"Aos que esquecem de si, para servir os infortunados, a todos os apaqueanos, embaixadores de minh’alma e de meu ideal. Vocês serão companheiros que eu amarei para sempre.” Mário Ottoboni

"APÓSTOLO DO AMOR NAS PRISÕES"

A FBAC, as APACs, recuperandos(as), voluntários(as), funcionários(as), parceiros(as), amigos(as) e colaboradores, prestam esta homenagem ao querido Dr. Mário Ottoboni, fundador da APAC e idealizador de seu Método.

Dr. Mário nasceu em 11 de setembro de 1931 e faleceu em 14 de janeiro de 2019. No entanto, não existe partida para aqueles que estarão sempre em nossos corações. Em cada pessoa recuperada nas APACs, sempre teremos a certeza de que Dr. Mário vive, e aquilo que ensinou continua ecoando em nossos corações, afinal "Ninguém é irrecuperável!"

 
CONHEÇA MELHOR DR. MÁRIO OTTOBONI
Biografia de Dr. Mário Ottoboni
Vídeos de Dr. Mário Ottoboni?
 

DEPOIMENTOS:

"Nesta madrugada, dia 14 de janeiro, Deus abriu as portas do paraíso para acolher o teu servo amigo, bom e fiel, Dr. Mário Ottoboni. Já não temos mais um líder e inspirador das APACs na terra, mas com certeza temos um pai e intercessor junto de Deus, a velar por todos nós que acreditamos na força da ressurreição, capaz de vencer as trevas do pecado e da morte. A exemplo do nosso querido Dr. Mário, agora ao lado do Servo de Deus Franz de Castro, continuemos perseverantes no nosso caminho das APACs, sempre fiéis aos propósitos por ele anunciados e jamais deixando de acreditar na recuperação do ser humano. Obrigado Senhor pela vida do Dr. Mário, inteiramente repleta de gestos de amor e doação. Obrigado!!!"

Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC Segundo

 

“Dr. Mário vai nos fazer muita falta. Estamos nos sentindo órfãos de sua pessoa, porque as ideias continuam e, certamente, irão perpetuar através desse trabalho, que é fundamental para a mudança da sociedade, nesse ponto crucial, que é a execução penal. Pedimos a Deus para recebê-lo porque foi um filho de Deus, que agora, quando volta, está deixando para trás um mundo muito melhor do que quando ele nasceu. Isso não é para muitos, mas somente para os escolhidos por Deus para uma missão. Ele realmente abraçou o preso como um irmão. Dr. Mário, vá com Deus! Que Deus o acolha no paraíso! Iremos preservar a sua memória e o seu bonito testemunho.”

Dr. Paulo Antônio de Carvalho, juiz da Comarca de Itaúna/MG

 

“Através da metodologia, muitas pessoas voltaram à vida. Nossa gratidão é enorme. Crescemos como seres humanos, descobrindo que muitas pessoas, por acaso, não tiveram as mesmas chances que nós. Dr. Mário nos ensinou o perdão e a misericórdia. Eu e muitos juízes mineiros não somos somente magistrados melhores por conviver com Dr. Mário Ottoboni, mas nós somos pessoas melhores. E Agora, neste momento de despedida, a responsabilidade aumenta muito sobre nós, sobretudo por causa da influência que podemos ter no cuidado com a metodologia das APACs.”

Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, Tribunal de Justiça de MG

“Cuando conocí a Mario en la prisión de Humaita, supe que era un hombre especial de Dios. Debido a la fe y el coraje de Mario, APAC existe como un lugar de esperanza y sanación para la vida de hombres y mujeres delincuentes que son tratados no como prisioneros sino como recuperandos, nuestros hermanos y hermanas que están recuperando su dignidad moral y social. Gracias Mario por tu amor y liderazgo visionario.”

Ron Nickel, Prison Fellowship International

 

"Gracias Dr. Ottoboni por su ejemplo como hombre de Dios y por la creación de la Metodología APAC como una inspiración de Dios por el bien de los prisioneros y sus familias. Celebremos la vida de Mario Ottoboni y demos gracias a Dios por su testimonio de amor y liderazgo visionario y seamos los continuadores de su legado."

Dorestela Medina, Directora Regional de la PFI para América Latina

 

"Elevo a Deus minhas preces na intenção de Dr. Mário Ottoboni, para que Deus recompense o grande trabalho que desenvolveu, através do método APAC, pela recuperação dos nossos irmãos condenados. O testemunho de sua vida e de sua atuação fica na memória dos colaboradores e como exemplo para a nossa sociedade."

Dom Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do RJ

 

"Grande parte da vida do Dr. Mário foi dedicada à causa do condenado, a tal ponto desse nosso mentor declarar que 'todo homem é maior do que o seu erro', de que do 'amor ninguém foge'. Suas palavras e seus exemplos modificaram profundamente minha concepção sobre a execução penal, em que a valorização humana e a evangelização alimentaram a minha esperança de enxergar uma pena que pune e ressocializa o condenado. Tornei-me um apaqueano! Somos eternamente gratos a Deus pela vida do Dr. Mário Ottoboni."

Dr. Paulo Henrique Delicole, Promotor da Execução Penal de Patos de Minas/MG

 

"Tive a satisfação de conhecer Dr. Mário, creio eu, soube captar a vontade divina e socorrer nossos irmãos privados de liberdade. Ninguém pode saber exatamente como são as agruras do cárcere. Aqui em Cuiabá, em dezembro, houve o lançamento da pedra fundamental para a construção da unidade que aplicará o Método APAC. Que Deus abençoe Dr. Mário e continue a nos fortalecer na luta diária."

Dra. Josane Guariente, Promotora de Justiça de Cuiabá/MT

 

"Dr. Mário deixou marcas que nem o tempo apaga, trabalhou incansavelmente, lutando pelos mais excluídos da face da terra: os presos. Nosso missão agora é dar continuidade a esse trabalho abençoado que um dia esse homem de Deus, iluminado pelo Espírito Santo, edificou. Do amor ninguém foge. Descanse em paz Dr. Mário."

Maria Abadia Garcia Vecchi, presidente da APAC de Patos de Minas/MG

 

"Muito obrigado, Dr. Mário, por ter cuidado tão bem de todos nós. Obrigado pelo senhor nunca ter desistido. Obrigado por nos amar antes mesmo de nos conhecer. Obrigado por confiar em nós. Fique tranquilo que cuidaremos da APAC com o mesmo carinho que o senhor cuidou."

Recuperando D.E.

"Guardo no coração e na cabeça seus ensinamentos, todo homem é maior que seu erro. Estamos juntos! Siga na paz, na certeza de que sua obra continua."

Ana Cláudia Junqueira, psicóloga voluntária

 

"De onde estiver (certamente será um lugar reservado aos grandes humanos que se asemelham às divindades), continue nos inspirando e em oração conosco. Obrigada querido pai, amigo e mestre Ottoboni, sobretudo por ter vivido para nos ensinar o mais genuíno amor cristão. Descanse em paz. Te amarei para sempre."

Tatiana Faria, funcionária da FBAC

 

A articulação Comboniana de Direitos Humanos faz memória do Dr. Mário ottoboni. Neste tempo de violência descontrolada, Mário Ottoboni testemunhou fé no ser humano, em seu potencial e capacidade de regeneração. A violência não se vencerá com a repressão, mas ampliando as garantias de dignidade e respeito para todas as pessoas, também aqueles que erraram."

Missionários Combonianos do Coração de Jesus

 

"È salito in cielo un grande uomo Mario Ottoboni che per me è un santo uomo che ha saputo costruire qualcosa di grande in questa società. Siamo certi che incontrerà Don Oreste e insieme continueranno dal cielo a lavorare a favore dei detenuti per migliorare questo mondo. Sono certo che dal cielo Mario Ottoboni ti darà tanta forza a te e a tutti gli amici della realtà APAC. Siamo in lutto con tutti voi, uniti nel Signore risorto."

Giorgio Pieri è amici, Fraternità di Comunione e liberazione

 

"Please accept our deepest condolences for the loss of a man who spent his life for the poorest people and for the inmates, giving concrete solutions that also our Community in Italy has chosen to undertake. Please extend our most sincere condolences to his family."

Giovanni Ramonda, presidente da Comunidade Papa João XXIII

VEJA OUTROS DEPOIMENTOS

Você conheceu Dr. Mário Ottoboni? Gostaria de deixar seu depoimento?

Escreva para: fbac@fbac.org.br

"FBAC PLANTA ÁRVORE EM SUA SEDE ADMINISTRATIVA,

EM HOMENAGEM AO DR. mÁRIO OTTOBONI"

"Queremos com este gesto, agradecer Dr. Mário Ottoboni por toda sua vida doada ao serviço dos condenados. Assim como esta árvore irá crescer e ganhar o céu, prometemos a Dr. Mário que nunca iremos abandonar sua obra de amor. Logo iremos construir o Memorial Mário Ottoboni, que será um pequeno espaço para manter viva sua memória em nosso meio. Obrigado Pai pela vida de Dr. Mário. Obrigado Dr. Mário por sua doação integral à serviço das APACs. Estamos juntos!" Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC

 

"MEMORIAL MÁRIO OTTOBONI"

Recentemente, a FBAC concluiu as obras de construção da sua Sede Administrativa e atuamente está empenhada na construção do CIEMA (Centro Internacional de Estudos do Método APAC). Com a sua colaboração queremos honrar Dr. Mário Ottoboni, bem como manter viva sua memória, através da construção do Memorial Mário Ottoboni. Localizado na sede da FBAC, o memorial será um espaço para a preservação de objetos, livros e manuscritos de Dr. Mário Ottoboni, além de peças da antiga APAC de São josé dos Campos.

"As coisas só tem significado quando nós as conhecemos."

Clique na imagem DOE para contribuir pelo PAGSEGURO:

ou DOE através de TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Banco do Brasil

Agência 0425-1

C/C - 69.728-1

Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados

CNPJ 01.528.418/0001-39

"para quem ama nada termina, tudo começa."

ACOMPANHE A FBAC:

2019 ® FBAC. Todos os direitos reservados

Rua João Nogueira Santos, 346 - Bairro Nogueirinha

35680-250 - Itaúna - MG - Brasil

FBAC é afiliada à