APAC de Vilhena/RO convida para Audiência Pública

A APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Vilhena, Rondônia, realizará nesta sexta-feira, 17 de novembro, uma audiência pública para abordar sobre o tema: “Todo ser humano é maior do que o seu erro”.

Toda a comunidade vilhenense foi convidada para participar do evento. 

APAC de São João del-Rei recebe título de Honra ao Mérito

Através do projeto da autoria da Vereadora Lívia Guimarães, a Câmara Municipal de São João del-Rei concedeu o título de Honra ao Mérito a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, a APAC - São João del-Rei.

A homenagem é fruto do reconhecimento e trabalho social que a entidade realiza na cidade. O prêmio também reconhece a unidade como uma das principais instituições da América Latina a desenvolver métodos de integração e ressocialização para os condenados, além de buscar ampliar a metodologia, como foi feito com a implementação da APAC Feminina.

O título de Honra ao Mérito também será entregue ao presidente da APAC SJDR, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, pelo trabalho realizado frente á Instituição. 

Professor de Lagoa da Prata recebe prêmio "Eduador nota 10"

O professor de história,  Di Gianne de Oliveira Nunes, da Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, no Bairro Chico Miranda, em Lagoa da Prata, recebeu no dia 30 de outubro, em São Paulo o “Prêmio de Educador nota 10”, com o projeto que desenvolveu na APAC de Lagoa da Prata: “Regime fechado, visão aberta”.

Ele conta que, ao chegar na APAC, percebeu que a Bíblia era o livro mais comum entre os recuperandos. Dai surgiu a ideia de ensinar história antiga, tendo a Bíblia como base. Iniciaram então os estudos voltados para as sociedades antigas, como os egípcios e romanos. Estudaram sobre os conflitos existentes no mundo antigo: Europa, Egito e Palestina.

O prêmio “Educador nota 10” completou sua 20ª edição e objetiva premiar educadores que desenvolvem propostas inovadoras na educação. Com a apresentação da jornalista Sandra Annenberg, a cerimônia de entrega do prêmio foi muito emocionante.  Professor Di Gianne pediu que os recuperandos da APAC, sentados no meio da plateia, se levantasse e disse: “Eles são alguns dos meus alunos que cumprem pena no sistema prisional APAC e foram parceiros no projeto ‘Regime prisional, visão aberta’.  Estão aqui para mostrar para o Brasil que a metodologia de ressocialização funciona se houver um planejamento eficiente. Não podemos fechar os olhos para isso. A educação prisional tem que sair do anonimato.” 

A FBAC muito se alegra por essa premiação, parabeniza Professor Di Gianne e a todos os recuperandos da APAC de Lagoa da Prata. Estamos juntos!

Curso para administradores e encarregados de tesouraria

A FBAC organizou curso para os administradores e encarregados de tesouraria das APACs no dia 13 e 14 de novembro. Em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Projeto Novos Rumos, Fundação AVSI, Instituto Minas pela paz, Betânica Tanure Associados (BTA) e a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP-MG), através da Diretoria de custódias Alternativas (DCA).

O objetivo do curso para os encarregados de tesouraria foi de os capacitar, bem como seus auxiliares, para que estejam aptos a  planejar, celebrar, executar e prestar contas das parcerias firmadas com o Estado, que implicam desembolso de recursos financeiros, à luz da Lei 13.019/2014  (MROSC), e Decreto 47132/2017.

O objetivo do curso para os administradores foi de os capacitar sobre liderança para administrar as APACs com competência e clareza de objetivos. Betânia Tanure iniciou a capacitação dos administradores dizendo: "O processo de gestão é um processo agridoce. É doce porque é bom, mas é agri porque há que se tomar decisões difíceis. Com um processo agridoce, de maneira correta, teremos logo centenas de APACs, porém de maneira ordenada e correta, proporcionando aos ovos terem um bom ninho, ou seja, uma maneira correta para florescer." 

Ambos os cursos aconteceram no SEBRAE em ambientes diferentes. O SEBRAE é a mais nova parceria da FBAC e APACs, através da BTA. A FBAC agrade todos que contribuíram para que este encontro acontecesse e acolhe com muita alegria esta parceria com o SEBRAE. Temos certeza que irá somente acrescentar novos paradigmas para nossa caminhada. Sejam bem vindos. Obrigado por sua disponibilidade. Conte conosco! Estamos juntos!

APAC de Pato Branco realiza seminário

O Seminário sobre a metodologia da APAC, voltado para capacitação de voluntários aconteceu na cidade de Pato Branco - PR nos dias 20,21 e 22 de Outubro do presente ano. Somos gratos a todos os voluntários que participaram do curso. Voluntários são verdadeiros transformadores sociais. Somos gratos ao inspetor da FBAC Wellington Silva, que dirigiu os trabalhos com competência e conhecimento. Nossos agradecimentos à FBAC por sempre disponibilizar instrutores magníficos e apóstolos do ideal apaqueano, como o instrutor Wellinton que por sua presença de espirito e iluminação, ousamos chamar de pescador de homens!

 Nossa gratidão se estende à AVSI Brasil por apoiar esse trabalho e proporcionar a nós patobranquenses, a oportunidade de participar deste curso.  Em simples palavras e de forma poética, podemos dizer que o curso para voluntários tem como objetivo maior levar o conhecimento sobre a APAC, como nos diz Dr. Mário Ottoboni, “As coisas só tem significado quando as conhecemos”  Dizemos isso, pois na atual sociedade onde as pessoas encontram-se totalmente alienadas ao outro e distantes até mesmo de seu próprio núcleo familiar e afetuoso, como podemos esperar que venham visitar e auxiliar o irmão que se encontra preso?! Torna-se necessário criar laços entre os voluntários e as pessoas condenadas, isso leva tempo e dedicação, que não faltaram na presente jornada.

 Cativar é uma arte, realizar esta ponte e possibilitar tornar a todo individuo que compartilha do mesmo propósito, qual seja, “amar ao próximo” em alguém mais do que importante e essencial a missão de recuperar, ganhar um voluntário para uma APAC é ganhar um amigo que é a força vital para todo o trabalho realizado dentro dos Centros de Reintegração Social das APACs, possibilitando assim a oportunidade de recuperação do homem privado de liberdade.

Com dias intensamente chuvosos, fomos agraciados com a demonstração da providência divina, que colocou em teste todo o grupo envolvido no curso, e provou que a APAC é obra de Deus, sempre poderá contar com um grupo de voluntários firmes e determinados, frutos deste seminário de estudos, superando nossas expectativas.

O presente curso, não apenas apresentou explanações profundas e conhecimentos, testemunhos acerca do Método Apac, mas também nos trouxe a vivência e a importância da persistência no ideal de humanização da pena, que se concretiza a cada dia na luta de todos os irmãos e irmãs apaqueanos e principalmente no trabalho dos voluntários que fizeram nascer no cárcere a esperança para a recuperação de pessoas desesperançadas e despedaçadas.

Neste sentido, entendemos que auxiliar na recuperação/ressocialização trata-se de um trabalho artesanal, possibilitar e dar meios para que o indivíduo se torne responsável pela sua própria recuperação e pela recuperação do próximo é o que difere o método de todo o sistema.

 Equipe da APAC de Pato Branco.

 Estamos Juntos!

 

 

 

       

 

 

APAC de Portugal realiza curso para voluntários

“Só avança quem descansa”, dizem grandes sábios dos nossos tempos.
Depois de um verão com algum descanso o início do ano letivo tem sido de "loucos" (no bom sentido) com programas e mais programas


PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

Tivemos 4 sessões de formação, das quais uma foi em pleno Estabelecimento Prisional de Alcoentre.
Este ano seremos 17 voluntários no terreno. Bem vindos à equipa e obrigada por aceitarem este desafio!

Porque não levar um convidado especial também aos nossos voluntários? Recebemos o Dr. José Souto de Moura durante a formação dos voluntários. Ex-Procurador Geral da República e atual Juiz do Supremo Tribunal de Justiça, que nos falou sobre o Direito Penal e a sua utilidade para todo o Sistema Prisional. Vejam o vídeo:

 

 

PROGRAMAS ALCOENTRE E FARO

  

Começámos um novo programa, o RHI (Relações Humanas Improváveis), que pretende continuar a desenvolver competências dos graduados EtiPAC de Alcoentre. Este será um programa mais introspetivo e intenso do ponto de vista do desenvolvimento humano. Agradecemos ao Psicólogo João Campos pela ajuda no desenvolvimento dos conteúdos.
Iremos ainda começar em breve o programa EtiPAC em Faro.

 

PROGRAMA "THE HOUSES"

 

Num ambiente informal, mas repleto de pessoas interessadas em inovar no sistema prisional, a Teresa Cardoso esteve em Bruxelas numa reunião de planeamento estratégico para o futuro da Europa e dos sistemas prisionais europeus.

 

PROGRAMA ENTRE SISTEMAS

Em parceria com a Aproximar, que lidera o projeto Entre Sistemas.EU, iremos beneficiar de conhecimento e partilha de boas práticas no que toca à educação não formal e promoção do trabalho em ambiente prisional.

 

MAIS FORÇA PARA NOVOS PROGRAMAS

Foram integrados recentemente dois novos associados e que associados:

 

O escritório de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares Silva e Associados não precisa de grandes apresentações. Este é certamente um aliado de peso que dá uma solidez jurídica ao programa APAC Portugal e ajudará a organização a concretizar a metodologia APAC em Portugal.

 

António Miguel é um apaixonado por prisões e um dos maiores especialistas do país em Investimento Social. Poder contar com a sua experiência no que toca a angariação de fundos e promoção da sustentabilidade de organizações será essencial para que a APAC Portugal cresça e venha a ser cada vez mais profissional.


Carlota Lucena
Gestora de Voluntários

This email was sent to O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences 
APAC · Estrada da Torre nº 26 · Lisbon 1750-296 · Portugal 

APAC de Alfenas inicia padaria

A APAC de Alfenas iniciou, no início de outubro, sua padaria. Com recursos de penas pecuniárias, o maquinário foi comprado e o ambiente organizado.

A padaria terá algumas funções muito claras. A primeira refere-se à profissionalização dos recuperandos que estão no regime semiaberto, proporcionando-lhes conhecimento e prática, para que, no futuro possam adquirir emprego nesta área de padaria e confeitaria.

A segunda refere-se à auto manutenção, visto que a APAC produzirá pães de qualidade para atender sua demanda. A meta e a produção de 4000 paes/dia pra atender as APACs masculina e feminina, fornecer pro presidio e venda pra empresas da cidade.

Ao final, a APAC irá também contribuir com instituições beneficentes da região com doações, reafirmando a promoção da justiça restaurativa. Irá inicialmente fornecer pães para a população de alto risco, em parceria com a ação social. Para o natal de 2017 a APAC irá confeccionar e oferecer panetones para os alunos da APAE de Alfenas. Contribuindo com instituições poderemos criar a consciência entre os recuperandos, de que somos parte de uma sociedade e que temos o dever de contribuir para o bem estar desta sociedade.

A APAC de Alfenas agradece a todos que contribuíram para que este sonho de ter uma padaria se tornasse realidade. Estamos juntos!

 

VALDECI É PREMIADO COM FRANQUIA DE PRISÃO HUMANIZADA

Valdeci Antônio Ferreira foi premiado com o maior prêmio do Empreendorismo Social de maior alcance da América Latina. O processo de escolha de Valdeci, que entre tantos foram apontados para concorrer ao prêmio, passou por duas etapas, uma nas quais foi avaliado por um juri de oito especialistas e o segundo momento com votação aberta online no site da folha de São Paulo. 

Durante o último mês nos mobilizamos para votar em Valdeci. Sabíamos que este prêmio era merecido por Valdeci, que doou 34 anos de sua vida para o movimento das APACs. Foram muitas as noites mal dormidas, o cansaço forte e, por vezes, a dúvida sobre a direção do movimento apaqueano. Mas Valdeci se manteve firme e esperançoso. Acreditou, antes de tudo, na recuperação do ser humano e não mediu esforços para que a APAC se consolidasse e se tornasse referência como prisão humanizada.

Sabemos que este prêmio não é só de Valdeci. Como Valdeci muitos e muitos voluntários e voluntárias têm dedicado suas vidas, em muitos lugares, para que a APAC cresça e se fortaleça. Este prêmio é também dos parceiros que tem contribuído imensamente com a caminhada e edificação das APACs. Este prêmio é de toda a equipe da FBAC, que acreditam e trabalham para que as APACs alcancem a excelência em recuperação. Acima de tudo este prêmio é de todos os recuperandos e recuperandas, que percebem Valdeci e Dr. Mário Ottoboni como pais cuidadosos e dedicados, e não cessaram de orar para que Valdeci alcançasse esta premiação e não cessam de orar para que Valdeci tenha forças para sua caminhada diária. 

A noite do dia 6 de novembro de 2017 fica marcada em nossos corações. Foi a noite que coroou uma longa caminhada, mas que está apenas começando. Ao receber o prêmio Valdeci disse: "Eu jamais poderia imaginar há 34 anos atrás, quando visitei a cadeia pública de Itaúna em MG, que teria a alegria e a honra de um dia estar participando de um momento tão bonito. Na verdade a vida não colocou tapetes para eu pisar, mas se encarregou de colocar degraus. Eu tenho procurado galgar cada um deles. E hoje é mais um desses degraus que estamos alcançando. Eu queria dividir este prêmio com Dr. Mário Ottoboni. Ele que é o grande idealista do método APAC. Ele que, com seus 89 anos, trabalhou muito para que os condenados e condenadas da justiça pudessem ter dignidade e ser devolvidos à sociedade com sua cidadania. Não poderia deixar de agradecer de modo especial a todos os membros do Poder Judiciário, Ministério Público, a todas as pessoas da iniciativa privada, ás várias ONGs, aos governos de vários Estados, que têm permitido que o Método APAC possa contribuir com a sociedade."

Que venham mais 34 anos. Que as APACs possam crescer e revolucionar o sistema penitenciário do mundo inteiro. Que Valdeci continue sendo inspirado e inspiração para todos que procuram na APAC um caminho alternativo para a recuperação. Que cada um de nós se sinta agraciado com este prêmio e motivado para continuar nesta caminhada. Estamos juntos!

Saiba mais sobre o prêmio clicando aqui.

Assista ao vídeo clicando aqui.

APAC de Rio Piracicaba realiza mês intenso de atividades

O mês de outubro foi especial na APAC feminina de Rio Piracicaba. O Outubro Rosa na APAC foi momento de formação, cuidado, interação, encontro e busca de conhecimento e reafirmação da autoestima das recuperandas. Com a ajuda de diversos voluntários as atividades desenvolvidas ao longo do mês foram intensas e envolventes. Entre as atividades destaca-se: Dia da Beleza com Mary Key, Exames preventivos com enfermeiras do posto médico, escolha da miss APAC, realização do Dia da Solidariedade Universal, com forte aplicação da Terapia da Realidade, palestras de valorização humana, reuniões de cela, formatura da Viagem do Prisioneiro. 

A APAC agradece todos os voluntários por sua presença, colaboração e atividades realizadas. A APAC acredita que somente com todos os esforços colocados em conjunto se pode Salvar a mulher e matar a criminosa que está dentro dela. Cada um deu sua pequena contribuição para atingir esta grande meta e, com certeza, muitas terminaram este mês renovadas e acreditando em si mesmas, decididas por mudar de vida e traçar novos caminhos. Obrigado a todos. Estamos juntos!

 

Outras notícias

Recuperando da APAC de São João del-Rei vence o Festival da canção

06-11-2017

Aconteceu hoje, 27 de outrubro, na APAC SJDR a final do Festival da Canção. A...

Leia mais

Seminário do Método APAC será realizado em Pelotas/RS

06-11-2017

A cidade de Pelotas/RS receberá nos dias 17, 18 e 19 de novembro o Seminário...

Leia mais

Comitivas visitam APAC de SJDR

30-10-2017

Na última semana a APAC de São João del-Rei recebeu a visita de três comitivas,...

Leia mais

APAC de Pedreiras realiza curso para recuperandos

23-10-2017

Aconteceu no Centro de Reintegração Social de Pedreiras, nos dias 17 a 19 de outubro...

Leia mais

APAC juiz de fora se articula para inciar APACs masculina e feminina

03-10-2017

Boas notícias para Juiz de Fora e região da Zona da Mata! Avançam os entendimentos...

Leia mais

Tradicional “Dia da Pizza” da APAC Frutal mobiliza colaboradores, recuperandos e a sociedade

11-09-2017

Já há alguns anos a sociedade frutalense se acostumou a contribuir com um dos mais...

Leia mais

Diretora da APAC é homenageada pela Câmara de Frutal com Moção de Aplausos e Reconhecimento

05-09-2017

A diretora da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC Frutal, Paula Queiroz,...

Leia mais

APAC de Rio Piracicaba realiza semana da saúde

07-08-2017

A APAC de Rio Piracicaba realizou, de 1 a 6 de agosto, a semana da...

Leia mais

Colabore

31-07-2017

A FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados - não mede esforços para atingir...

Leia mais

Programa Regresso nas APACs de Campo Belo e Governador Valadares

21-06-2017

Em uma iniciativa do Minas Pela Paz e Escola Móvel SESI/SENAI, iniciam hoje dois cursos...

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 003/2017 APAC DE INHAPIM/MG

14-06-2017

A APAC de Inhapim/MG, unidade masculina, no uso de suas atribuições, com fim de contratar...

Leia mais

APAC de Pouso Alegre iniciar curso em pedreiro de alvenaria

08-06-2017

Como informação, inicia hoje na APAC de Pouso Alegre o curso de qualificação em PEDREIRO...

Leia mais

Pai pede perdão 17 anos após abandonar filha

30-05-2017

Jí-Paraná, Rondônia, se prepara para iniciar APAC. Clique aqui para assistir.

Leia mais

APAC de Itaúna no Programa "Como será?"

30-05-2017

Clique aqui para assistir.

Leia mais

Voluntária doa peças de artesanato para recuperandos da APAC Masculina

18-05-2017

Há dez anos Dona Estela conheceu a APAC e desde então desenvolve um trabalho voluntário....

Leia mais

Tio Flávio visita APAC de Passos / MG

09-05-2017

Pela primeira vez, a APAC de Passos recebe a visita do Tio Flávio para três...

Leia mais

Tio Flávio visita presídio e APACs na Cidade de Pouso Alegre

02-05-2017

Em visita à cidade de Pouso Alegre, o Tio Flávio, juntamente com o Ailton Oliveira,...

Leia mais

APAC de Imperatriz realiza curso para voluntários

30-03-2017

II Curso para formação de voluntários e alguns artesanatos feitos por recuperandos do regime fechado.

Leia mais

APACs de Itaúna recebe visita da Itália

27-03-2017

Nessa quarta-feira, 22, a APAC de Itaúna recebeu com muito prazer visitantes da Itália, que...

Leia mais

APAC EM MINAS GERAIS RECEBE VISITA DE EMBAIXADOR ITALIANO

24-03-2017

Na ocasião, foi apresentada a aplicação da metodologia apaquiana e também rotina dos recuperandos “Foi uma...

Leia mais

Recuperandas da APAC Feminina de Itaúna concluem Curso de Costureira

03-03-2017

Na manhã desta quinta-feira,16, foi realizada na APAC Feminina de Itaúna uma cerimônia de formatura...

Leia mais

APAC de Varginha dá passos para se consolidar

03-03-2017

Dia 02/03/2017, foi realizada a reunião mensal da APAC Varginha. Recebemos a visita do Presidente...

Leia mais

APAC de Conselheiro Lafaiete realiza formatura de Curso Básico de Mecânica de automóveis

03-03-2017

A  Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Masculina de Conselheiro  Lafaiete/MG, com...

Leia mais

"Onde tem oração, tem vitória!"

23-02-2017

No dia 17 de Fevereiro, ocorreu na APAC de Pedreiras - MA, o encerramento da...

Leia mais

DIRETOR EXECUTIVO DA FBAC VISITA APAC NO MÉXICO

21-02-2017

Durante os dias 16 a 18 de fevereiro, o Diretor Executivo da FBAC, Sr. Valdeci...

Leia mais

Recuperandas da APAC Feminina de Itaúna concluem Curso de Costureira do Vestuário SESI/SENAI

20-02-2017

Na manhã desta quinta-feira,16, foi realizada na APAC Feminina de Itaúna uma cerimônia de formatura...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg