Tema do Congresso

O tema do Congresso, Somos todos recuperandos, foi proposto pelo Juíz de Execuções Penais da Comarca de Itaúna, MG, Brasil, Dr. Paulo Antônio de Carvalho.

O objetivo deste tema é contribuir para que cada um possa olhar para si mesmo, perceber suas limitações e erros, para se colocar, junto com os presos que estão cumprindo pena nas APACs, com humildade, em uma caminhada de superação, onde cada pessoa tem algo a contribuir. "Ninguém é tão rico que não possa receber, nem tão pobre que não possa dar."

O lema do Congresso: "Recuperar o preso, reconciliar famílias e pacificar comunidades" é um convite a rever o objetivo e missão das APACs no Brasil e no mundo.

A leitura bíblica escolhida para acompanhar nossa reflexão e oração para o congresso foi Gálatas 3,28;

Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.

Reflexão

Paulo de Tarso poderia ser considerado o profeta da inclusão. No tempo em que viveu, o mundo estava muito dividido. Os judeus se consideravam nação santa, povo escolhido, povo santo. Para eles os demais eram pecadores, condenados por Deus, desprovidos de salvação. O mundo era dividido entre puros e impuros: mulheres, doentes e estrangeiros eram todos considerados impuros.

Paulo se dirige a todas as pessoas. Ele foi capaz de perceber as contradições do coração humano e a acolhida de Deus, ensinada por Jesus Cristo. Para Paulo todos estavam sujeitos ao pecado e somente a graça de Deus poderia curar o ser humano.

Paulo pregou veemente que a partir de Jesus Cristo, um novo tempo se iniciou. Não há mais espaço para cultivar diferenças ou rancor. Todos são iguais, não importando suas opções ou procedência. Todos são pecadores.

Se todos somos pecadores, evidentemente, todos somos recuperandos. O Evangelho de Jesus Cristo nos convida a uma atitude de humildade, acolhida e confiança na misericórdia de Deus. Também nos convida a acreditar, incondicionalmente, na recuperação do ser humano. Nunca podemos esquecer que a APAC é a casa de Deus e todos estamos em processo de recuperação.