FBAC participa de lançamento da pedra fundamental da APAC juvenil de Pouso Alegre/MG

capa materia 02 setembroFotos: Riva Moreira/TJMG

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG

 

No dia 27 de agosto foi realizada a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de mais uma unidade APAC juvenil, desta vez na cidade de Pouso Alegre/MG.

A solenidade aconteceu no Fórum da comarca e contou com a presença da FBAC na pessoa de seu Diretor Executivo de Gestão e Controle, Ari de Jesus Soares Pereira, e de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário local e estadual, bem como de lideranças regionais.

WhatsApp Image 2021-09-02 at 09.38.43

Em seu discurso, Ari de Jesus fala sobre as expectativas em relação ao projeto: “É um sentimento de grande alegria, e também de grande responsabilidade. Mas, com amor, o projeto será muito bem-sucedido”.

Durante a cerimônia, o desembargador Abi-Ackel, representou e leu o discurso do Presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, que não pode comparecer ao evento. Em seu discurso, o Des. Gilson Lemes enfatizou o protagonismo da APAC juvenil no mundo:

Milhares de indivíduos adultos já tiveram suas vidas transformadas pela metodologia apaqueana. Adaptado, o Método já vem, agora, atingindo os corações e as mentes de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na APAC Juvenil de Frutal/MG, que é a primeira do gênero no mundo e iniciou oficialmente suas atividades em maio deste ano. Em breve, a experiência irá alcançar esta comarca.

NOT-11--PEDRA-FUNDAMENTAL-APAC-JUVENIL

Ainda em discurso, o desembargador Abi-Ackel destacou a diferença dos custos entre APAC e o Sistema Comum: Enquanto o Estado desembolsa cerca de R$18.000,00 por mês na recuperação de cada adolescente no sistema tradicional, estima-se que o custo no sistema da APAC Juvenil seja em torno de R$2.300,00". E ressaltou: "Iniciativas como esta são fundamentais para que possamos acabar com o espetáculo da punição, fomentado pela sociedade. Temos, sim, que investir muito em educação, e a Apac que, em breve, vamos inaugurar traz esse novo conceito”.

Na nova APAC os adolescentes também vão ter acesso ao ensino básico e médio, além de oficinas de aprendizado e convênios com empresas da região.

As obras da unidade juvenil têm previsão de início em outubro de 2021 e estimativa de término em meados de 2022. Ela ocupará uma área de 1,2 mil metros quadrados e capacidade para atender, inicialmente, até 60 adolescentes. 

APAC de Imperatriz/MA expõe artesanato dos recuperandos em feira 

capa materia 01 de  setembro

Entre os dias 29 de agosto e 05 de setembro, os artesanatos produzidos pelos recuperandos da APAC de Imperatriz/MA estarão expostos na Feira Cidadã, realizada em um shopping da cidade.

Tapetes de retalho, redes, pulseiras e tiaras, estes são alguns dos produtos expostos no estande da APAC montado na feira. A organização do estande ficou por conta de 25 pessoas, sendo essas colaboradores, voluntários e familiares.

WhatsApp Image 2021-08-30 at 14.51.54

A Feira Cidadã é organizada pelo Imperial Shopping, Casa do Artesanato e Prefeitura de Imperatriz e tem o objetivo de promover o artesanato local.

"Para nós o mais importante que vender é apresentar o Método APAC para a sociedade, contudo, as vendas têm sido bem satisfatórias", destaca Eline Nara, encarregada financeira e responsável pela oficina da APAC.

Dona Antônia Maria de Jesus é mãe de um dos recuperandos que tem o trabalho exposto na feira. Orgulhosa, ela conta sobre a experiência:

É motivo de muita satisfação e orgulho ver o trabalho do meu filho e outros recuperando sendo exposto em uma feira como esta, isso mostra o valoroso trabalho que a APAC e todos os seus profissionais fazem por estas pessoas que estão em busca de uma nova vida e de ser melhor cada dia. Sinto muito orgulho do meu filho porque a cada dia ele se torna um ser humano melhor.

A laborterapia é um dos trabalhos desenvolvidos nas APACs. A atividade busca mostrar para o recuperando que as mãos que um dia praticaram um crime, hoje são capazes de pintar, desenhar, criar, costurar, tecer, enfim, fazer coisas bonitas. Deste modo, o trabalho laborterápico busca a reflexão pessoal e a cura interior do recuperando através do artesanato.

Conheça a Metodologia APAC:
https://www.fbac.org.br/2021/pt/metodo-apac

Documentário sobre as APACs é lançado na GloboPlay

capa materia 31 de agosto azul
Desde a última semana, o documentário "Unguarded", que retrata as APACs e já recebeu diversos prêmios do cinema internacional, está disponível na plataforma de streaming GloboPlay.

Filmado em diversas APACs de Minas Gerais no ano de 2019, o documentário produzido pela cineasta ítalo-americana, Simonetta Wiener, em parceria com a FBAC e está rodando o mundo todo, tendo recentemente iniciado um tour pelas prisões norte-americanas.

 

fotos1

A parceria com uma plataforma de streaming é novidade para a causa apaqueana e o documentário ficará disponível por 5 anos. Uma oportunidade ímpar para todo o projeto das APACs. 

Para assisti-lo é preciso ser assinante e, então, acessar o link:

Fique ligado, nos próximos dias vamos publicar uma estrevista que nossa equipe realizou com a diretora do filme, Simonetta Wiener.

Inaugurada APAC em Nepomuceno/MG

capa materia 25 de agosto

A cerimônia de inauguração do Centro de Reintegração Social – CRS da APAC de Nepomuceno/MG aconteceu no dia 20 de agosto e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, Gilson Soares Lemes; o Ministro do Supremo Tribunal Federal – STJ, João Otávio de Noronha; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG, Marcos Lincoln dos Santos; o juiz da comarca, Sérgio Luiz Maia; a prefeita da cidade, Iza Menezes; entre outras autoridades e lideranças da região.

WhatsApp Image 2021-08-25 at 10.15.22

Tatiana Flávia Faria de Souza, Gerente Jurídica e de Parcerias da FBAC representou a entidade na solenidade, e destacou a importância do acolhimento da comunidade na implantação da nova APAC:

"A inauguração da APAC é de fundamental importância para a expansão do Método. A nova unidade amplia as possibilidades de levar esse projeto, com foco na recuperação e reintegração social, para um número maior de presos no estado de Minas Gerais, sobretudo numa comunidade como Nepomuceno, que já é imensamente envolvida com a proposta da APAC, em especial o Dr. Sérgio Luiz Maia, juiz responsável pela execução penal na comarca."

WhatsApp Image 2021-08-25 at 10.15.25

 

WhatsApp Image 2021-08-25 at 10.15.24

A APAC de Nepomuceno terá capacidade para acolher 60 recuperandos em regime fechado e semiaberto, e começará a recebê-los após a celebração do contrato com a SEJUSP/MG para o custeio das atividades.

Realizado o 1º curso de capacitação para supervisores de oficinas das APACs

capa materia 23 de agosto

Nos dias 16 e 17 de agosto, foi realizado na APAC masculina de Pouso Alegre/MG o Curso de Capacitação para Supervisores de Oficinas das APACs. Ao todo, participaram do evento 68 encarregados de 37 unidades de Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, respeitando, claro, todas as normas de segurança, estabelecidas em função da pandemia, conforme a classificação da região.

curso apac pouso alegre-5

 

 

O evento foi realizado pela FBAC, em parceria com o Programa "Novos Rumos" do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Escola Judicial Des. Edésio Fernandes (EJEF) e APAC de Pouso Alegre/MG. O conteúdo foi organizado com temáticas variadas, desde gestão, finanças e a implantação de novas unidades produtivas. A ideia do curso nasceu da necessidade de aprimoramento dos supervisores em relação à gestão e operação das unidades produtivas apaqueanas.

Valdeci Ferreira, Diretor-geral da FBAC, ressalta o valor humano do trabalho nas unidades produtivas:

"A profissionalização e a geração de renda são benefícios complementares das unidades produtivas. São importantes, mas o principal objetivo é a reflexão interior dos recuperandos e sua preparação para ressocialização."

curso apac pouso alegre-21

O professor Osvaldo Maurício de Oliveira, coordenador do curso de Administração da PUC Betim/MG, ministrou uma palestra sobre gestão e operação das unidades produtivas, ele destaca a importância do trabalho da unidades produtivas para os recuperandos:

"E um dos desafios é prepará-los (os recuperandos) profissionalmente para, quando estiverem em liberdade, se inserirem no mercado de trabalho. Neste sentido, as unidades produtivas se tornam instrumentos pedagógicos na formação profissional do recuperando para que essa ação seja exitosa."

Enéas Melo, gerente de projetos do Instituto Minas pela Paz (IMPP), também ministrou uma oficina no evento. Para ele, as unidades produtivas são essenciais no processo de ressocialização dos recuperandos.

"A capacitação profissional é essencial no processo de ressocialização dos recuperandos, ali eles aprendem uma atividade nova, se capacitam, recebem educação e podem sair mais preparados para o mercado de trabalho."

curso apac pouso alegre-13

Entre as atividades do evento, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar as unidades produtivas da APAC anfitriã, a qual desenvolve atividades, como: suinocultura, panificação, lavoura de café, entre outras.

curso apac pouso alegre -1

Também foi apresentado um painel com cases de sucesso na implantação de unidades produtivas. Os casos apresentados foram: APAC de Sete Lagoas/MG com o projeto de piscicultura; APAC de São João del-Rei/MG com a fábrica de móveis; APAC de Nova lima/MG com a fabricação de hóstias; APAC de Paracatu/MG com o projeto de hidroponia, e, por fim, a APAC de Manhuaçu/MG apresentou a padaria da unidade.

Giovanni de Resende, zootecnista e supervisor de oficina da APAC de Sete Lagoas/MG, ajudou no desenvolvimento do projeto de piscicultura. Ele conta sobre a importância do compartilhamento de experiências no evento: 

"Estes eventos são importantes tanto para a formação dos profissionais como para dar visibilidade aos projetos já implementados. Essa é uma oportunidade de troca, em que as instituições podem contribuir mutuamente na gestão e na otimização de uso dos recursos e até mesmo na integração das atividades."

Após o evento ficou ainda mais evidente a importância de aprimoramento e profissionalização dos profissionais envolvidos na gestão das unidades produtivas. Afinal, quanto mais desenvolvidas e bem estruturadas, maior o número de pessoas beneficiadas. Ganham as APACs, os recuperandos, as instituições e a sociedade.

Other news

An angel interceding for us

23-02-2016

Valdeci I remember kindly our dear Glory. His unconditional love and his passion for the...

Read more

Outpatient care implementation in APAC of Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respected doctor in our city of Caratinga for his humanitarian attitudes...

Read more

FBAC realises on-line meeting with Presidents of APACs

01-09-2015

It was realised in the night of this Monday (31/08/2015) the first meeting online between...

Read more

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • defensoriamg.jpg
  • governoMA.jpg
  • isvor.jpg
  • logogoverno.png
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • tjmg.png
  • UE.jpg