Presidente do Conselho de Administração da FBAC participa da inauguração da APAC Feminina de BH

Dr. Tomaz participou da inauguração da APAC feminina de Belo Horizonte, no dia 9 de dezembro. O Centro de Reintegração Social Desembargador Joaquim Alves de Andrade sediará a Apac Feminina de Belo Horizonte, com capacidade para abrigar 142 recuperandas em cumprimento de penas nos regimes fechado e semiaberto. Até o final do ano, a Apac Feminina de BH deverá receber 20 mulheres.

O evento reuniu autoridades dos três poderes, entre elas, o chefe do Judiciário mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais, o vice-governador de Minas, Paulo Brant, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, o procurador-geral de justiça Antônio Sérgio Tonet e o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, entre outras autoridades.

A unidade, construída no bairro Gameleira (região Oeste), abrigará 142 mulheres em cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto. A ocupação será paulatina, por meio de uma análise cuidadosa do perfil das candidatas. Até o fim do ano, o prédio deve receber 20 recuperandas.

O terreno de 6,5 mil m² foi cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Foram investidos R$ 3 milhões na reforma do prédio que já existia no local. Ao todo, 85% dos recursos para a unidade foram destinados pelo TJMG, por meio de penas pecuniárias. O Judiciário mineiro também doou mobiliário e equipamentos. As obras foram executadas com mão de obra de recuperandos e envolvimento da comunidade.

Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.

Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; o presidente do Conselho da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC), Tomáz de Aquino Rezende, representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.

Curso de Manicure e Pedicure na APAC feminina de Pouso Alegre

Foi realizado o curso de manicure na APAC feminina de Pouso Alegre, dos dias 14 de outubro a 6 de novembro de 2019, com o objetivo de capacitar as recuperandas para o mercado de trabalho.  O curso foi ministrado pela Professora Luciana, do Instituto Federal de Pouso Alegre. A metodologia usada foi teoria e prática, com participação ativa de todas as recuperandas. 

"Concluí o curso de manicure, que foi muito bom, pois para todas que desejam sair e seguir uma nova vida, um curso como esse nos oferece oportunidades de ter uma vida digna, sem precisar se preocupar com os nãos que a sociedade nos dá. Poderemos seguir por nossa própria conta. Esse apoio dado pela APAC é muito importante para a nossa recuperação. E esse curso foi muito bom." Disse a recuperanda Tatiane.

Para a recuperanda Alexandra, "o curso de manicure foi muito importante para mim. Através dessa oportunidade que tive na APAC, descobri um dom que eu nem imaginava ter. Sou muito grata por isso. É um emprego que vou ter na rua. Pretendo me voluntárizar para ajudar muitas pessoas. Serei eternamente grata."

APAC feminina de Cachoeiro realiza primeira valorização humana para familiares

A APAC feminina de Cachoeiro de Itapemirim, que administra o CRS (Centro de Reintegração Social) masculino, no dia 01 de dezembro de 2019,  realizou o primeiro Curso de Formção e Valorização Humana para Familiares, com a presença dos familiares de todos os recuperandos que cumprem pena na APAC. 
O curso contou com duas palestras temáticas. A primeira, “A Família no Método APAC”, foi ministrada pelo gestor da APAC, Gustavo Vargas Nascimento, e a segunda, “Família e Afetividade”, foi ministrada pela psicóloga e voluntária da APAC, Isabela Binder de Oliveira Freitas. Logo após, familiares e recuperandos participaram de um almoço e confraternização juntos. 
Segundo Ademir Torres, presidente da APAC, "foi um dia abençoado por Deus, momento de felicidade e satisfação dos recuperandos e seus familiares, dos voluntários, dos colaboradores e diretores que estiveram presentes. Uma única palavra resume todo o encontro: “Gratidão”. Gratidão a Deus, aos recuperandos, aos familiares, aos voluntários e colaboradores. O mundo necessita de gente que ama o que faz."

APAC de Pedreiras realiza III Jornada de Libertação com Cristo

A APAC de Pedreiras/MA realizou sua III Jornada de Libertação com Cristo, dos dias 21 a 24 de novembro de 2019. Com o tema: "Reconciliai-vos com Deus e com o próximo", a Jornada contou com a participação de 104 recuperandos. 

Segundo Luiz Morais, encarregado administrativo da APAC, "esta foi uma grande Jornada de Libertação com Cristo. Estamos muito felizes pela presença e ajuda da FBAC neste evento. Os recuperandos foram tocados em seus corações. Estamos cansados, mas valeu a pena todo o empenho."

O presidente da APAC, Sr. Enoque Filho, estava muito feliz: "Estamos felizes por mais esta Jornada. Tenho certeza que os recuperandos foram tocados e abençoados. Agradeço primeiramente a Deus, por acompanhar nossa APAC, à FBAC, por nos auxiliar, aos funcionários da APAC, que não mediram esforços para realizar a Jornada e a todos nossos voluntários, que foram tão prestativos e empenhados na realização deste evento. Muito obrigado a todos." Disse ele.

Segundo Marcelo, encarregado de metodologia da FBAC, no Maranhão, "A realização excelente da III Jornada de Libertação com Cristo demonstra o quanto a equipe da APAC, funcionários, técnicos, voluntários e parceiros locais, cresceram na execução deste elemento fundamental. Um dos pontos altos desta Jornada foi a participação da excelentíssima juíza, Dra. Ana Gabriela Ewerton, que, de forma direta e objetiva, apresentou a palestra: 'O mundo em que vivemos'."

A FBAC parabeniza a APAC de Pedreiras, seu presidente, Sr. Enoque, e todos que não mediram esforços para que esta jornada fosse realizada com tanto carinho e eficiência. Estamos juntos.

A Jornada de Libertação com Cristo é um dos doze elementos do Método APAC. Consiste em um retiro espiritual, composto por quatro dias de reflexão e oração. Com uma linguagem própria, recuperandos são confrontados consigo mesmos e provocados a realizar uma profunda reflexão sobre suas vidas, seus problemas, suas esperanças e seu futuro.

FBAC realiza Jornada treino de Libertação com Cristo no Maranhão

A FBAC concluiu, em Viana/MA, seu planejamento de realizar seis Jornadas treino de Libertação com Cristo em 2019. Com o tema: "Para quem ama, nada termina, tudo começa", a jornada aconteceu dos dias 28 de novembro a 01 de dezembro. O objetivo das jornadas treino foi preparar voluntários e funcionários  das APACs para que realizem, a partir de 2020, suas Jornadas de Libertação com Cristo.  

A jornada contou com a presença dos presidentes e representantes das APACs de Bacabal, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, São Luiz, Timon e Viana. Participou também um representante da APAC de Macau, do Rio Grande do Norte. 

Também estiveram presentes: Bruno Marcus Peixoto Costa, Gestor de Atendimento de Humanização Penitenciária, representando o secretário de Estado, Murilo Andrade de Oliveira, do prefeito de Viana, Magrado Aroucha Barros, do presidente da câmara de vereadores, Valter Serra, e outros vereadores, do Diretor Geral da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, e outros membros da FBAC.

"Desde ontem tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Diretor Geral da FBAC, Valdeci. Para nós foi uma satisfação ouví-lo. Estou muito feliz de representar Dr. Murilo e estar com todos vocês, irmã Cristina, presidentes das APACs, funcionários, voluntários e, especialmente, com os recuperandos." Disse Dr. Bruno.

"Estamos muito felizes pelo que vimos aqui hoje. A APAC conseguiu tranformar um prédio velho, abandonado e destruído, em um local lindo e aconchegante, que proporcionará a recuperação e a mudança de vida daqueles que desejam uma oportunidade. Contem com nosso apoio." Afirmou o prefeito Magrado.

A presidente da APAC, Irmã Cristina, disse: "Quando Valdeci nos propôs realizar esta jornada ficamos muito felizes e temerosos. Não acreditamos que iríamos conseguir realizá-la. Em vários momentos quase desanimamos. Felizmente recebemos este prédio novo e nos dedicamos inteiramente para reformá-lo e realizar a jornada. Não foi fácil. Tivemos toda sorte de problemas, mas com o incansável trabalho dos recuperandos, funcionários e voluntários, realizamos esta jornada, que foi uma bênção na vida de todos nós. Só tenho a agradecer, primeiro a Deus, depois a cada um que se tanto se dedicou. Muito obrigada."

Marcelo Moutinho, encarregado de metodologia da FBAC Maranhão, ressaltou: "A Jornada de Viana foi uma prova de superação, tanta para a FBAC, quanto para a equipe da APAC de Viana e provou, mais uma vez, que quando Deus quer, não há barreiras que Ele não nos ajude a superar. A APAC transformou uma creche abandonada em uma escola da liberdade responsável."

A Jornada de Libertação com Cristo é um dos doze elementos do Método APAC. Consiste em um retiro espiritual, composto por quatro dias de reflexão e oração. Com uma linguagem própria, recuperandos são confrontados consigo mesmos e provocados a realizar uma profunda reflexão sobre suas vidas, seus problemas, suas esperanças e seu futuro. 

A FBAC agradece imensamente à APAC de Viana/MA, que aceitou prontamente realizar a jornada em suas instalações e não mediu esforços,  para que a jornada fosse um sucesso. Apesar dos problemas e dificultades, a APAC de Viana não titubeou. Deus abençoe esta APAC, seus recuperandos e familiares, voluntários, funcionários e todos os representantes das demais APACs do Maranhão. 

Estudantes de direito de Brasília visitam APAC de Paracatu

No último sábado (16/11/2019), recebemos a visita de 20 acadêmicos do Curso de Direito da UPIS - Uniao Pioneira de Integração Social do Distrito Federal. A visita foi acompanhada pelo professor Dr. Rodrigo Lelis Neiva, que fez parte da primeira Diretoria Executiva da APAC no ano de 2003 e naquela ocasião atuou como Diretor de Execução Penal.

O Dr.  Rodrigo proporcionou ao seus alunos ampliar os conhecimentos acerca do funcionamento de uma APAC, da humanização da execução penal, bem como da recuperação e reintegração social dos recuperandos da APAC. Os alunos almoçaram junto aos recuperandos, tiveram momento teórico com o Presidente da APAC, Sr. Euripedes Tobias, e em seguida conheceram todas as atividades laborais e profissionalizantes do Centro de Reintegração Social da APAC de Paracatu/MG.

A visita foi marcada por momentos muito emocionantes. A mensagem deixada para os operadores do Direito foi que eles possam ser esperança para os encarcerados da Comarca de Brasília e de outras Comarcas onde vierem exercer sua profissão.

"Um dos momentos mais emocionantes de todas as visitas que já fiz em minha vida, foi no momento em que entramos no pátio e ficamos no centro. Lá estavam todos os recuperandos da APAC, os quais fizeram questão de cantarem músicas para nos homenagear e agradecer por nossa visita lá. Todos nós ficamos muito, muito emocionados. Foi um dia maravilhoso. Grato à todos." Disse professor Rodrigo Lelis Neiva.

 

Presidente do TJMG visita APAC de Patos de Minas

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, visitou a APAC de Patos de Minas, no dia 14 de novembro. Foi recepcionado, juntamente com sua comitiva, pelo presidente da APAC, Hugo Leonardo Messias, pelo juiz da comarca, Dr. Melchiades Fortes da Silva Filho, pelo promotor da Comarca, Dr. Paulo Henrique Delicoli, por voluntários, funcionários e pelos recuperandos que cumprem pena na APAC.

A APAC de Patos de Minas agradece imensamente à visita. Segundo o presidente da APAC, esta visita foi uma grande bênção para a instituição e para todos que o receberam, principalmente para os recuperandos.

A APAC de Patos de Minas, fundada em 1983, recebe 63 recuperandos no regime fechado de cumprimento de pena, porém, atualmente a APAC encontra-se em obras, a fim de duplicar sua capacidade e acolher outros recuperandos em sua estrutura. 

APAC de São João del-Rei inaugura nova padaria

O espaço servirá como oficina e atenderá a comunidade externa

No dia 13 de novembro, quarta-feira, a APAC de São João del-Rei realizou a inauguração de sua nova padaria.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, entre elas, representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de São João del-Rei, bem como representantes da AVSI Brasil e do CEDUC – Centro de Educação Social.
A obra da nova padaria foi feita pelos recuperandos da APAC Masculina, sendo o recurso utilizado proveniente da própria APAC. Já a AVSI Brasil contribuiu com todo o maquinário necessário para o funcionamento da padaria. A compra dos itens foi feita pela AVSI em parceria com a União Europeia e a Conferência Episcopal Italiana.
A instituição brasileira comtemplou a APAC de São João del-Rei, após avaliar que a instituição teria condição de empregar na padaria uma oficina que funcionasse como motor para a profissionalização e para o bem geral.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG também contribuiu com esta obra. Eles doaram uma Fiorino, 0 KM, que será utilizada exclusivamente para o transporte de pães. 

Atualmente, a APAC produz cerca de 1300 pães por dia, sendo a produção para a APAC Masculina, Feminina, Regime Aberto e algumas instituições da cidade, como por exemplo, o Albergue de Santo Antônio e a Santa Casa de Misericórdia. Com a ampliação da padaria, a produção será aumentada, tendo como um dos objetivos a venda de produtos para a comunidade externa.
Juntamente com a inauguração, foi iniciado o Curso de Padeiro, promovido pelo Instituto Minas Pela Paz, pelo Sistema SESI/SENAI e pela AVSI. O curso terá duração de três meses e 32 recuperandos estão participando.
Durante uma semana, os recuperandos vão participar de um curso introdutório, chamado Curso de Formação Humana, que visa despertar a importância da profissão, da profissionalização e outros aspectos existentes que permeiam a relação social com o mercado de trabalho. Logo após esse período, os internos iniciarão o curso específico para produção e gerenciamento da oficina de padaria.

APAC de Pouso Alegre realiza 1° encontro de casais

Aconteceu no dia 09/11, na APAC de Pouso Alegre, o 1° Encontro de Casais. O encontro foi realizado e organizado pela pastoral da familiar e teve como objetivo o fortalecimento da relação entre os casais e dos laços familiares. Durante o encontro, foi exposto a importância da família na vida do recuperando, uma vez que para sua recuperação, a família é de suma importância.

O evento contou com a participação de 22 casais, que participaram de varias atividades. Foi muito importante a participação do ex-recuperando e agora funcionário da APAC de Pouso Alegre, Elias Francisco, juntamente com sua esposa, Adriana dos Santos. O casal partilhou sobre sua vida, alegrias e dificuldades, sobre a trajetória feita na APAC e a importância da família para a mudança de vida.

O recuperando Willian Alberto Carlos disse que o curso contribuiu para fortalecer seu relacionamento com a sua esposa, pois desde que foi preso, sua família foi abalada. "Agradeço a APAC por me proporcionar este curso, onde eu e minha esposa, pudemos fortalecer nossa união e aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia de nossa família." Disse ele.

O evento contou com a presença do Sr Ailton oliveira, encarregado de segurança da APAC, a Sra. thalita shuttiz, membro da pastoral da familiar e Sra. perpetua Pedrotti, Assistente Social voluntária da APAC.

Outras notícias

Presidente do Conselho de Administração da FBAC participa da inauguração da APAC Feminina de BH

10-12-2019

Dr. Tomaz participou da inauguração da APAC feminina de Belo Horizonte, no dia 9 de...

Leia mais

APAC feminina de Cachoeiro realiza primeira valorização humana para familiares

06-12-2019

A APAC feminina de Cachoeiro de Itapemirim, que administra o CRS (Centro de Reintegração Social)...

Leia mais

APAC de Pouso Alegre realiza 1° encontro de casais

17-11-2019

Aconteceu no dia 09/11, na APAC de Pouso Alegre, o 1° Encontro de Casais. O...

Leia mais

APAC de Pirapora realiza casamento comunitário pela primeira vez

31-10-2019

A APAC de Pirapora/MG realizou, na manhã do dia 23/10/2019, o primeiro Casamento Comunitário com...

Leia mais

Prefeituras e Câmara firmam parceria com a APAC Frutal

28-10-2019

Uma reunião realizada no dia 10 de outubro, no auditório da APAC masculina resultou numa...

Leia mais

FBAC realiza formação na APAC de Bacabal

25-10-2019

A FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, realizou no dia 24 de novembro,...

Leia mais

Primeiro posto de cidadania implantado dentro do sistema prisional é inaugurado na APAC de Caratinga

18-10-2019

A implantação do PAPRE é uma iniciativa do CEJUSC com o intuído de atender e...

Leia mais

3º Casamento Comunitário APAC de Caratinga/MG

09-10-2019

No dia 6 de outubro foi realizado casamento comunitário com a presença de nove noivos...

Leia mais

APAC de Passos sedia Jornada Treino de Libertação com Cristo

23-09-2019

Com o tema: "Cristo liberta de todas as prisões", a FBAC realizou a IV Jornada...

Leia mais

APAC Feminina inaugura a “Biblioteca Cora Coralina”

17-09-2019

A APAC de São João del-Rei, por meio da Escola Estadual Detetive Marco Antônio de...

Leia mais

APAC de São João del-Rei realiza Semana da Família

05-09-2019

Durante os dias 24 de agosto a 01 de setembro aconteceu a Semana da Família,...

Leia mais

Delegação de autoridades judiciárias de Goiás visita as APACs Frutal

03-09-2019

Numa iniciativa do Tribunal de Justiça e Ministério Público de Goiás, no dia 23 de...

Leia mais

APAC é instalada na Comarca de Barão de Grajaú

26-08-2019

Foi realizado neste final de semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o evento...

Leia mais

Presidente Internacional da SSVP visita APAC de Paracatu

23-08-2019

O Presidente Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, entidade mantenedora de diversas obras sociais...

Leia mais

APAC de Paracatu realiza cerimônia de formatura do Ensino Médio

10-08-2019

No dia 11 de julho, a APAC de Paracatu/MG, juntamente com a Escola Estadual Olindina...

Leia mais

A APAC de Pirapora realiza formatura do curso de panificação bem como a inauguração da…

02-08-2019

A APAC de Pirapora realizou no dia 30/07/2019 a solenidade de formatura do curso de...

Leia mais

Recuperandos da Apac vão trabalhar em obras da prefeitura de Lafaiete

26-07-2019

Buscar mais benfeitorias para o município, para a comunidade e dignidade para os recuperandos. Com...

Leia mais

Recuperandos e recuperandas recebem Certificado de qualificação profissional

09-07-2019

A APAC Frutal realizou na manhã de sexta-feira (5), a Cerimônia de Formatura dos cursos...

Leia mais

Recuperandos fazem a pintura externa do Colégio Estadual

07-07-2019

Mais uma vez recuperandos da APAC Frutal puderam contribuir com a sociedade frutalense. Desta vez,...

Leia mais

APAC de Cachoeiro dará início às atividades em setembro

07-06-2019

O repasse de parte das verbas pelo Governo do Estado será no dia 5 de...

Leia mais

APAC Frutal é campeã do Torneio Regional de Futsal

04-06-2019

Num jogo bastante disputado, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal...

Leia mais

Tio Flávio participa de atividades nas APACs de Caratinga e Inhapim

22-04-2019

Nos dias 15 e 16 de abril a APAC de Caratinga recebeu uma  caravana de...

Leia mais

Criação de peixe permite alimentar e ensinar profissão a internos em Sete Lagoas

09-04-2019

Tanques cheios de peixes estão mudando a rotina e ensinando um ofício a internos da...

Leia mais

APAC de Ivaiporã-PR inicia suas atividades

05-02-2019

No iníco de fevereiro a APAC de Ivaiporã iniciou suas atividades, sendo a terceira APAC...

Leia mais

O que é APAC?

24-01-2019

A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à...

Leia mais

Presidente do TJMG e governador visitam Apac de Itaúna

10-01-2019

Governador anuncia apoio à ampliação de vagas para recuperandos O governador Romeu Zema, de Minas Gerais,...

Leia mais

APAC de Cuiabá lança pedra fundamental

20-12-2018

A APAC de Cuiabá/MT realizou, dia 20 de dezembro, a solenidade de lançamento da pedra...

Leia mais

APAC feminina de Pouso Alegre realiza comemoração natalina

17-12-2018

A APAC feminina de Pouso Alegre comemorou o Natal com as recuperandas no dia 16...

Leia mais

APAC de São João del-Rei promove batizado coletivo

01-11-2018

No sábado, 20 de outubro, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg