Secretário de Administração Penitenciária de SP visita APAC de Itaúna e a FBAC
No dia 16 de Abril, a APAC de Itaúna e a FBAC, receberam o Secretário de Administração Penitenciária de São Paulo, Senhor Nivaldo Cesar Restivo e outros representantes da Administração Penitenciária daquele Estado. Foram acolhidos e acompanhados pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador do Programa Novos Rumos, Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, pelo juiz de Direito da Comarca de Itaúna, Dr. Ivan Pacheco de Castro, pela direção da APAC de Itaúna e pelo Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antonio Ferreira.
O objetivo da visita foi conhecer in loco a metodologia APAC e os bons resultados apresentados. Sr. Nivaldo, após conhecer as dependências da APAC, dialogar com os recuperandos e com funcionários, afirmou: “Fiquei muito impressionado com o trabalho realizado pela APAC. Vocês, recuperandos, estão de parabéns e esperamos poder encontrá-los em liberdade, vivendo de modo digno. Essa ideia precisa ser multiplicada.”
Valdeci, muito emocionado, disse aos visitantes: “Eu esperei, ansiosamente, por mais de 30 anos, a visita do Senhor Secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. Esta é uma das visitas mais importantes que já recebemos na APAC de Itaúna, porque sabemos que pelas suas mãos, Senhor secretário, e pelas mãos generosas de sua equipe, a APAC poderá retornar, finalmente, para o Estado de São Paulo. Queremos devolver para os paulistas, a obra de misericórdia que nasceu na cidade de São José dos Campos. A APAC, com certeza, é uma obra de Deus a serviço da humanidade, e esperamos que esta visita de hoje possa abrir este novo caminho que queremos percorrer daqui para frente.”
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) nasceu em São José dos Campos/SP, em 1972. Dr. Mário Ottoboni, inspirado por Deus, criou a APAC e sua metodologia. A APAC é uma Entidade Civil de Direito Privado, parceira da Justiça na Execução Penal. A APAC se espalhou por várias cidades paulistas, porém 30 anos mais tarde, a experiência em São Paulo, por razões diversas, foi encerrada. Levada para Minas Gerais, pelas mãos do Diretor da FBAC, Valdeci Ferreira, e devidamente assessorados por Dr. Mário Ottoboni, com o apoio institucional do TJMG e do Governo Estadual de Minas Gerais, as APACs floresceram e se multiplicaram, inclusive, em outros Estados da Federação.
Lamentavelmente, Dr. Mário Ottoboni faleceu em 14 de Janeiro de 2019 com um grande sonho, qual seja, reabrir as APACs em seu Estado natal. Com a visita recente, na APAC de Santa Luzia, do governador de São Paulo, João Doria, e agora, do Secretário de Administração Prisional, uma porta se abre, a fim de que a APAC possa, com a graça de Deus, retornar ao seu berço original. “Devemos lançar a semente, mas é Deus que a faz crescer.” Dr. Mário Ottoboni
A redação FBAC