visitantes conheceram as APACs masculina e feminina e a construção do Centro Sócio Educativo para Menores. Conforme explica o Promotor de Justiça de Paraúna que promoveu a visita, André Luiz Ribeiro Duarte, depois de conhecer a metodologia e o espaço físico da APAC Frutal, a ideia é iniciar um trabalho de mudança legislativa no estado de Goiás, com o intuito de implantar efetivamente APACs. “Nossa intenção é transformar a metodologia apaqueana em política pública no nosso Estado visando a humanização das penas”, informou.

“É de fundamental importância conhecer modelos que têm dado certo, como a APAC Frutal, para implantarmos no nosso Estado”, reconheceu o deputado Lissauer Vieira, que pretende levar a ideia agora ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Para o representante do governo, João Bosco, visitar as APACs em Frutal “foi uma experiência impar porque tudo é feito com amor e respeito aos recuperandos”. Na opinião do prefeito de Paraúna, Paulo Martins, a APAC Frutal é “nossa referência em organização e eficiência na aplicação da metodologia”.

Já a Subprocuradora Geral da Justiça, Laura Bueno, disse que ficou emocionada, sensibilizada, grata pela acolhida e muito feliz com o trabalho de recuperação dos presos. Para a coordenadora do Núcleo de Execução Penal de Goiânia, Laura da Silveira, o que mais chamou a atenção foi a estrutura física que considerou organizada e a forma diferenciada de tratamento da equipe com os recuperandos.

Ao fazer um breve resumo sobre a história de implantação, funcionamento e os desafios do sistema apaqueano, o Juiz da Comarca Gustavo Moreira, elogiou o crescimento que a APAC Frutal tem tido a cada dia, segundo ele, fruto do trabalho bem feito pela diretoria em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de Frutal, e demais órgãos públicos. “É com o coração cheio de alegria que recebemos esta delegação de Goiás. Nosso município se orgulha de possuir APACs que tratam o preso com amor e dignidade”, afirmou em seu discurso de boas vindas a prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges (Ciça).

Em sua fala, o Promotor Fabrício Costa Lopo, também destacou aos visitantes o avanço que a APAC Frutal tem tido ao longo dos anos, segundo ele, graças aos esforços e o trabalho conjunto dos poderes constituídos e o envolvimento da comunidade. Para a Promotora de Justiça, Carolina Andrade, tamanho interesse dos órgãos públicos pela instituição se justifica pelo trabalho diferenciado em gestão e de observância à metodologia aplicada.

“A experiência apaqueana atingiu o mundo devido aos seus resultados positivos e eu não tenho dúvidas que esse modelo será expandido no Estado de Goiás”, disse o gerente de metodologia da FBAC - órgão que administra as APACs, Roberto Donizete de Carvalho (Beto). De acordo com a gerente administrativa da APAC Frutal, Paula Queiroz Vieira, a visita da delegação encheu o coração da equipe e dos recuperandos de gratidão a Deus por ser a instituição local o exemplo, a inspiração para outros estados para que estes possam disseminar o método que tem como único objetivo proteger a sociedade. 

Encerrada a visita, a direção da APAC Frutal definiu junto com o Ministério Público de Paraúna que na primeira quinzena de junho deverá acontecer na instituição a visita de mais uma delegação, desta vez formada por juízes e promotores do estado de Goiás. 

(Jornalista Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

Notícias das APACs

Entregue a primeira leva de máscaras pela APAC São João del Rei

16-04-2020

Entregue a primeira leva de máscaras pela APAC São João del Rei

Entregue a primeira leva de máscaras produzida pelos recuperandos da APAC Masculina e Feminina de São João del-Rei. As unidades foram encaminhadas para a Associação Comercial de São João del Rei,...

Leia mais

APAC DE FRUTAL PARTICIPA DE MUTIRÃO DA LIMPEZA CONTRA O COVID-19

11-04-2020

APAC DE FRUTAL PARTICIPA DE MUTIRÃO DA LIMPEZA CONTRA O COVID-19

Uma equipe de recuperandos do Regime Semiaberto com autorização para o trabalho externo colaborou, de forma voluntária, com o mutirão da limpeza contra o Covid-19, realizado pela Prefeitura Municipal de...

Leia mais

APAC DE PASSOS ENFRENTA PANDEMIA COM REFORMA DE HOSPITAL

09-04-2020

APAC DE PASSOS ENFRENTA PANDEMIA COM REFORMA DE HOSPITAL

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC, visa recuperar o preso, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça restaurativa. Visando a Promoção da Justiça Restaurativa,...

Leia mais

G1 apresenta confecção de máscaras na APAC de Caratinga

06-04-2020

G1 apresenta confecção de máscaras na APAC de Caratinga

Apac confecciona mascaras que serão doadas para profissionais da saúde Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) trabalha na confecção de equipamentos de proteção contra a COVID-19.

Leia mais

Editais recentes

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE COLABORADOR - EDITAL 008/2020 - APAC DE…

29-05-2020

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de Sete Lagoas/MG, no uso...

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 002-2020 - RESULTADO FINAL - APAC ARCOS-MG

25-05-2020

A APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Arcos/MG, no uso de...

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA - BIÊNIO 2020-2022 - APAC PIRAPORA-MG

21-05-2020

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de Pirapora/MG, no uso de...

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 002-2020 - RESULTADO SELEÇÃO DE CURRÍCULOS - APAC ARCOS-MG

21-05-2020

A APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Arcos/MG, no uso de...

Leia mais

Agenda da FBAC

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg