Voluntários promovem 1ª Feijoada Solidária da APAC Masculina

Evento teve como objetivo arrecadar fundos para a unidade

Os voluntários da APAC de São João del-Rei/MG realizaram a 1ª Feijoada Solidária em prol da APAC Masculina. O evento teve como objetivo arrecadar fundos para a compra de um veículo para a entidade.


A iniciativa do evento nasceu a partir da necessidade de se ter um veículo específico para escoltas para a unidade Masculina. Assim, a última turma que participou do Curso de Voluntários, e que foi certificada em junho, elaborou o ato solidário. Ao todo, mais de 20 pessoas se empenharam na atividade.


O grupo conseguiu arrecadar grande parte dos ingredientes por meio de doações. Foram vendidos mais de 300 convites para a 1ª Feijoada Solidária. Voluntários de outras turmas, funcionários, simpatizantes e a comunidade local contribuíram participaram do almoço.


O próximo passo será a procura do novo veículo para a APAC. Lembrando que, as escoltas na APAC são feitas por funcionários(as) da APAC, com auxílio de voluntários(as), e recuperandos(as) do regime semiaberto. As escoltas normalmente são para audiências e consultas médicas.

Delegação de advogados do interior paulista conhecem as APACs Frutal

Uma delegação formada por 14 pessoas de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, visitou no dia 31 de julho os espaços físicos das APACs masculina e feminina e a construção do Centro Educativo para adolescentes em conflito com lei. O grupo, formado por representantes da Fundação Casa de Presidente Bernardes, da Justiça Restaurativa da Vara e Juventude de Rio Preto, do Rotary Clube, de profissionais, professores e estudantes do Direito, foi recepcionado pela diretoria da instituição acompanhada do presidente da 61ª Subseção da OAB local, John Kennedy Mendonça. A caravana foi organizada pelo Coordenador da Comissão de Direito Penal da 22° Subseção da OAB/SP de São José do Rio Preto, Luciano Macri Neto.

Luciano Macri, ao informar que fez o seu projeto de pesquisa e dissertação de mestrado sobre o método APAC, afirma que o objetivo da visita foi conhecer o sistema para, no futuro, disseminá-lo e quem sabe, implantá-lo no estado de São Paulo. "A APAC é uma esperança de diminuição de violência no Brasil". Jocelaine Junqueira, que atua na Justiça Restaurativa da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, disse que ficou emocionada ao ver o trabalho de humanização desenvolvido pela APAC Frutal. Para ela o que se viu foi um atendimento humanitário que proporciona a dignidade da pessoa humana na sua excelência.

"Fiquei impactada com a metodologia aplicada, principalmente no aspecto da empregabilidade, família e participação da comunidade", destacou Tatiana de Oliveira Santos, diretora da Fundação Casa de Presidente Bernardes, que atende adolescentes em conflito com a lei de 12 a 21 anos. Para o presidente da APAC Frutal, Natanael Silveira de Souza, a visita foi importante porque é uma forma de divulgar a instituição e o trabalho desenvolvido para outros estados. "Nossa instituição tem investido cada vez mais em conhecimentos e melhorias estruturais. É muito bom ver pessoas interessadas nesse modelo de humanização prisional", afirmou.

(Jornalista Zilma de Oliveira - Assessora de Imprensa APAC Frutal) 

APAC de Manhuaçu sedia Jornada treino de Libertação com Cristo

Com o tema: "Para quem ama, nada termina, tudo começa", a FBAC realizou a III Jornada treino de libertação com Cristo na APAC de Manhuaçu, dos dias 15 a 18 de agosto.

A jornada foi realizada para as APACs da região Leste de MG, com a participação de 123 recuperandos e mais de 20 representantes das APACs de: Caratinga, Inhapim, Manhuaçu, Manhumirim, Pedra Azul, Santa Maria do Suaçui e Teófilo Ottoni.

A FBAC está realizando seis jornadas treino de Libertação com Cristo em 2019, sendo cinco em Minas Gerais e uma no Maranhão. O objetivo é capacitar os representantes das APACs, a fim de que possam realizar a jornada em suas APACs.

A Jornada de Libertação com Cristo é um dos doze elementos do Método APAC. Consiste em um retiro espiritual, composto por quatro dias de reflexão e oração. Com uma linguagem própria, recuperandos são confrontados consigo mesmos e provocados a realizar uma profunda reflexão sobre suas vidas, seus problemas, suas esperanças e seu futuro.

Para Dra. Denise, presidente da APAC de Manhuaçu, "a jornada foi um grande presente de Deus para nossa APAC. Foi muito bom, não só para os recuperandos, mas para todos nós. Agradecemos imensamente todos que contribuiram para preparar, especialmente à FBAC que nos deu este suporte para realizar este momento maravilho."

Sra. Gláucia, presidente da APAC de Pedra Azul disse: "Eu já tinha participado em uma jornada, em Itaúna/MG, mas ví que muitas coisas estão melhores, como o uso de audio-visuais e outras dinâmicas. Não tenho dúvidas que Dr. Mário Ottoboni foi abençoado e inspirado por Deus, ao criar uma metodologia tão completa, que realmente proporciona a recuperação para os envolvidos na metodologia."

Durante o momento de avalização, vários recuperandos foram à frente para falar a respeito de suas impressões sobre a Jornada:

"Tenho 47 anos. Eu nunca podia imaginar que pudesse existir algo assim. Estou grato a Deus porque me deu esta oportunidade de estar na APAC e participar da jornada. Podem ter certeza, eu não volto mais para o crime."

"Quero pedir perdão por ter ficado tanto tempo em cima do muro. Eu, a partir de agora, estou com a APAC, vou defender esta casa com minha vida."

"Obrigado aos voluntários e funcionários da APAC e a todos os funcionários da FBAC. Esta jornada me ensinou que a vida é muito curta e estou perdendo meus dias e anos atrás das grades. Eu sairei daqui um homem novo, para cuidar da minha família e, se Deus quiser, meus filhos ainda terão orgulho de mim."

A FBAC agradece imensamente à APAC de Manhuaçu, que aceitou prontamente realizar a jornada em suas instalações, e a todos os funcionários e voluntários que participaram do treino, com o objetivo de realizar a jornada em suas APACs. Estamos juntos!

HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR JOAQUIM ALVES DE ANDRADE

No dia 14 de agosto de 2019, faleceu o Desembargador Joaquim Alves de Andrade. Homem sábio, conhecedor do coração humano, não mediu esforços para ajudar a todos que estavam à sua volta. 

Foi no ano de 2001 que o Des. Joaquim Alves visitou a APAC de Itaúna, juntamente com os demais desembargadores das câmaras criminais. A princípio não acreditou ser verdade o que estava vendo e pensou: “Estão mascarando a realidade.” Dias depois, o Des. Joaquim Alves dirigiu seu carro, bem cedo, de Belo Horizonte até a APAC de Itaúna. Seu objetivo: “Averiguar se era verdade tudo que havia visto dias anteriores.” Acolhido na portaria pelos recuperandos, despois de adentrar na instituição, ele não teve dúvida de que este era o caminho para oferecer condições de recuperação para os condenados da justiça.  

O presidente do Tribunal de Justiça decidiu criar um órgão, no âmbito do TJMG, o Projeto Novos Rumos na Execução Penal, indicando o Des. Joaquim para a coordenação do mesmo: “Na época, eu estava recentemente aposentado e pretendia cuidar de outras coisas, mas o Des. Guedsteu me convidou e eu aceitei. Formamos então uma equipe, eu, Dr . Paulo Antonio de Carvalho, de Itaúna, Juarez de Azevedo Morais, de Nova Lima e Dr . Sérgio Resende para tal empreendimento. O processo de implantação do projeto foi aprovado por unanimidade pela corte de Justiça meses depois. Desde então o TJMG tem como política pública de execução penal, o Método APAC, além de auxiliar a divulgação das ideias contidas no plano, passando a intermediar o entendimento entre o Poder Judiciário, Poder Executivo, as APAC`s e finalmente à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).” 

Em 2004 o Projeto passou a se denominar “Programa Novos Rumos”, através da resolução nº 433-2004. O Des. Joaquim Alves de Andrade acreditou profundamente na pessoa humana privada de liberdade e percebeu que a APAC era um caminho de recuperação, que poderia ser oferecido para aqueles que desejassem uma possibilidade de mudança de vida. Neste sentido, não mediu esforços, viajando todo o Estado de Minas Gerais. Visitou várias entidades, participou de Jornadas de Libertação com Cristo, incentivou o aumento das APACs e contribuiu decisivamente para a consolidação das APACs em Minas Gerais e para a expansão para outros Estados. 

“Não faço nada demais, apenas o que um voluntário faz. A essência do cristianismo é a fraternidade. O maior incentivo que tenho é que sei que somos todos irmãos. O maior estímulo que o cristão tem é de praticar o cristianismo, que em última análise é a fraternidade. A APAC tem como finalidade principal, levar a Paz e a Fraternidade para o interior dos presídios, transformando criminosos em cidadãos.” Disse o Des. Joaquim Alves.

Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, expressa o sentimento de todos os apaqueanos: “Tenhamos um coração agradecido. Deus está aumentando o nosso exército no céu, para que, pela intercessão destes apóstolos, renovemos nossas forças para as batalhas na terra. A missão está apenas começando. Estamos juntos!!!”

A FBAC, todas as APACs, voluntários, recuperandos, funcionários e parceiros desejam que o Des. Joaquim Alves de Andrade receba o prêmio da Vida Eterna junto de Deus, Mário Ottoboni, Franz de Castro e todos que não cessaram de servir aos irmãos que mais necessitavam. Que o Pai console os corações de seus familiares: sua esposa Dulcina e seus filhos, Cláudio e Cristiana e que o testemunho de amor e doação do Des. Joaquim Alves de Andrade inspire a cada um de nós, a continuar acreditando na pessoa humana e a não medir esforços para que as APACs sejam espaços de recuperação e celeiros de cidadãos comprometidos com a paz.

 

BIOGRAFIA


Filho de Joaquim Alves de Andrade e Julieta Cordeiro de Andrade, Des. Joaquim Alves de Andrade nasceu em Abaeté/MG. Foi Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, em 1956 e Doutorado em Direito Penal, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de MInas Gerais, em 1958. Recebeu várias medalhas, entre elas: Alferes Tiradentes (1989); Ordem do Mérito Legislativo, Méritio Especial (1992); Santos Dumont, Grau Prata (1987); Santos Dumont, Grau Ouro (1992); Grande Medalha da Inconfidência, Méritos Cívicos (1988); Grande Medalha da Inconfidência, Méritos Excepcionais (1992).

 

APAC de Manhuaçu realiza celebração matrimonial

No ultimo 31 de julho, aconteceu no CRS da APAC de Manhuaçu, a celebração do casamento do recuperando E.A.S e sua companheira, bem como do recuperando J.B.S. e sua companheira.

Os casais já mantinham há muito, união estável e manifestaram o interesse em converter tais uniões em casamento. Ao tomar conhecimento de que os casais nutriam tal desejo, a APAC oficiou ao oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais de Manhuaçu, tendo Doutor Cassiano Moraes Gomes, prontamente atendido ao requerimento de gratuidade para efetivar as conversões, o que terminaria com a gentileza do douto oficial do registro civil, se transformou em uma linda ação voluntária.

Ao ter ciência do evento, a cerimonialista Patrícia Ferreira se voluntariou, como em outras oportunidades, para organizar a cerimônia. Não só ofertou a doação do trabalho de sua equipe, como também convidou amigos e parceiros para transformarem os sonhos dos casais em uma celebração belíssima. Sendo assim, através do nobre gesto de Patrícia Ferreira Assessoria e Cerimonial, pudemos contar com a doação de Staccato Muscial, Maria Bela Noivas e festas, Hélio Mendes fotografia , Daiane Heringer make-up, Studio A, Imperial Buffet, ADM sonorização e luz cênica e Pastor Juliano, o que resultou em uma cerimonia linda, emocionante e tocante.

Ao final da celebração a APAC brindou a todos os convidados com um café colonial, feito na padaria da própria APAC.

A APAC de Manhuaçu é imensamente grata a todos os envolvidos nessa corrente do bem, que oportunizou a todos um celebração emocionante.

 

MISSA NA APAC ARCOS EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO PADRE VALTER

Aconteceu na sexta feira, dia 26 de julho de 2019, a tradicional missa semanal na APAC Arcos, desta vez ainda mais especial, devido a comemoração do Aniversário do Padre Valter Valério, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que atua na APAC de Arcos juntamente com a Pastoral Carcerária e o Grupo de Oração RCC há quase 04 anos, trazendo bênçãos e alegria aos recuperandos.

Padre Valter escolheu comemorar seu aniversário junto aos recuperandos, proporcionando, juntamente com os voluntários do RCC, uma tarde especial.

O grupo contribui fielmente com a APAC, fazendo campanhas para arrecadação de materiais de higiene, proporcionando lanches especiais, colaborando com os eventos que ocorrem na instituição, promovendo a evangelização e pregando o amor e a caridade através de seus atos para com todos.

Após a realização da Missa, os recuperandos leram uma mensagem de aniversário e agradecimento ao pároco, que também recebeu presentes do grupo RCC, encerrando a tarde com bolo de aniversário e um lanche especial.

Além do Padre Valter, estavam presentes os voluntários do grupo RCC, funcionários da APAC, o presidente João Gonzaga e os recuperandos dos regimes semiaberto e fechado.

“Há quase 04 anos, nós do grupo de Oração Nsra. Aparecida – RCC da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, juntamente com nosso estimado Pe. Valter, estamos na missão APAC por amor a Jesus e aos irmãos. Participamos da Santa Missa e temos o grupo de oração, servimos um lanche também que é oferecido a todos. Cremos que o Céu tem se alegrado com essa nossa Missão de Evangelizar.” – Disse a voluntária Silvana Leal .

“Os recuperandos se alegram com a presença do Pe. Valter e do Grupo de Oração na APAC. Eles nos ajudam a ver a beleza da vida com Jesus. Já nos doaram violões para que pudéssemos nos alegrar com canções e louvar a Deus, além de iluminar nossas vidas com orações e nos fortalecer na Fé em Cristo. Somos gratos e sempre seremos.” – Recuperando do Regime Semiaberto.

FBAC realiza espiritualidade para funcionários, voluntários e recuperandos

No dia 09 de agosto, a FBAC realizou momento de espiritualidade online para funcionários e voluntários das APACs. No entanto, algumas APACs transmitiram também para seus recuperandos, que puderam acompanhar a espiritualidade. 

Baseado no Evangelho de São João (2,13-22): "o zelo pela casa de meu Pai me consome", Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, comparou a APAC à casa e explicou aos presentes que Jesus chamou cada um para fazer parte desta obra e cuidar bem desta casa.

Valdeci lhes disse que o gerenciamento da casa é a gestão, comparada ao ninho, e que a metodologia é comparada ao ovo. Para que a APAC tenha sucesso, a gestão deve ser pautada pela espiritualidade, ética e transparência e profissionalismo. Os valores que norteiam a metodologia são: amor, disciplina e confiança. 

Valdeci convidou todos os ouvintes para realizar suas atividades na APAC com entusiamo e dedicação, sabendo que a APAC é obra de Deus. 

A FBAC irá realizar a espiritualidade online para as APACs uma vez ao mês, sendo que a próxima está marcada para o dia 13 de setembro.

Todas as APACs participaram do evento, sendo que várias enviaram fotografias de sua equipe, no momento em que acompanhavam o momento de espiritualidade. Abaixo seguem as fotografias.

Esperamos todos para o próximo momento de espiritualidade em setembro. Estamos juntos. Redação FBAC.

 

      

       

Paula Queiroz participa de Audiência Pública no RS

No dia 8 de agosto, Paula Queiroz, da APAC de Frutal, participou  de audiência pública realizada pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Juntamente com o Deputado Estadual Jeferson Fernandes, o tema das APACs foi abordado. 

Paula falou sobre a história da APAC na cidade de Frutal, explicou os critérios para uma pessoa ser admitida na APAC e expôs os resultados positivos alcançados pelas APACs, em todo o Brasil. Explicou o processo de ampliação, que está acontecendo neste momento, e os convidou a apostar e investir nas APACs.

“A APAC nada mais é que o cumprimento da Lei de Execução Penal. Ela busca colocar em prática aquilo que a legislação pede, o que não acontece no sistema comum. No dia a dia do sistema prisional todas as regras sendo violadas, tirando o direto do apenado de se recuperar. A pena tem uma dupla finalidade: punir e recuperar. O sistema convencional não oferece oportunidade para que o condenado possa se recuperar. Não tenho dúvidas de que a APAC está fazendo a diferença dentro do sistema prisional, pelos resultados positivos que tem alcançado." Disse Paula.

 

APACs no Brasil

No Brasil há 127 APACs em diferentes estágios de implantação, sendo que 51 já administram o Centro de Reintegração Social sem polícia (CRS). No Rio Grande do Sul, o contato e experiência com as APACs mineiras iniciou há cerca de 10 anos. Desde então, muitos voluntários não têm medido esforços para implantar a metodologia no Estado. Desta forma, no RS há hoje 8 APACs em diferentes estágios de implantação, sendo que a APAC de Porto Alegre recebeu os primeiros recuperandos em Janeiro de 2019 e as demais estão se articulando para consolidar o CRS sem polícia e receber os condenados para cumprirem suas penas na APAC.

Fotos enviadas pela APAC de Porto Alegre.

 

APAC de Paracatu realiza cerimônia de formatura do Ensino Médio

No dia 11 de julho, a APAC de Paracatu/MG, juntamente com a Escola Estadual Olindina Loureiro, realizou a cerimônia de formatura do terceiro ano do ensino médio. Seis recuperandos foram certificados. Estavam muito felizes e eufôrios, pois a grduação abre uma porta de esperança para seu futuro. 

A APAC agradece imensamente à todos os professores da escola, que se dedicaram para formar nossos recuperandos e deseja sucesso a todos, ansiando que realmente continuem trilhando no caminho da educação. Deus esteja com todos. A direção

A APAC de Pirapora realiza formatura do curso de panificação bem como a inauguração da padaria “José Trajano Porto”

A APAC de Pirapora realizou no dia 30/07/2019 a solenidade de formatura do curso de panificação para recuperandos do regime semiaberto e fechado. 

A realização do curso se deu através de uma parceria entre o Instituto Minas Pela Paz, o TJMG, a FBAC, Sistema FIEMG e o SESI/SENAI, teve inicio no dia 04 de junho e formou ao todo 30 (trinta) recuperandos. As aulas foram ministradas pela instrutora de formação profissional - Sra. Michelle Márcia Cardoso, que teve como objetivo ensinar aos alunos/recuperandos todas as etapas de produção de várias receitas até o produto final, além de qualificá-los para o mercado de trabalho. 

Também na presente data, foi realizada a solenidade da inauguração da padaria, que teve como objetivo homenagear o Senhor “JOSÉ TRAJANO PORTO” por sua dedicação e trabalhos prestados a APAC de Pirapora. 

O curso de panificação realizado na APAC de Pirapora é fundamental pela perspectiva de ressocialização e inserção no mercado de trabalho. É o nosso papel trabalharmos essa devolução do recuperando para a sociedade preparando-os, principalmente para o trabalho, afirma o homenageado e atualmente o 2º Secretário da APAC de Pirapora – José Trajano Porto. 

A solenidade contou com a presença do Senhor Juiz de Direito – Dr. Carlos Renato Oliveira Corrêa, do Promotor de Justiça – Dr. Leonardo Diniz Faria, do Gerente de Projetos do Instituto Minas pela Paz – Enéas Alessandro da Silva Melo, representantes do poder Executivo e Legislativo, Diretoria Executiva, Deliberativa e Fiscal da APAC de Pirapora. Estiveram presentes também durante o evento, voluntários e demais convidados. 

Na ocasião, o Consultor Jurídico da APAC de Pirapora – Dr. Josmar Soares, recebeu a placa de agradecimento por sua dedicação e coloboração aos serviços prestados a APAC. Esta é uma oportunidade muita justa de homenagearmos o Senhor Dr. Josmar Soares. Ele estar presente desde o inicio da APAC e tem contribuido significativamente para o crescimento desta obra, declara a Presidente da APAC de Pirapora - Katia Cristiane Santos Castro. Por fim, estamos muito felizes com a realização deste curso de panificação na APAC de Pirapora, bem como com a inauguração da padaria “JOSÉ TRAJANO PORTO” primeiramente agradecemos Deus e aos parceiros (Instituto Minas pela Paz, TJMG, FBAC, Sistema FIEMG e o SESI/SENAI) pois sem eles não seria possivel a realização deste curso. Também, agradeceu imensamente ao apoio do Poder Judiciário e a todos que tem se dedicado para oferecer alternativas para o condenado se recuperar. Que o Deus da Vida abençoe vocês e suas famílias! Estamos juntos. 

No final da cerimônia foram apresentados alguns produtos de panificação bem como as instalaçoes da padaria “JOSÉ TRAJANO PORTO” e servido um coquetel feito pelos formandos do curso de panificação.

Diretor Executivo da FBAC participa do III Encontro das APACs Gaúchas

O Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, participou do III Encontro das APACs do Rio Grande do Sul, no dia 30 de julho, no Auditório do Ministério Público do RS, localizado à Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, em Porto Alegre/RS.

Valdeci realizou uma palestra intitulada: “Dificuldades e êxitos na desafiante tarefa de reconstrução do ser humano preso.” Valdeci disse aos presentes: “Estamos oferecendo ao mundo uma experiência genuinamente brasileira, que pode ser aplicada em qualquer país, prisões sem armas, sem policiais, sem violência, sem drogas, sem discriminação de artigos, onde as pessoas que cumprem pena ficam com as chaves dos presídios. Saibamos todos, que nós participamos de uma obra de grandíssimo alcance social e cristão. Estamos acordando uma sociedade amedrontada pela violência e pelo crime, seguindo aquela máxima que diz que cada preso recuperado é um revolver a menos na rua. Segundo Dr. Mário Ottoboni, a APAC nasceu para recuperar o preso e acreditamos piamente em sua recuperação. Pela graça de Deus e através de uma proposta terapêutica, muitos condenados são hoje pessoas de bem e convivem em uma sociedade diferente, que sonhamos para todos nós e para nossos filhos.”

Valdeci terminou sua palestra explanando sobre a FBAC e seu papel no acompanhamento das APACs: “Não tenho dúvida de que aqui no Rio Grande do Sul teremos uma floresta de APACs. No entanto, o Estado do Rio Grande do Sul precisa saber que não há como ter uma floresta de APACs sem a presença da FBAC, seja para orientar, monitorar, acompanhar, ou fiscalizar o trabalho das APACs, O Método APAC funciona, já é consagrado, mas é preciso ter respeito pela metodologia e caminhar junto com a FBAC, que é orientadora e parceira na implantação das APACs.”

 

Presentes:

Várias autoridades estiveram presentes no evento, entre elas: Secretário da Administração Penitenciária, Dr. Cesar Faccioli; Delegado, Dr. Antonio Padilha, Secretário Executivo do RS Seguro e diretor-geral do gabinete do vice-governador; representando o vice-governador e Secretário de Estado de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior; Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar; Deputado Jeferson Fernandes, presidente da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, representando a Presidencia da Assembleia Legislativa; Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais, Dra. Diana Paula Sana, representando o Procurador-Geral do Estado, Dr. Eduardo Cunha da Costa; representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Roque Soares Reckziegel, Coordenador da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto e Vice-Presidente na Área Criminal da Comissão da Defesa, Assistência das Prerrogativas da OAB/RS, representando a Presidência da OAB/RS; representante da AJUFERGS – (Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul) Juiz Roberto Schaan Ferreira; Procurador do MP, Dr. Gilmar Bortolotto; Dr. André Oliveira Pires - Juiz Corregedor do RS; Dra. Elizana Prodorutti, advogada e voluntária da APAC; e Jeferson Oliveira Fernandes, Presidente da Comissão de Serviços Público AL/RS.

Também estiveram presentes os presidentes das APAC do Estado: Dra. Isabel Cristina Oliveira, da APAC DE PORTO ALEGRE; Dr. Tiago Castilhos, da APAC DE CANOAS; Dr. Leandro Thurrow, da APAC DE PELOTAS; Padre Rudinei da Rosa, da APAC DE TRES PASSOS; Dra. Francieli Vasconcelos Nogueira, da APAC DE RIO GRANDE; Dr. Vinicíus Toazza, da APAC DE PASSO FUNDO; Dra. Lisandra Muller, da APAC DE NOVO HAMBURGO; Dr. Antonio Lopes, da APAC DE SANTA CRUZ DO SUL; e Dr. Zeno Spiger, da APAC PALMEIRA DAS MISSÕES.

 

Visita à APAC de Porto Alegre

Durante sua estadia no Rio Grande do Sul, Valdeci visitou a APAC de Porto Alegre, onde pode encontrar-se com recuperandos, voluntários e funcionários da instituição. Os recuperandos acolheram Valdeci, com uma canção e as palavras de um recuperando: "Primeiramente quero agradecer a Deus por ter inspirado a Dr. Mário, fundador das APACs, e a Valdeci que hoje coordena a FBAC. Estamos gratos porque a APAC veio para o RS. Queremos abraçar este projeto. Hoje estamos aqui há 3 meses sem nenhum incidente. Queremos agora, com uma música fazer uma homenagem a Dr. Mário e a você. Estamos juntos!"

 

História das APACs em Porto Alegre 

No Estado do Rio Grande do Sul, o movimento teve início em 2012, quando membros do Ministério Público estiveram visitando a unidade de Itaúna. A partir desse primeiro contato, outras atividades de intercâmbio foram realizadas com o objetivo de promover o conhecimento detalhado da metodologia. Ainda no ano de 2012, membros da direção da APAC de Itaúna e do Ministério Público de Minas Gerais estiveram no Rio Grande do Sul para a realização de um primeiro seminário sobre o método, sediado no Ministério Público gaúcho.

Foi formado um grupo de trabalho para estudo do método e implantação de APACs no Rio Grande do Sul, composto por integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil. Também participaram do grupo de trabalho voluntários e organizações interessadas na difusão da ideia no Estado.

A primeira APAC do Estado foi constituída juridicamente em setembro de 2013, no Município da Canoas, depois de amplo debate realizado com a comunidade local e os poderes Executivo e Legislativo. O Município cedeu o uso de um imóvel para a construção da unidade em Canoas, o que ainda não ocorreu em virtude da carência de recursos.

Em fevereiro de 2014, o Governo do Estado editou um Decreto criando um grupo de trabalho interinstitucional para implantação de APACs no Rio Grande do Sul. Em junho de 2014, o Ministério Público cedeu uma sala para sediar um escritório administrativo da APAC, em apoio à iniciativa que surgia no Rio Grande do Sul.

O Procurador-Geral de Justiça, em reunião realizada em novembro de 2015, garantiu apoio institucional do Ministério Público para implantação de uma primeira unidade da APAC no Estado. Objetivando estimular a implantação de uma unidade da APAC em Porto Alegre, o Ministério Público promoveu, em novembro de 2016, o seminário “A Contribuição das APACs para o Sistema de Segurança Pública”, com a participação de diversas entidades e do Secretário de Estado da Segurança Pública, com quem o tema vinha sendo debatido em sucessivas reuniões.

Em 2017, em razão da decisão do Estado do Rio Grande do Sul no sentido de realizar experiência piloto na aplicação da metodologia, foi criada em Porto Alegre a APAC Partenon. Foi firmado convênio entre o Estado do Rio Grande do Sul, o Ministério Público e o Poder Judiciário, com a finalidade de viabilizar a implantação da metodologia APAC no Rio Grande do Sul. A APAC Porto Alegre Partenon filiou-se à FBAC-Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, recebendo certificação como a única entidade do gênero habilitada para a aplicação da metodologia em Porto Alegre.

O Centro de Reintegração Social da APAC Porto Alegre Partenon foi inaugurado em dezembro de 2018, na antiga Casa do Albergado Padre Pio Buck, cuja posse foi transferida pelo Estado à APAC. Atualmente, 30 recuperandos cumprem pena no estabelecimento.

Hoje, além da de Porto Alegre, existem outras oito APACs constituídas nos municípios gaúchos de Canoas, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Três Passos.

APAC Frutal recebe doação de alimentos arrecadados no Rodeio Solidário de Fronteira

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal recebeu na quinta-feira (25), quatro mil e 490 quilos de arroz, mil litros de óleo e 429 litros de leite. A doação foi feita pela comissão organizadora do 2º Rodeio Solidário composta pelo prefeito da cidade, secretários municipais e vereadores. Do dia 17 a 20 de julho houve shows com a banda Raça Negra, a dupla César e Paulinho, entre outras atrações.

O prefeito de Fronteira, Marcelo Passuelo, explica que a doação à APAC e outras entidades locais foi uma forma de agradecer o comparecimento da população do município, de Frutal e região ao evento solidário. Ainda segundo ele, a APAC foi um dos locais escolhidos por se tratar de uma das instituições modelos no cumprimento de pena. “É um local que dá resultados positivos, a equipe é competente e enquanto for gestor público vamos continuar com essa parceria”, disse.

“Hoje estamos vivenciando o primeiro elemento do Método APAC que é a participação da comunidade”, destacou a gerente administrativa Paula Queiroz Vieira. Segundo ela, a doação vai contribuir e muito para a rotina diária da instituição. Isto porque enquanto o Estado envia recursos para a manutenção de 193 recuperandos atualmente a APAC Frutal possui 251. “Agradeço primeiro a Deus e a todos que participaram desta ação social que também irá beneficiar as famílias carentes dos recuperandos”, informou.

(Jornalista Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

 

Outras notícias

APAC de Paracatu realiza cerimônia de formatura do Ensino Médio

10-08-2019

No dia 11 de julho, a APAC de Paracatu/MG, juntamente com a Escola Estadual Olindina...

Leia mais

A APAC de Pirapora realiza formatura do curso de panificação bem como a inauguração da…

02-08-2019

A APAC de Pirapora realizou no dia 30/07/2019 a solenidade de formatura do curso de...

Leia mais

Recuperandos da Apac vão trabalhar em obras da prefeitura de Lafaiete

26-07-2019

Buscar mais benfeitorias para o município, para a comunidade e dignidade para os recuperandos. Com...

Leia mais

Recuperandos e recuperandas recebem Certificado de qualificação profissional

09-07-2019

A APAC Frutal realizou na manhã de sexta-feira (5), a Cerimônia de Formatura dos cursos...

Leia mais

Recuperandos fazem a pintura externa do Colégio Estadual

07-07-2019

Mais uma vez recuperandos da APAC Frutal puderam contribuir com a sociedade frutalense. Desta vez,...

Leia mais

APAC de Cachoeiro dará início às atividades em setembro

07-06-2019

O repasse de parte das verbas pelo Governo do Estado será no dia 5 de...

Leia mais

APAC Frutal é campeã do Torneio Regional de Futsal

04-06-2019

Num jogo bastante disputado, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal...

Leia mais

Tio Flávio participa de atividades nas APACs de Caratinga e Inhapim

22-04-2019

Nos dias 15 e 16 de abril a APAC de Caratinga recebeu uma  caravana de...

Leia mais

Criação de peixe permite alimentar e ensinar profissão a internos em Sete Lagoas

09-04-2019

Tanques cheios de peixes estão mudando a rotina e ensinando um ofício a internos da...

Leia mais

APAC de Ivaiporã-PR inicia suas atividades

05-02-2019

No iníco de fevereiro a APAC de Ivaiporã iniciou suas atividades, sendo a terceira APAC...

Leia mais

O que é APAC?

24-01-2019

A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à...

Leia mais

Presidente do TJMG e governador visitam Apac de Itaúna

10-01-2019

Governador anuncia apoio à ampliação de vagas para recuperandos O governador Romeu Zema, de Minas Gerais,...

Leia mais

APAC de Cuiabá lança pedra fundamental

20-12-2018

A APAC de Cuiabá/MT realizou, dia 20 de dezembro, a solenidade de lançamento da pedra...

Leia mais

APAC feminina de Pouso Alegre realiza comemoração natalina

17-12-2018

A APAC feminina de Pouso Alegre comemorou o Natal com as recuperandas no dia 16...

Leia mais

APAC de São João del-Rei promove batizado coletivo

01-11-2018

No sábado, 20 de outubro, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de...

Leia mais

Inauguração da “Brinquedoteca Semente do Amanhã”

16-10-2018

         Na sexta-feira e no domingo, 12 e 15, a APAC de...

Leia mais

FBAC realiza curso para Encarregados de Segurança

29-08-2018

Em Parceria com o Tribunal de Justiça de MG, o Programa Novos Rumos, a FBAC ...

Leia mais

Formatura do Curso de Mecância acontece na APAC de Januária

14-08-2018

A APAC de Januária realizou a cerimônia de formatura e a entrega dos certificados aos...

Leia mais

APAC de São João del-Rei participa de workshop no SESC São Paulo

04-07-2018

No último sábado, 30, uma equipe de funcionários e um recuperando da APAC Masculina de...

Leia mais

APAC de São João del-Rei encerra o VII Curso de Formação de Voluntários

20-06-2018

No último sábado, 16, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de encerramento...

Leia mais

Representantes da segurança e da justiça federal de Uberaba conhecem a APAC Frutal

04-06-2018

Representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública e da justiça federal de Uberaba visitaram esta...

Leia mais

JUIZ JOÃO MATOS APRESENTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE O MÉTODO APAC EM PARÓQUIA DE SANTANA

14-05-2018

“Do amor ninguém foge – a experiência da APAC no Brasil” foi o tema de...

Leia mais

Colaboradores e recuperandos fazem exames no Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão

02-05-2018

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, colaboradores e recuperandos da Associação de...

Leia mais

FBAC realiza capacitação para funcionários na APAC de São João del Rei

25-04-2018

As APACs masculina e feminina de São João del Rei/MG receberam a capacitação para seus...

Leia mais

APAC de Pirapora realiza II Jornada de Libertação com Cristo

09-04-2018

A APAC de Pirapora/MG realizou, dos dias 5 a 8 de abril, a II Jornada...

Leia mais

APAC de Varginha realiza várias reuniões em 2018

03-04-2018

Membros da APAC de Varginha reunem-se mensalmente para avaliar e programar suas atividades. Normalmente as...

Leia mais

Homenagem a Dona Cleuza

28-03-2018

"Pelos frutos conhecereis a árvore." Mateus 7,16 Faleceu dia 27 de março Dona Cleuza, mãe do...

Leia mais

Seminário de Estudos e Conhecimento do Método APAC para Voluntários Visconde do Rio Branco…

22-03-2018

Nos dias 16 a 18 de março de 2018, a FBAC – Fraternidade Brasileira de...

Leia mais

APAC Frutal conta agora com fábrica de blocos de cimento

19-03-2018

Quem deseja conquistar o sonho da casa própria ou reformar um imóvel possui agora em...

Leia mais

APAC feminina deverá estar pronta em junho deste ano

20-02-2018

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal está correndo contra o...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg