UM ANO JÁ SE PASSOU

“Quando as mulheres entraram no túmulo, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol, colocaram-se ao lado delas. Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?” Lucas 24:3-5
Em 14 de janeiro completa-se um ano que Dr. Mário partiu desta vida. No início nos sentimos tristes, amedrontados, chocados, inseguros diante do futuro. Porém ao longo deste ano, as palavras dos anjos para as mulheres ecoaram também em nosso coração, ou seja, Dr. Mário vive.
No dia da inauguração do Memorial Mário Ottoboni, Ubirajara, um dos primeiros recuperandos a ser acolhido na APAC de São José dos Campos/SP, disse: “Este memorial é um tabernáculo. Sinto muito forte a presença de Dr. Mário neste local. Sinto que ele está vivo.”
Ele vive, em todas as atividades realizadas pela FBAC, acompanhando as APACs, formando, assessorando, contribuindo, fiscalizando e apresentando novos materiais para profissionalizar e aprimorar os trabalhos.
Ele vive, em cada APAC, que renova no dia-a-dia seu sonho de que “ninguém é irrecuperável”. Em cada pessoa recuperada o sonho de Dr. Mário se refaz. Em cada família reconstituída, a missão de Dr. Mário se atualiza.
Ele vive, no coração e nas ações de cada voluntário, que não mede sacrifícios para contribuir no processo de recuperação daqueles que ninguém mais acreditava.
Ele vive, em cada recuperando(a) que é acolhido(a) na APAC, para iniciar sua caminhada de recuperação.
Ele vive, em cada ex-recuperando(a) que deixa o crime, retorna para sua família e inicia uma nova página em suas vidas, rumo ao bem comum e à construção de um mundo melhor para todos.
Ele vive, junto do ressuscitado, orando e intercedendo a Deus por nós e pela APAC: Obra de Deus, colocada em suas mãos e passada para nossas.
Um ano já se passou. Este ano sem Dr. Mário Ottoboni foi muito difícil. Ele era o conselheiro, diante dos problemas, o guia, diante das incertezas, o amigo, diante das dúvidas, o companheiro, na hora de celebrar as alegrias. Não está sendo fácil coordenar a FBAC e as APACs sem a presença de Dr. Mário Ottoboni. Mas tenho a certeza de que ele vive junto de Deus e está nos acompanhando de onde quer que esteja.
Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Geral da FBAC

 

Nenhuma prisão detém a solidariedade

Primeiro BB do ano mostra a única Conferência de presos mundial

Fica em Paracatu (MG), a única Conferência vicentina do mundo formada por presos, segundo informação do confrade Renato Lima de Oliveira, presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
A Conferência Santo Antônio funciona dentro da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). A Unidade Vicentina tem mais de 20 membros e é um caminho de fé e esperança aos membros que cometeram crimes e, hoje, querem se redimir perante à sociedade.
As atividades da Conferência Santo Antônio são um dos destaques da edição janeiro/fevereiro de 2020 da revista Boletim Brasileiro. A publicação está cheia de fotos e depoimentos emocionantes, que mostram a importância da SSVP nas vidas destes membros.

Fonte: ssvpbrasil

Votos da FBAC

A FBAC deseja a todos um Santo Natal e Feliz 2020. Estamos juntos!

Inaugurado CRS da APAC de Bacabal/MA

O Centro de Reintegração Social (CRS) da APAC de Bacabal/MA foi inaugurado no dia 12 de dezembro, dando assim, um importante passo em prol da humanização do cumprimento das penas privativas de liberdade. O CRS da APAC de Bacabal, recebeu o nome de Dr. Mário Ottoboni, em homenagem ao idealizador da metodologia apaqueana.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da APAC, Pe. José Ribamar Cardoso Lima, lembrou do trabalho de humanização que a APAC realiza com seus recuperandos. "É de extrema importância o envolvimento da sociedade e da família do recuperando. Precisamos de mais amor entre as pessoas, mais humanidade. De nada adianta encarcerar quem cometeu um delito e não recuperar essa pessoa", enfatizou o presidente.

A juíza, Dr. Gláucia Helen Maia de Almeida, titular da 2ª Vara Criminal, destacou que a APAC representa uma grande conquista para a cidade. “Esta obra é fruto da luta de muitas pessoas envolvidas no processo. É um sistema reconhecido de auxílio à Execução Penal, que reforça a dignidade dos recuperandos, promovendo a Justiça Restaurativa e cotribui com o processo de ressocialização e retorno à convivência em sociedade."

A APAC de Bacabal é dedicada ao público masculino e terá capacidade para acolher 39 recuperandos nos três regimes de cumprimento de pena: fechado, semiaberto e aberto.

O regime fechado terá espaços para laborterapia e sala de aula. Já o regime semiaberto terá espaços destinados para oficina, sala de aula, e biblioteca, com disponibilidade física para a criação de outras estruturas. 

A APAC possui ainda, áreas destinadas à estrutura administrativa, setor financeiro e espaços para atendimento à família e atendimento técnico. O consultório médico e o odontológico são comuns aos três regimes. 

A inauguração da APAC contou com a participação dos juízes da comarca de Bacabal Gláucia Maia (2ª Vara Criminal), Marcelo Frazão (diretor do Fórum) e Vanessa Ferreira (1ª Vara Cível); da juíza da 2ª Vara de Itapecuru-Mirim, Mirella Cézar Freitas, representando a Unidade de Fiscalização e Monitoramento do Sistema Carcerário (UMF/TJMA); do presidente da APAC de Bacabal, padre Ribamar; dos promotores de Justiça da comarca de Bacabal Carla Tatiane, Michele Saraiva e Thiago Cândido (substituto); a presidente da Seccional da OAB de Bacabal Andrea Furtado; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Manoel da Concórdia; do prefeito de Bacabal, Edvan Brandão; do delegado Regional de Polícia Civil, Carlos Renato; do subcomandante da Polícia Militar, Daniel Kraieski; do secretário Adjunto de Infra Estrutura, Expedito Junior; e do representante da FBAC, Daniel Henrique, entre outros representantes da sociedade civil.

 

APAC DE ITAÚNA REALIZA RETIRO ESPIRITUAL PARA OS RECUPERANDOS

No primeiro sábado de dezembro, dia 7, foi realizado, para os recuperandos da APAC masculina de Itaúna, um Retiro Espiritual, com o tema: “Em tudo dai graças”. O encontro foi realizado no auditório do regime fechado e iniciou as 8h, onde todos puderam participar de uma missa.

Ao decorrer do dia, foram realizadas pregações e reflexões pelos voluntários, proporcionando aos recuperandos repensar sua expiritualidade e fazer um profundo encontro com o Deus da Vida. A espiritualidade e a necessidade de fazer a experiência com Deus é de suma importância no processo de recuperação do recuperando, compondo os 12 elementos fundamentais da metodologia da APAC.

Após muitas orações e bençãos, o retiro foi finalizado com uma noite de massas para os recuperandos, voluntários e funcionários que estiveram presentes.

Conselho Administrativo da FBAC se reúne em dezembro

O Conselho de administração da FBAC reuniu-se no dia 11 de dezembro, em BH, no Escritório Tomaz de Aquino, localizado à Rua Ouro Preto, 581.

Estiveram presentes Valdeci Antônio Ferreria, Diretor Geral da FBAC; Tatiana Flávia Faria de Souza, Gerene Jurídica de Convênios da FBAC; Wellington Alves, inspetor de metodologia da FBAC e os seguintes conselheiros: Dr. Tomaz de Aquino;  Dr. Henrique Nogueira Macedo; Eneas Alessandro da Silva Melo; Flávio Tófani (Tio Flávio), Deborah Amaral, representando o Conselheiro Jacop Sabatiello.

Vários temas pertinentes à FBAC e APACs foram tratados, entre eles: tratativas sobre os convênios das APACs; diagnóstico das APACs; reincidência nas APACs; Plataforma CIEMA VIRTUAL - curso EAD sobre Método APAC; entre outros.

FBAC realiza encontro para presidentes das APACs

Momento de espiritualidade, estudo, revisão, partilha  e planejamento

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), com apoio e financiamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, em Itaúna/MG, nos dias 10 e 11 de dezembro, encontro para os presidentes das APACs. Além das APACs mineiras, o encontro contou com a presença de presidentes das APACs do Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia. 

O encontro começou com uma belíssima reflexão do Tio Maurício. Apresentando vários trechos da Bíblia, ele proporcionou aos presentes, que vivenciassem um intenso momento de espiritualidade,  reflexão sobre o chamado de Deus e sobre sua missão, como presidentes das APACs. 

A seguir, vários temas foram discutidos. Destaca-se: Diagnóstico das APACs; Reincidência nas APACs de MG; Ciema Virtual - Curso EAD para funcionários; Código de Ética e Conduta; Orientações para o final do ano; Novo modelo de gestão; Modelos de planejamento; Curso de voluntários 2020; Esclarecimentos sobre as parcerias de fomento das APACs; entre outros.

Na avaliação, os presidentes afirmaram que foi um encontro muito produtivo, lhes proporcionando voltar às fontes, reafirmar suas convicções e certezas, a fim de continuarem seu serviço na direção das APACs. Segundo eles, os temas apresentados foram muito pertinentes e, certamente, lhes ajudará para melhorar a gestão das APACs. 

"Agradecemos ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que nos proporcionou realizar este encontro, através da liberação de recursos, para que se tornasse realidade. Gratidão especial a todos e todas, que não mediram esforços e sacrifícios, para se fazerem presentes neste momento importante de nossa caminhada. Que Deus abençoe vocês e suas APACs. Estamos juntos!" Disse Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Geral da FBAC.

Presidente do Conselho de Administração da FBAC participa da inauguração da APAC Feminina de BH

Dr. Tomaz participou da inauguração da APAC feminina de Belo Horizonte, no dia 9 de dezembro. O Centro de Reintegração Social Desembargador Joaquim Alves de Andrade sediará a Apac Feminina de Belo Horizonte, com capacidade para abrigar 142 recuperandas em cumprimento de penas nos regimes fechado e semiaberto. Até o final do ano, a Apac Feminina de BH deverá receber 20 mulheres.

O evento reuniu autoridades dos três poderes, entre elas, o chefe do Judiciário mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais, o vice-governador de Minas, Paulo Brant, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, o procurador-geral de justiça Antônio Sérgio Tonet e o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, entre outras autoridades.

A unidade, construída no bairro Gameleira (região Oeste), abrigará 142 mulheres em cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto. A ocupação será paulatina, por meio de uma análise cuidadosa do perfil das candidatas. Até o fim do ano, o prédio deve receber 20 recuperandas.

O terreno de 6,5 mil m² foi cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Foram investidos R$ 3 milhões na reforma do prédio que já existia no local. Ao todo, 85% dos recursos para a unidade foram destinados pelo TJMG, por meio de penas pecuniárias. O Judiciário mineiro também doou mobiliário e equipamentos. As obras foram executadas com mão de obra de recuperandos e envolvimento da comunidade.

Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.

Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; o presidente do Conselho da Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC), Tomáz de Aquino Rezende, representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.

Curso de Manicure e Pedicure na APAC feminina de Pouso Alegre

Foi realizado o curso de manicure na APAC feminina de Pouso Alegre, dos dias 14 de outubro a 6 de novembro de 2019, com o objetivo de capacitar as recuperandas para o mercado de trabalho.  O curso foi ministrado pela Professora Luciana, do Instituto Federal de Pouso Alegre. A metodologia usada foi teoria e prática, com participação ativa de todas as recuperandas. 

"Concluí o curso de manicure, que foi muito bom, pois para todas que desejam sair e seguir uma nova vida, um curso como esse nos oferece oportunidades de ter uma vida digna, sem precisar se preocupar com os nãos que a sociedade nos dá. Poderemos seguir por nossa própria conta. Esse apoio dado pela APAC é muito importante para a nossa recuperação. E esse curso foi muito bom." Disse a recuperanda Tatiane.

Para a recuperanda Alexandra, "o curso de manicure foi muito importante para mim. Através dessa oportunidade que tive na APAC, descobri um dom que eu nem imaginava ter. Sou muito grata por isso. É um emprego que vou ter na rua. Pretendo me voluntárizar para ajudar muitas pessoas. Serei eternamente grata."

Outras notícias

Votos da FBAC

01-01-2020

A FBAC deseja a todos um Santo Natal e Feliz 2020. Estamos juntos!

Leia mais

APAC DE ITAÚNA REALIZA RETIRO ESPIRITUAL PARA OS RECUPERANDOS

13-12-2019

No primeiro sábado de dezembro, dia 7, foi realizado, para os recuperandos da APAC masculina...

Leia mais

Presidente do Conselho de Administração da FBAC participa da inauguração da APAC Feminina de BH

10-12-2019

Dr. Tomaz participou da inauguração da APAC feminina de Belo Horizonte, no dia 9 de...

Leia mais

APAC feminina de Cachoeiro realiza primeira valorização humana para familiares

06-12-2019

A APAC feminina de Cachoeiro de Itapemirim, que administra o CRS (Centro de Reintegração Social)...

Leia mais

APAC de Pouso Alegre realiza 1° encontro de casais

17-11-2019

Aconteceu no dia 09/11, na APAC de Pouso Alegre, o 1° Encontro de Casais. O...

Leia mais

APAC de Pirapora realiza casamento comunitário pela primeira vez

31-10-2019

A APAC de Pirapora/MG realizou, na manhã do dia 23/10/2019, o primeiro Casamento Comunitário com...

Leia mais

Prefeituras e Câmara firmam parceria com a APAC Frutal

28-10-2019

Uma reunião realizada no dia 10 de outubro, no auditório da APAC masculina resultou numa...

Leia mais

FBAC realiza formação na APAC de Bacabal

25-10-2019

A FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, realizou no dia 24 de novembro,...

Leia mais

Primeiro posto de cidadania implantado dentro do sistema prisional é inaugurado na APAC de Caratinga

18-10-2019

A implantação do PAPRE é uma iniciativa do CEJUSC com o intuído de atender e...

Leia mais

3º Casamento Comunitário APAC de Caratinga/MG

09-10-2019

No dia 6 de outubro foi realizado casamento comunitário com a presença de nove noivos...

Leia mais

APAC de Passos sedia Jornada Treino de Libertação com Cristo

23-09-2019

Com o tema: "Cristo liberta de todas as prisões", a FBAC realizou a IV Jornada...

Leia mais

APAC Feminina inaugura a “Biblioteca Cora Coralina”

17-09-2019

A APAC de São João del-Rei, por meio da Escola Estadual Detetive Marco Antônio de...

Leia mais

APAC de São João del-Rei realiza Semana da Família

05-09-2019

Durante os dias 24 de agosto a 01 de setembro aconteceu a Semana da Família,...

Leia mais

Delegação de autoridades judiciárias de Goiás visita as APACs Frutal

03-09-2019

Numa iniciativa do Tribunal de Justiça e Ministério Público de Goiás, no dia 23 de...

Leia mais

APAC é instalada na Comarca de Barão de Grajaú

26-08-2019

Foi realizado neste final de semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o evento...

Leia mais

Presidente Internacional da SSVP visita APAC de Paracatu

23-08-2019

O Presidente Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, entidade mantenedora de diversas obras sociais...

Leia mais

APAC de Paracatu realiza cerimônia de formatura do Ensino Médio

10-08-2019

No dia 11 de julho, a APAC de Paracatu/MG, juntamente com a Escola Estadual Olindina...

Leia mais

A APAC de Pirapora realiza formatura do curso de panificação bem como a inauguração da…

02-08-2019

A APAC de Pirapora realizou no dia 30/07/2019 a solenidade de formatura do curso de...

Leia mais

Recuperandos da Apac vão trabalhar em obras da prefeitura de Lafaiete

26-07-2019

Buscar mais benfeitorias para o município, para a comunidade e dignidade para os recuperandos. Com...

Leia mais

Recuperandos e recuperandas recebem Certificado de qualificação profissional

09-07-2019

A APAC Frutal realizou na manhã de sexta-feira (5), a Cerimônia de Formatura dos cursos...

Leia mais

Recuperandos fazem a pintura externa do Colégio Estadual

07-07-2019

Mais uma vez recuperandos da APAC Frutal puderam contribuir com a sociedade frutalense. Desta vez,...

Leia mais

APAC de Cachoeiro dará início às atividades em setembro

07-06-2019

O repasse de parte das verbas pelo Governo do Estado será no dia 5 de...

Leia mais

APAC Frutal é campeã do Torneio Regional de Futsal

04-06-2019

Num jogo bastante disputado, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal...

Leia mais

Tio Flávio participa de atividades nas APACs de Caratinga e Inhapim

22-04-2019

Nos dias 15 e 16 de abril a APAC de Caratinga recebeu uma  caravana de...

Leia mais

Criação de peixe permite alimentar e ensinar profissão a internos em Sete Lagoas

09-04-2019

Tanques cheios de peixes estão mudando a rotina e ensinando um ofício a internos da...

Leia mais

APAC de Ivaiporã-PR inicia suas atividades

05-02-2019

No iníco de fevereiro a APAC de Ivaiporã iniciou suas atividades, sendo a terceira APAC...

Leia mais

O que é APAC?

24-01-2019

A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à...

Leia mais

Presidente do TJMG e governador visitam Apac de Itaúna

10-01-2019

Governador anuncia apoio à ampliação de vagas para recuperandos O governador Romeu Zema, de Minas Gerais,...

Leia mais

APAC de Cuiabá lança pedra fundamental

20-12-2018

A APAC de Cuiabá/MT realizou, dia 20 de dezembro, a solenidade de lançamento da pedra...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg