Instituto Federal do Sul de Minas oferece curso de inglês a recuperandas da APAC feminina de Pouso Alegre/MG

capa curso de ingles

 

Desde 2017, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com APAC feminina de Pouso Alegre/MG vem oferecendo cursos profissionalizantes presenciais como de manicure, garçonete, cabelereira e design de sobrancelha. Devido à Covid-19, os cursos têm se realizado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Neste ano, já foram realizados os cursos de recepcionista e de copeira. Atualmente estão matriculadas 22 (vinte e duas) recuperandas no projeto “Inglês sem Fronteiras”.

O Coordenador do Curso, Rafael Gomes Tenório, acredita que “a parceria entre o IFSULDEMINAS e APAC na promoção de cursos de extensão ajuda muito na formação profissional das recuperandas, para que possam estar qualificadas para o mercado de trabalho e se sentirem importantes na sociedade”.

Para a tutora, Maria de Cássia Pereira Carlos, “as recuperandas da APAC estão demonstrando por meio das avaliações muito interesse e comprometimento, sendo notório devido às excelentes notas que conseguiram”. A tutora conta também que toda semana é realizado um encontro virtual chamado “English Club”, em que se estuda toda atividade da semana e há também um momento para esclarecer dúvidas das alunas. Durante este encontro, conta que elas demonstram muito entusiasmo e interesse pelo aprendizado da Língua Inglesa. Em suas palavras, “a parceria está sendo oferecida com muito carinho para a APAC e levando para as recuperandas o estudo de um dos idiomas mais difundidos entre diferentes países – a Língua Inglesa – que com toda certeza fará muita diferença na vida delas”.

 

Curso ingles 

 

Uma recuperanda relata sua experiência com o curso: “Para mim está sendo muito construtivo participar desse curso, pois, mesmo não sendo fácil, é importante para mim e está sendo uma oportunidade imensa que estou aproveitando bastante, assim como pretendo aproveitar vários outros cursos que surgirão, pois nos ajuda não só no aprendizado, como também na construção do nosso futuro. Só tenho a agradecer pela oportunidade”.

 

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA 2021 GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL JUNHO 2021

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, convoca para Assembleia Geral Extraordinária Virtual, a ser realizada no dia 28 de junho de 2021, à 8h30min, na Plataforma Google Meet, a fim de eleger os delegados regionais.

 

1. Baixe o Edital 002/2021, de convocação clicando AQUI.

2. Baixe o Estatuto da FBAC, clicando AQUI.

3. Participe da Assembleia Extraordinária Virtual, clicando AQUI.

 

Assembleia geral

APAC DE SANTA LUZIA/MG INAUGURA A GALERIA DE ARTES “MARIA MIRANDA”

galeria-de-artes-sla-capa

Na última segunda-feira, 14 de junho, a APAC de Santa Luzia/MG proporcionou à comunidade luziense mais uma fonte de cultura e arte ao inaugurar a Galeria de Artes “Maria Miranda” no próprio Centro de Reintegração Social (CRS) da cidade.

Símbolo de inovação e sensibilidade em ano pandêmico, a Galeria de Arte recebeu o nome de Maria Miranda, um nome forte para definir sua representatividade. Sua filha, Hélia Miranda, foi convidada a narrar um pouco de sua história, fazendo uma comparação da homenageada com muitas outras “Marias” do nosso país, salientando que ela foi uma mulher que sempre inspirará a vontade de vencer e de construir sonhos para transformá-los em realidade.

Na cerimônia de inauguração, um recuperando da APAC explicou que a galeria recebe o nome de uma mulher, mas Maria não segue sozinha. Ela traz consigo todas outras mulheres que também são homenageadas, pois todas têm “a chave” – fazendo alusão às chaves com chaveiros personalizados contendo o nome das “Marias”, como nome da referência pessoal de mulher para os recuperandos. Os chaveiros foram recolhidos numa bandeja e posteriormente expostos num quadro da galeria.

galeria-sla-chaves

A Galeria tem como objetivo incentivar a arte e privilegiar os recuperandos, bem como oportunizar visibilidade a artistas locais. Os quadros estão à venda e os interessados devem entrar em contato direto com a administração da referida APAC.

Essa inauguração é motivo de orgulho e admiração por toda equipe da FBAC e APACs, pois a arte no sistema prisional além de promover reeducação e inserção social, agrega e contribui para uma sociedade melhor e mais fraterna.

Premiação do Concurso Literário: “Franz de Castro, servo de Deus, e a minha conversão”

concursoliterario-capa-final

Idealizado pelo voluntário Padre Dimas de Paula e coordenado pelo Gerente de Relações Institucionais da FBAC, Rinaldo Guimarães, iniciou-se no dia 14 de fevereiro de 2021, data comemorativa dos 40 anos de martírio do Servo de Deus, Franz de Castro, o concurso literário nas APACs com o tema: “Franz de Castro, servo de Deus, e a minha conversão”.

Ao todo, a FBAC recebeu 303 textos, os quais foram preparados com muito carinho e empenho pelos recuperandos e recuperandas das APACs. As obras passaram por um minucioso processo de avaliação que contou com uma comissão de jurados composta por voluntários, funcionários e parceiros das APACs e da FBAC, sendo eles: Aparecida Lima, Maria do Perpétuo Socorro Leão da Silva, Robson José da Silva, Tânia Mara Nogueira e Tio Flávio.

Os textos mostram lindas experiências de vida e de recuperação, que servem de inspiração para todos. As composições serão todas reunidas e levadas à causa de postulação da beatificação de Franz de Castro. Além disso, dentre eles, 30 foram escolhidos para compor um livro que será publicado em breve e distribuído às APACs.

Foi um momento de muita emoção e alegria para todos que estavam acompanhando a premiação. O idealizador do concurso, Padre Dimas, em sua fala disse que: “é uma grande alegria estar nesta manhã participando e fazendo memória do Servo de Deus e querido Franz de Castro que com o seu sangue regou o início da APAC”.

Os ganhadores foram: Fabiana Viana do Vale, recuperanda da APAC de Belo Horizonte/MG (1º lugar); Dênis Rodrigues, recuperando da APAC de Sete Lagoas/MG (2º lugar); e Celso Machado, recuperando da APAC de Pato Branco/PR (3º lugar). Após o resultado, cada um dos vencedores apresentaram a sua composição ao público.

concurso-vendedora

 

Com toda a certeza, Franz ficaria imensamente feliz e orgulhoso com os belos textos escritos em sua homenagem. Como ele já dizia: “Quantas transformações lindas pude presenciar de homens que estavam na lama, que admitiram ser tratados como irracionais, e, hoje recuperados!”.

Leia abaixo a redação vencedora:

 

Fã de Franz

 

Chegou a hora de prosear

Sobre uma nobre pessoa vou falar

Apresento a todos vocês

Este ilustre homem de grande altivez

 

Sabem o que ele tinha em sua bagagem?

Misericórdia, muito amor e coragem

Sua história em verso e prosa vou contar

E no final sei que a este homem vão admirar

Ele levava a Palavra de Deus

Para ovelhas perdidas que viviam no breu

Servo fiel

Companheiro daquele que foi réu

Empenhado a pastorear

Muitos problemas ajudou a sanar

Não deixava a população na mão

Oferecendo lhe também o pão

À exemplo de Jesus 

Franz também chegava com a luz

Junto ao seu amigo Mário

Seu legado não ficou no armário

 

As Apac’s eles criaram

E este sonho realizaram

Aos presos deram dignidade

Cumprindo seus direitos com verdade

Advogado muito comprometido

Lutou veemente pelos oprimidos

Hoje estamos aqui para homenagear

Este homem que o altar deve ser o seu lugar

Acabou si tornando refém 

Daqueles que por muitos são tratados com desdém

Homem de grande ideal

Nunca deixou de ser leal

Pelos sem liberdade deu sua vida

Sendo baleado naquela avenida

Por homens que mais parecia algoz

Metralharam sem piedade nem dó

Não teve o direito nem de despedir

De seus familiares na hora de partir

Em prol da causa dos encarcerados

Guerrilhou até o fim o danado

Ele não deixou os presos à sós

E bravamente defendeu todos nós

Em vida auxiliou a muitos a si converter

Após sua morte não podemos deixar de aprender

Que é por meio da conversão

 

Que nossa caminhada terá solução

Apoiados em Jesus devemos peregrinar

E assim conquistaremos o ressocializar

Estamos aqui para agradecer

 

Por este mártir que si foi por mim e por você

Agora é aguardar a santificação

 

Por tudo que propôs e colocou em ação

Meu dedo de prosa tá terminando

Gostei muito de estar compartilhando

 

A importância histórica

Através dessa retórica

Deste servo de Deus

 

Que precocemente nos deu adeus

 

 

 Fabiana Viana do Vale

Apac Feminina de Belo Horizonte

 

FBAC reforça o papel das APACs durante audiência pública promovida pelo STF

FBAC-Audiencia-publica-2021-capa-

No dia de hoje, 14 de junho de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, por meio de videoconferência, sob a relatoria do Ministro Gilmar Mendes, a Audiência Pública do monitoramento prisional no âmbito do Habeas Corpus nº 165.704, do Distrito Federal.

Além de discutir a questão do estado de coisas inconstitucional do sistema penitenciário brasileiro, a audiência abriu diálogo sobre o cumprimento da ordem coletiva proferida nos autos do referido HC e o papel dos Tribunais no enfrentamento da superlotação carcerária.

Foram convidados autoridades e representantes da sociedade civil com expertise no assunto. Dentre eles, participou o Diretor-geral da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira.

FBAC-Audiencia-publica-2021

Em sua fala, Valdeci contou um pouco sobre a história das APACs, seu surgimento e crescimento até os dias atuais. Registrou ainda o importante papel do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que, por meio do Programa Novos Rumos, adotou o Método APAC como Política Pública para humanizar a pena. Prestou, por fim, seu agradecimento à Tânia Fogaça, Diretora-geral do DEPEN, e à Cíntia Assumpção, Ouvidora Nacional dos Serviços Penais, e a toda sua equipe pelo comprometimento incondicional com a causa apaqueana.

O Diretor-geral da FBAC encerrou sua fala citando o poema "Renova-te", da escritora Cecília Meireles:

 

"Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo."

 

 

 

Otras noticias

Un angel que intercede por nosotros

23-02-2016

Me acuerdo con cariño de nuestra querida Glória. Su amor incondicional y su passión por...

Lea Más

Implantación de servicio ambulatoria en APAC de Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respetado médico en nuestra ciudad de Caratinga por sus actitudes humanitarias...

Lea Más

APAC de Teófilo Otoni hace el lanzamiento del Programa El Viaje del Prisionero

02-09-2015

El último sábado, día 29 de agosto, la APAC de Teófilo Otoni divulgó el Programa...

Lea Más

CD con Himnos de la APAC ya se encuentra a la venta

01-09-2015

Ya está disponible, al precio de R$ 15,00, para venta el CD con los Himnos...

Lea Más

FBAC realiza reunião online com Presidentes de APACs

01-09-2015

Fue realizado en la noche de este lunes (31/08/2015) la primera reunión onlie entre la...

Lea Más

Socios

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • defensoriamg.jpg
  • governoMA.jpg
  • isvor.jpg
  • logogoverno.png
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • tjmg.png
  • UE.jpg