APAC Frutal realiza IV Jornada de Libertação com Cristo

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal realizou entre os dias 06 e 09 de dezembro a IV Jornada de Libertação com Cristo em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC. Foram quatros dias de interiorização e de reflexão voltados para os recuperandos, através de uma série de palestras feitas por voluntários parceiros da instituição. Um dos momentos mais emocionantes da Jornada foi a noite do perdão realizada no sábado (8). No domingo (9), foi feita uma homenagem pela APAC em agradecimento aos voluntários e colaboradores que ajudaram na organização do encontro espiritual. Em seguida, foi servido o almoço de confraternização que culminou com a visita dos familiares aos recuperandos.

De acordo com o inspetor de metodologia da FBAC, Wellington Alves, a Jornada é o grande momento em que os recuperandos podem encontrar-se consigo e com Deus, sentir o seu amor e o seu perdão. No encontro, eles refletem sobre sua vida, o mal que fizeram e buscam uma transformação, um novo caminho. “Eu agradeço a acolhida e essa Jornada produziu muitos frutos na vida de todos os participantes”. Para o também inspetor de metodologia, Ari de Jesus, através da Jornada o recuperando foi convidado a fazer uma experiência de Deus que é amor, foi responsabilizado pelo ato que cometeu, mas sentiu que existe uma luz, uma saída.

Outro palestrante, o promotor de justiça da Comarca, Fabrício Costa Lopo, disse que ao falar sobre “O mundo em que vivemos”, quis mostrar aos recuperandos que apesar das adversidades, somente com o resgate de valores como a família será possível mudar a realidade de cada um. Para o pastor Israel Umbelino, o trabalho da APAC precisa ser valorizado porque lida com vidas que são transformadas para o bem. Já o professor José Luiz de Paula e Silva que falou sobre o “Sentido da vida”, disse que acredita no ideal da APAC e que a Jornada é importante porque nenhum erro é maior do que o homem.

Na opinião do padre Rogério Consentino de Aguiar, que falou sobre a trajetória de Santo Agostinho, a Jornada é uma oportunidade de dar aos recuperandos a chance de encontrar em Cristo uma nova vida. De acordo com o pastor Natanael Silveira de Souza, trata-se de um encontro em que é trabalhado o lado espiritual do recuperando que tem a chance de se regenerar das falhas cometidas.

Durante a Jornada, estiveram presentes representantes das APACs de Porto Alegre/RS e Patos de Minas/MG, que vieram conhecer a estrutura da instituição e participar do encontro. A encarregada administrativa da APAC de Patos de Minas, Késsia Janaina, afirmou que leva um aprendizado, uma experiência única e exemplos de perseverança e de valorização humana. Já o representante da APAC de Porto Alegre, Mauro Melo, disse que adquiriu uma bagagem rica em conhecimento, que pretende implantar na instituição gaúcha que começa a funcionar no próximo dia 18 de dezembro. “Agradeço a todos que se dedicaram para que esse momento fosse único”, destacou.

Para o presidente da APAC, Célio Garcia da Silva, a Jornada propiciou momentos de reflexão profunda que mexeu com a vida de todas as pessoas envolvidas. Ele aproveitou para destacar e agradecer a participação do início ao fim de voluntários e colaboradores que se dedicaram dia e noite na organização do encontro. “Saio desta Jornada mais fortalecido, com a sensação do dever cumprido”, disse Celinho.

A gerente administrativa Paula Queiroz Vieira, acredita que Deus agiu grandemente durante os quatro dias de Jornada na APAC Frutal. Segundo ela, houve a participação e o envolvimento de representantes da FBAC, voluntários e da sociedade em geral ministrando palestras, buscando acrescentar o amor de Deus na vida de cada recuperando. “Acredito que nesta Jornada muitos deles foram tocados, disse Paula ao completar que o tema deste ano “Reconciliai-vos com Deus e com o próximo” foi oportuno porque ensinou que de nada adianta professar a fé se não formos capazes de nos perdoar e perdoar os outros.

(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa da APAC Frutal)

APAC de Araxá realiza formatura dos recuperandos

No dia 6 de dezembro, a APAC de Araxá graduou nove recuperandos. Em parceria com a Escola Estadual Vascos Santos, a cerimônia foi realizada dentro da APAC, com a presença de todos os recuperandos, funcionários, professores e alguns familiares. Os recuperandos, vestindo a beca, estavam muito felizes, juntamente com todos os familiares. 

A educação se insere no sétimo elemento do Método APAC, Valorização Humana. Consiste em resgatar a auto-estima do recuperando, além de prepará-lo para o mundo atual, oferecendo-lhe a possibilidade de ter uma formação séria, que lhe permitirá repensar seus valores e toda sua vida.

A APAC agradece imensamente à direção da escola e a todos os professores por seu empenho. A APAC sabe que este é mais um degrau vencido na vida dos recuperandos e deseja que se lancem para o futuro sem medo. Obrigado a todos. Estamos juntos!

APAC de Campo Belo participa de Cantata de Natal

Organizada pela prefeitura de Campo Belo, a Cantata de Natal, aconteceu na praça central da cidade, em frente à Igreja Matriz. Com a presença de vários corais e cantores, a banda da APAC de Campo Belo encerrou as apresentações com chave de ouro. A APAC muito se alegra por poder fazer esta apresentação para toda a cidade e demonstrar que a recuperação é possível. Estamos muito felizes e aproveitamos desta oportunidade para desejar Feiz Natal para todos. Estamos juntos!

FBAC realiza Assembleia das APACs

A FBAC realizou a Assembleia das APACs no dia 6 de dezembro na ISVOR-FIAT, em Betim/MG. Participaram presidentes das APACs de MG, presencialmente, e presidentes das APACs do Maranhão, Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Norte.  O objetivo da Assembleia foi discutir e aprovar o novo Estatudo da FBAC. Durante o evento a FBAC orientou as APACs sobre os procedimentos mais adequados para a conclusão do ano. A FBAC agradece a todos que participaram. Estamos juntos. Clique aqui para visualizar as fotografias.

Celebração de Bênção da Sede Administrativa da FBAC

No dia 5 de dezembro a FBAC realizou uma celebração para abençoar sua nova Sede Administrativa. Presidida por Dom José Carlos, bispo de Divinópolis, e por Pastor Gilberto, de Itaúna, a celebração contou com a presença de diversas autoridades, parceiros, funcionários, presidentes de APACs, amigos e colaboradores do movimento apaqueano. Clique aqui para ver as fotografias.

Universitários de Franca se encantam com modelo prisional Apaqueano

            Uma turma de 40 alunos, professores e profissionais da Faculdade de Direito de Franca/SP, a 210 quilômetros de Frutal, visitou no dia 06 de novembro, os espaços físicos dos Centros de Reintegração Social das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados – APACs masculina e feminina.

O objetivo da visita, segundo o professor Cildo Giolo Jr., foi fazer com que, através de um projeto de extensão científica da faculdade, os alunos pudessem conhecer uma realidade diferente do sistema carcerário comum. Para ele, foi uma experiência significativa porque a APAC é um sinal de mudança através da metodologia e disciplinas aplicadas. “Saio daqui modificado porque conhecemos uma realidade de recuperação palpável”, elogiou. A ideia, segundo o professor, é quem sabe no futuro, implantar uma APAC na cidade paulista.

Ao falar em nome da turma, a estudante do terceiro ano de Direito, Monah Martins, disse que a visita vai ajudar na elaboração da sua pesquisa científica e do TCC que pretende apresentar no final do curso. “Eu agradeço a Faculdade e à APAC por poder estar aqui”, disse ao completar que ela e seus colegas puderam ver os recuperandos com olhos de irmandade e que todos são iguais perante Deus.

O presidente da APAC, Célio Garcia da Silva, afirmou que a visita ficará marcada nas páginas da história da instituição. Pediu que todos levassem de volta à Franca a mensagem de fé e esperança que puderam presenciar junto aos recuperandos. “Onde há respeito e amor tudo é diferente”. Para a gerente administrativa Paula Queiroz Vieira, é importante que os alunos de Direito conheçam os modelos prisionais do país, façam um comparativo e comprovem que a APAC é um dos mais copiados em mais de 20 países pela sua qualidade e eficiência na aplicação do método.

 

Campanha de Natal 2018

Participe desta campanha em prol da cosntrução do CIEMA (Centro Internacional de Estudos do Método APAC), que é um local de acolhida e estudos para todos que desejam aprofundar a metodologia APAC. Com uma pequena colaboração você pode contribuir para que este sonho se torne realidade. Clica na imagem para abrir a página sobre o CIEMA e contribuir. Acompanhe as obras pelas fotografias em nossa página. "Deus é a recompensa!" Estamos juntos! Direção da FBAC (Clique aqui para abrir a página do CIEMA e contribuir)

 

www.fbac.org.br/campanha.php

APAC terá usina de entulhos de material de construção

           Numa parceria inédita entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, Frutal deverá contar em breve com uma usina de entulhos de material de construção. No início de novembro aconteceu mais uma reunião em torno da implantação do projeto entre a diretoria da APAC, engenheiros civis e ambientais e a Secretaria de Meio Ambiente.

            A titular da pasta, Mônica Alves, explica que a Prefeitura de Frutal tem um compromisso com o Ministério Público de dar destinação correta aos resíduos de construção civil. Uma das ideais sugeridas foi então desenvolver um projeto socioambiental que pudesse resolver o problema do município e ao mesmo tempo contemplar uma instituição que trabalha a questão social como é o caso da APAC. “De pronto o presidente Célio Garcia abraçou o projeto e temos certeza que esse novo desafio será um sucesso”, destacou.

            Para a aquisição do triturador dos entulhos foram investidos 100 mil reais, dos quais 60 mil foram doados pelo Poder Judiciário da Comarca, através do juiz Gustavo Moreira e o restante pela Câmara Municipal de Frutal. Segundo Mônica, resta agora apenas a instalação da energia elétrica para que o equipamento comece a funcionar. Além disso, a Prefeitura de Frutal doou em forma de comodato por 30 anos, uma área de dois hectares para o funcionamento do projeto. “Com isso, os recuperandos vão poder trabalhar e será uma importante fonte de renda para a instituição”, afirma a secretária.

            Nessa parceria, deverá haver um trabalho conjunto entre os caçambeiros, construtores, usina de entulhos e a Secretaria do Meio Ambiente. A gerente administrativa da APAC, Paula Queiroz, agradeceu a parceria afirmando que a iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente vem de encontro à metodologia apaqueana na medida em que irá proporcionar a oportunidade de trabalho e contribuir para a reintegração do recuperando junto à sociedade.

 

Outras notícias

APAC de São João del-Rei promove batizado coletivo

01-11-2018

No sábado, 20 de outubro, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de...

Leia mais

Inauguração da “Brinquedoteca Semente do Amanhã”

16-10-2018

         Na sexta-feira e no domingo, 12 e 15, a APAC de...

Leia mais

FBAC realiza curso para Encarregados de Segurança

29-08-2018

Em Parceria com o Tribunal de Justiça de MG, o Programa Novos Rumos, a FBAC ...

Leia mais

Formatura do Curso de Mecância acontece na APAC de Januária

14-08-2018

A APAC de Januária realizou a cerimônia de formatura e a entrega dos certificados aos...

Leia mais

APAC de São João del-Rei participa de workshop no SESC São Paulo

04-07-2018

No último sábado, 30, uma equipe de funcionários e um recuperando da APAC Masculina de...

Leia mais

APAC de São João del-Rei encerra o VII Curso de Formação de Voluntários

20-06-2018

No último sábado, 16, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de encerramento...

Leia mais

Representantes da segurança e da justiça federal de Uberaba conhecem a APAC Frutal

04-06-2018

Representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública e da justiça federal de Uberaba visitaram esta...

Leia mais

JUIZ JOÃO MATOS APRESENTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE O MÉTODO APAC EM PARÓQUIA DE SANTANA

14-05-2018

“Do amor ninguém foge – a experiência da APAC no Brasil” foi o tema de...

Leia mais

Colaboradores e recuperandos fazem exames no Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão

02-05-2018

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, colaboradores e recuperandos da Associação de...

Leia mais

FBAC realiza capacitação para funcionários na APAC de São João del Rei

25-04-2018

As APACs masculina e feminina de São João del Rei/MG receberam a capacitação para seus...

Leia mais

APAC de Pirapora realiza II Jornada de Libertação com Cristo

09-04-2018

A APAC de Pirapora/MG realizou, dos dias 5 a 8 de abril, a II Jornada...

Leia mais

APAC de Varginha realiza várias reuniões em 2018

03-04-2018

Membros da APAC de Varginha reunem-se mensalmente para avaliar e programar suas atividades. Normalmente as...

Leia mais

Homenagem a Dona Cleuza

28-03-2018

"Pelos frutos conhecereis a árvore." Mateus 7,16 Faleceu dia 27 de março Dona Cleuza, mãe do...

Leia mais

Seminário de Estudos e Conhecimento do Método APAC para Voluntários Visconde do Rio Branco…

22-03-2018

Nos dias 16 a 18 de março de 2018, a FBAC – Fraternidade Brasileira de...

Leia mais

APAC Frutal conta agora com fábrica de blocos de cimento

19-03-2018

Quem deseja conquistar o sonho da casa própria ou reformar um imóvel possui agora em...

Leia mais

APAC feminina deverá estar pronta em junho deste ano

20-02-2018

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal está correndo contra o...

Leia mais

Completam-se 37 anos do martírio de Franz de Castro

14-02-2018

Hoje completam-se 37 anos do martírio de Franz de Castro. Franz viveu e morreu por...

Leia mais

Cardeal do Rio de Janeiro visita APAC de Itaúna

09-02-2018

No dia 31 de janeiro a APAC de Itaúna recebeu a visita do Cardeal do...

Leia mais

Natal do Tio Flávio Cultural na APAC Santa Luzia

17-01-2018

No dia 19/12, como acontece todos os anos, os voluntários do Tio Flávio Cultural foram...

Leia mais

Recuperando da APAC de São João del-Rei vence o Festival da canção

06-11-2017

Aconteceu hoje, 27 de outrubro, na APAC SJDR a final do Festival da Canção. A...

Leia mais

Seminário do Método APAC será realizado em Pelotas/RS

06-11-2017

A cidade de Pelotas/RS receberá nos dias 17, 18 e 19 de novembro o Seminário...

Leia mais

Comitivas visitam APAC de SJDR

30-10-2017

Na última semana a APAC de São João del-Rei recebeu a visita de três comitivas,...

Leia mais

APAC de Pedreiras realiza curso para recuperandos

23-10-2017

Aconteceu no Centro de Reintegração Social de Pedreiras, nos dias 17 a 19 de outubro...

Leia mais

APAC juiz de fora se articula para inciar APACs masculina e feminina

03-10-2017

Boas notícias para Juiz de Fora e região da Zona da Mata! Avançam os entendimentos...

Leia mais

Tradicional “Dia da Pizza” da APAC Frutal mobiliza colaboradores, recuperandos e a sociedade

11-09-2017

Já há alguns anos a sociedade frutalense se acostumou a contribuir com um dos mais...

Leia mais

Diretora da APAC é homenageada pela Câmara de Frutal com Moção de Aplausos e Reconhecimento

05-09-2017

A diretora da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC Frutal, Paula Queiroz,...

Leia mais

APAC de Rio Piracicaba realiza semana da saúde

07-08-2017

A APAC de Rio Piracicaba realizou, de 1 a 6 de agosto, a semana da...

Leia mais

Colabore

31-07-2017

A FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados - não mede esforços para atingir...

Leia mais

Programa Regresso nas APACs de Campo Belo e Governador Valadares

21-06-2017

Em uma iniciativa do Minas Pela Paz e Escola Móvel SESI/SENAI, iniciam hoje dois cursos...

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 003/2017 APAC DE INHAPIM/MG

14-06-2017

A APAC de Inhapim/MG, unidade masculina, no uso de suas atribuições, com fim de contratar...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg