Conselho Administrativo da FBAC se reúne em dezembro
O Conselho de administração da FBAC reuniu-se no dia 11 de dezembro, em BH, no Escritório Tomaz de Aquino, localizado à Rua Ouro Preto, 581.
Estiveram presentes Valdeci Antônio Ferreria, Diretor Geral da FBAC; Tatiana Flávia Faria de Souza, Gerene Jurídica de Convênios da FBAC; Wellington Alves, inspetor de metodologia da FBAC e os seguintes conselheiros: Dr. Tomaz de Aquino; Dr. Henrique Nogueira Macedo; Eneas Alessandro da Silva Melo; Flávio Tófani (Tio Flávio), Deborah Amaral, representando o Conselheiro Jacop Sabatiello.
Vários temas pertinentes à FBAC e APACs foram tratados, entre eles: tratativas sobre os convênios das APACs; diagnóstico das APACs; reincidência nas APACs; Plataforma CIEMA VIRTUAL - curso EAD sobre Método APAC; entre outros.
FBAC realiza encontro para presidentes das APACs
Momento de espiritualidade, estudo, revisão, partilha e planejamento
A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), com apoio e financiamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, em Itaúna/MG, nos dias 10 e 11 de dezembro, encontro para os presidentes das APACs. Além das APACs mineiras, o encontro contou com a presença de presidentes das APACs do Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia.
O encontro começou com uma belíssima reflexão do Tio Maurício. Apresentando vários trechos da Bíblia, ele proporcionou aos presentes, que vivenciassem um intenso momento de espiritualidade, reflexão sobre o chamado de Deus e sobre sua missão, como presidentes das APACs.
A seguir, vários temas foram discutidos. Destaca-se: Diagnóstico das APACs; Reincidência nas APACs de MG; Ciema Virtual - Curso EAD para funcionários; Código de Ética e Conduta; Orientações para o final do ano; Novo modelo de gestão; Modelos de planejamento; Curso de voluntários 2020; Esclarecimentos sobre as parcerias de fomento das APACs; entre outros.
Na avaliação, os presidentes afirmaram que foi um encontro muito produtivo, lhes proporcionando voltar às fontes, reafirmar suas convicções e certezas, a fim de continuarem seu serviço na direção das APACs. Segundo eles, os temas apresentados foram muito pertinentes e, certamente, lhes ajudará para melhorar a gestão das APACs.
"Agradecemos ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que nos proporcionou realizar este encontro, através da liberação de recursos, para que se tornasse realidade. Gratidão especial a todos e todas, que não mediram esforços e sacrifícios, para se fazerem presentes neste momento importante de nossa caminhada. Que Deus abençoe vocês e suas APACs. Estamos juntos!" Disse Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Geral da FBAC.
Presidente do Conselho de Administração da FBAC participa da inauguração da APAC Feminina de BH
Dr. Tomaz participou da inauguração da APAC feminina de Belo Horizonte, no dia 9 de dezembro. O Centro de Reintegração Social Desembargador Joaquim Alves de Andrade sediará a Apac Feminina de Belo Horizonte, com capacidade para abrigar 142 recuperandas em cumprimento de penas nos regimes fechado e semiaberto. Até o final do ano, a Apac Feminina de BH deverá receber 20 mulheres.
O evento reuniu autoridades dos três poderes, entre elas, o chefe do Judiciário mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais, o vice-governador de Minas, Paulo Brant, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, o procurador-geral de justiça Antônio Sérgio Tonet e o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, entre outras autoridades.
A unidade, construída no bairro Gameleira (região Oeste), abrigará 142 mulheres em cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto. A ocupação será paulatina, por meio de uma análise cuidadosa do perfil das candidatas. Até o fim do ano, o prédio deve receber 20 recuperandas.
O terreno de 6,5 mil m² foi cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Foram investidos R$ 3 milhões na reforma do prédio que já existia no local. Ao todo, 85% dos recursos para a unidade foram destinados pelo TJMG, por meio de penas pecuniárias. O Judiciário mineiro também doou mobiliário e equipamentos. As obras foram executadas com mão de obra de recuperandos e envolvimento da comunidade.
Prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os coordenadores gerais do programa Novos Rumos: desembargadores Márcia Milanez e Antônio Armando dos Anjos e o juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenador executivo; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Lemes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; os desembargadores Maria Luíza de Marilac, Maurício Pinto Ferreira e Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o juiz da Vara de Execuções Penais de BH, Marcelo Augusto Lucas Pereira; o vice-presidente da Apac Feminina de BH, Maurílio Alves Pedrosa; o presidente do Conselho do Minas pela Paz, Cledorvino Belini; representando o diretor executivo da entidade, Valdeci Ferreira; o vice-presidente da Avsi Brasil, Jacopo Sabatiello; o presidente da Kroton Educacional, Evandro José Neiva; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, representando o prefeito Alexandre Kalil; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Neli Aquino.
Curso de Manicure e Pedicure na APAC feminina de Pouso Alegre
Foi realizado o curso de manicure na APAC feminina de Pouso Alegre, dos dias 14 de outubro a 6 de novembro de 2019, com o objetivo de capacitar as recuperandas para o mercado de trabalho. O curso foi ministrado pela Professora Luciana, do Instituto Federal de Pouso Alegre. A metodologia usada foi teoria e prática, com participação ativa de todas as recuperandas.
"Concluí o curso de manicure, que foi muito bom, pois para todas que desejam sair e seguir uma nova vida, um curso como esse nos oferece oportunidades de ter uma vida digna, sem precisar se preocupar com os nãos que a sociedade nos dá. Poderemos seguir por nossa própria conta. Esse apoio dado pela APAC é muito importante para a nossa recuperação. E esse curso foi muito bom." Disse a recuperanda Tatiane.
Para a recuperanda Alexandra, "o curso de manicure foi muito importante para mim. Através dessa oportunidade que tive na APAC, descobri um dom que eu nem imaginava ter. Sou muito grata por isso. É um emprego que vou ter na rua. Pretendo me voluntárizar para ajudar muitas pessoas. Serei eternamente grata."
APAC feminina de Cachoeiro realiza primeira valorização humana para familiares
A APAC feminina de Cachoeiro de Itapemirim, que administra o CRS (Centro de Reintegração Social) masculino, no dia 01 de dezembro de 2019, realizou o primeiro Curso de Formção e Valorização Humana para Familiares, com a presença dos familiares de todos os recuperandos que cumprem pena na APAC.
O curso contou com duas palestras temáticas. A primeira, “A Família no Método APAC”, foi ministrada pelo gestor da APAC, Gustavo Vargas Nascimento, e a segunda, “Família e Afetividade”, foi ministrada pela psicóloga e voluntária da APAC, Isabela Binder de Oliveira Freitas. Logo após, familiares e recuperandos participaram de um almoço e confraternização juntos.
Segundo Ademir Torres, presidente da APAC, "foi um dia abençoado por Deus, momento de felicidade e satisfação dos recuperandos e seus familiares, dos voluntários, dos colaboradores e diretores que estiveram presentes. Uma única palavra resume todo o encontro: “Gratidão”. Gratidão a Deus, aos recuperandos, aos familiares, aos voluntários e colaboradores. O mundo necessita de gente que ama o que faz."
APAC de Pedreiras realiza III Jornada de Libertação com Cristo
A APAC de Pedreiras/MA realizou sua III Jornada de Libertação com Cristo, dos dias 21 a 24 de novembro de 2019. Com o tema: "Reconciliai-vos com Deus e com o próximo", a Jornada contou com a participação de 104 recuperandos.
Segundo Luiz Morais, encarregado administrativo da APAC, "esta foi uma grande Jornada de Libertação com Cristo. Estamos muito felizes pela presença e ajuda da FBAC neste evento. Os recuperandos foram tocados em seus corações. Estamos cansados, mas valeu a pena todo o empenho."
O presidente da APAC, Sr. Enoque Filho, estava muito feliz: "Estamos felizes por mais esta Jornada. Tenho certeza que os recuperandos foram tocados e abençoados. Agradeço primeiramente a Deus, por acompanhar nossa APAC, à FBAC, por nos auxiliar, aos funcionários da APAC, que não mediram esforços para realizar a Jornada e a todos nossos voluntários, que foram tão prestativos e empenhados na realização deste evento. Muito obrigado a todos." Disse ele.
Segundo Marcelo, encarregado de metodologia da FBAC, no Maranhão, "A realização excelente da III Jornada de Libertação com Cristo demonstra o quanto a equipe da APAC, funcionários, técnicos, voluntários e parceiros locais, cresceram na execução deste elemento fundamental. Um dos pontos altos desta Jornada foi a participação da excelentíssima juíza, Dra. Ana Gabriela Ewerton, que, de forma direta e objetiva, apresentou a palestra: 'O mundo em que vivemos'."
A FBAC parabeniza a APAC de Pedreiras, seu presidente, Sr. Enoque, e todos que não mediram esforços para que esta jornada fosse realizada com tanto carinho e eficiência. Estamos juntos.
A Jornada de Libertação com Cristo é um dos doze elementos do Método APAC. Consiste em um retiro espiritual, composto por quatro dias de reflexão e oração. Com uma linguagem própria, recuperandos são confrontados consigo mesmos e provocados a realizar uma profunda reflexão sobre suas vidas, seus problemas, suas esperanças e seu futuro.
FBAC realiza Jornada treino de Libertação com Cristo no Maranhão
A FBAC concluiu, em Viana/MA, seu planejamento de realizar seis Jornadas treino de Libertação com Cristo em 2019. Com o tema: "Para quem ama, nada termina, tudo começa", a jornada aconteceu dos dias 28 de novembro a 01 de dezembro. O objetivo das jornadas treino foi preparar voluntários e funcionários das APACs para que realizem, a partir de 2020, suas Jornadas de Libertação com Cristo.
A jornada contou com a presença dos presidentes e representantes das APACs de Bacabal, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, São Luiz, Timon e Viana. Participou também um representante da APAC de Macau, do Rio Grande do Norte.
Também estiveram presentes: Bruno Marcus Peixoto Costa, Gestor de Atendimento de Humanização Penitenciária, representando o secretário de Estado, Murilo Andrade de Oliveira, do prefeito de Viana, Magrado Aroucha Barros, do presidente da câmara de vereadores, Valter Serra, e outros vereadores, do Diretor Geral da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, e outros membros da FBAC.
"Desde ontem tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Diretor Geral da FBAC, Valdeci. Para nós foi uma satisfação ouví-lo. Estou muito feliz de representar Dr. Murilo e estar com todos vocês, irmã Cristina, presidentes das APACs, funcionários, voluntários e, especialmente, com os recuperandos." Disse Dr. Bruno.
"Estamos muito felizes pelo que vimos aqui hoje. A APAC conseguiu tranformar um prédio velho, abandonado e destruído, em um local lindo e aconchegante, que proporcionará a recuperação e a mudança de vida daqueles que desejam uma oportunidade. Contem com nosso apoio." Afirmou o prefeito Magrado.
A presidente da APAC, Irmã Cristina, disse: "Quando Valdeci nos propôs realizar esta jornada ficamos muito felizes e temerosos. Não acreditamos que iríamos conseguir realizá-la. Em vários momentos quase desanimamos. Felizmente recebemos este prédio novo e nos dedicamos inteiramente para reformá-lo e realizar a jornada. Não foi fácil. Tivemos toda sorte de problemas, mas com o incansável trabalho dos recuperandos, funcionários e voluntários, realizamos esta jornada, que foi uma bênção na vida de todos nós. Só tenho a agradecer, primeiro a Deus, depois a cada um que se tanto se dedicou. Muito obrigada."
Marcelo Moutinho, encarregado de metodologia da FBAC Maranhão, ressaltou: "A Jornada de Viana foi uma prova de superação, tanta para a FBAC, quanto para a equipe da APAC de Viana e provou, mais uma vez, que quando Deus quer, não há barreiras que Ele não nos ajude a superar. A APAC transformou uma creche abandonada em uma escola da liberdade responsável."
A Jornada de Libertação com Cristo é um dos doze elementos do Método APAC. Consiste em um retiro espiritual, composto por quatro dias de reflexão e oração. Com uma linguagem própria, recuperandos são confrontados consigo mesmos e provocados a realizar uma profunda reflexão sobre suas vidas, seus problemas, suas esperanças e seu futuro.
A FBAC agradece imensamente à APAC de Viana/MA, que aceitou prontamente realizar a jornada em suas instalações e não mediu esforços, para que a jornada fosse um sucesso. Apesar dos problemas e dificultades, a APAC de Viana não titubeou. Deus abençoe esta APAC, seus recuperandos e familiares, voluntários, funcionários e todos os representantes das demais APACs do Maranhão.
Estudantes de direito de Brasília visitam APAC de Paracatu
No último sábado (16/11/2019), recebemos a visita de 20 acadêmicos do Curso de Direito da UPIS - Uniao Pioneira de Integração Social do Distrito Federal. A visita foi acompanhada pelo professor Dr. Rodrigo Lelis Neiva, que fez parte da primeira Diretoria Executiva da APAC no ano de 2003 e naquela ocasião atuou como Diretor de Execução Penal.
O Dr. Rodrigo proporcionou ao seus alunos ampliar os conhecimentos acerca do funcionamento de uma APAC, da humanização da execução penal, bem como da recuperação e reintegração social dos recuperandos da APAC. Os alunos almoçaram junto aos recuperandos, tiveram momento teórico com o Presidente da APAC, Sr. Euripedes Tobias, e em seguida conheceram todas as atividades laborais e profissionalizantes do Centro de Reintegração Social da APAC de Paracatu/MG.
A visita foi marcada por momentos muito emocionantes. A mensagem deixada para os operadores do Direito foi que eles possam ser esperança para os encarcerados da Comarca de Brasília e de outras Comarcas onde vierem exercer sua profissão.
"Um dos momentos mais emocionantes de todas as visitas que já fiz em minha vida, foi no momento em que entramos no pátio e ficamos no centro. Lá estavam todos os recuperandos da APAC, os quais fizeram questão de cantarem músicas para nos homenagear e agradecer por nossa visita lá. Todos nós ficamos muito, muito emocionados. Foi um dia maravilhoso. Grato à todos." Disse professor Rodrigo Lelis Neiva.
Presidente do TJMG visita APAC de Patos de Minas
O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, visitou a APAC de Patos de Minas, no dia 14 de novembro. Foi recepcionado, juntamente com sua comitiva, pelo presidente da APAC, Hugo Leonardo Messias, pelo juiz da comarca, Dr. Melchiades Fortes da Silva Filho, pelo promotor da Comarca, Dr. Paulo Henrique Delicoli, por voluntários, funcionários e pelos recuperandos que cumprem pena na APAC.
A APAC de Patos de Minas agradece imensamente à visita. Segundo o presidente da APAC, esta visita foi uma grande bênção para a instituição e para todos que o receberam, principalmente para os recuperandos.
A APAC de Patos de Minas, fundada em 1983, recebe 63 recuperandos no regime fechado de cumprimento de pena, porém, atualmente a APAC encontra-se em obras, a fim de duplicar sua capacidade e acolher outros recuperandos em sua estrutura.