APAC de São João del-Rei participa de workshop no SESC São Paulo
No último sábado, 30, uma equipe de funcionários e um recuperando da APAC Masculina de São João del-Rei, participaram do workshop “Imagens Sem Fronteiras - Histórias de Populações Vulneráveis” e do bate-papo “A Representação da População Prisional: Eles se Reconhecem?”, promovido pelo Projeto VOZ, no SESC Paulista, em São Paulo.
O convite para participar do evento surgiu através dos trabalhos realizados pelo Projeto VOZ, representando pelo fotógrafo Leo Drumond e pela jornalista Natália Martino, na unidade da APAC são-joanense, como o workshop feito anualmente, que faz parte do Foto em Pauta e da produção da revista A Estrela, que foi realizada em 2016 com mais de 20 recuperandos da APAC Masculina.
O recuperando Wellington Paixão foi convidado para participar de ambos os momentos, relatando assim, a vivência do sistema carcerário humanizado, das atividades culturais e artísticas e da importância dos trabalhos voluntários realizados dentro da APAC.
Dentro os assuntos falados teve a relação de imagem da pessoa presa, do uso de uniforme, da ocultação do nome e das diversas ações que vão contra a ressocialização que estão presentes nos presídios e penitenciárias do Brasil.
O evento foi promovido pelo SESC Paulista, que apoia projetos de cunho social e de direitos humanos. Estava presente também o presidente da APAC de São João del-Rei, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, que abordou toda a criação e construção da APAC são-joanense, assim como os pontos da metodologia APAC.