Em tempo de pandemia A Viagem não pode parar

A Viagem do Prisioneiro se tornou parte da metodologia da APAC desde o ano 2015, quando chegou ao Brasil. É um programa da Prison Fellowship International, que tem o objetivo de apresentar Jesus a toda pessoa privada de liberdade. Ele está inserido no quarto elemento do método Apaqueano que é a Espiritualidade, sendo assim, todos os recuperandos e recuperandas que cumprem pena na APAC tem a oportunidade de viver essa grande Viagem.
O curso é realizado em 8 sessões de aproximadamente duas horas cada, e ao final, os cursistas são graduados em uma cerimônia. No dia 12 de março a APAC de Imperatriz /MA realizou a formatura de 13 recuperandos do regime fechado.
“A importância desse estudo do evangelho de Marcos é a liberdade em poder estudar e pensar, sem necessariamente se colocar como igreja, o recuperando começa a enxergar Deus de outra forma, eles se sentem livres para falar de Deus.” Disse o facilitador do curso na APAC de Imperatriz, Marcílio Cortez.
Todos são convidados a conhecer e ajudar na propagação do Programa A Viagem do Prisioneiro, mas, somente os prisioneiros podem participar do curso, pois este tem uma metodologia própria a quem está privado de liberdade. E neste período de pandemia em que os voluntários estão impossibilitados de realizarem atividade dentro das APACs, os próprios recuperandos e funcionários estão fazendo A Viagem acontecer.

APAC de Alfenas recebe treinamento do Curso A viagem do prisioneiro

No dia 5 de fevereiro, a Coordenadora Nacional do Programa "A Viagem do Prisioneiro", Adilza Mendes Paraízo, realizou, na Apac Masculina de Alfenas, o treinamento do programa "A viagem do prisioneiro, com o intuito de formar novos facilitadores para realizar o curso para os recuperandos da APAC, e do presídio da cidade.
Participaram do curso, 23 pessoas - entre recuperandos e funcionários. Iniciando às 8 horas, com término às 17 horas. Com o treinamento os participantes estão aptos a realizarem as atividades, junto aos recuperandos, com base no Evangelho de Marcos.

A APAC de Ivaiporã/PR promove a formatura das duas primeiras turmas do Programa “A Viagem do Prisioneiro”

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Ivaiporã/PR promoveu no dia 23 e 24 de setembro de 2020 a formatura do Curso "A Viagem do prisioneiro", com entrega dos certificados.

A formatura ocorreu após a realização de 8 sessões durante o mês de Setembro, que objetivaram apresentar Jesus Cristo ao condenado, promover uma experiência profunda de encontro com Deus e criar um discipulado de Cristo, renovando sua esperança e propósito de vida.

O Programa “A Viagem do Prisioneiro” é um Programa da Prison Fellowship Internacional, realizado no Brasil em parceria com a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, baseado no Evangelho de Marcos, as seções do curso visam responder três perguntas: 1. Quem é Jesus? 2. Porque ele veio? 3. O que significa segui-lo?

Nesta cerimônia graduaram-se 32 recuperandos dos regimes fechado e semiaberto.

Segundo o Coordenador do curso, Hugo Leonardo Vieira Nobre e os facilitadores Hilário Vanjura e Maria Julia de O. Pascoal “O curso foi excelente, pois teve a participação assídua e voluntária de todos recuperandos. Durante o curso, percebeu-se a melhora gradativa de todos. Acreditamos que o curso seja um ponto de partida para uma nova vida se espelhando em Cristo, nosso redentor e criador.”

Estamos Juntos !!!

APAC de Inhapim realiza graduação do Curso "A viagem do Prisioneiro"

No dia 03 de dezembro de 2020, a APAC de Inhapim/MG concluiu com uma linda cerimônia o curso “A Viagem do Prisioneiro”. Foram graduados 17 recuperandos que participaram das 8 sessões do curso.

Estiveram presentes na cerimônia, a presidente da APAC, Sra. Giovana Beatriz Ferreira, funcionários do setor administrativo e segurança, além dos recuperandos do regime fechado, onde aconteceu o evento.

Alguns recuperandos, assessorados por funcionários, conduziram a graduação com muito zelo e amor pelo programa. A mesma equipe liderou todos os trabalhos durante o curso.

Cada recuperando graduado, além de receber um lindo certificado personalizado, ganhou também uma bíblia doada pela SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, e um presente surpresa, preparado com muito carinho pelas madrinhas, a psicóloga Beatriz e a assistente social Cristine.

Foi um momento de grande riqueza para os recuperandos graduados, os recuperandos facilitadores, os funcionários e voluntários envolvidos e todos os participantes: Celebrar a conclusão do curso A Viagem do Prisioneiro e comemorar a transformação que Jesus realiza em nossas vidas.

Aspirantes ao Diaconato Permanente, da Diaconia Carcerária, da Diocese de Divinópolis recebem treinamento do Curso "A viagem do prisioneiro"

Desde o mês de fevereiro, a FBAC está contribuindo na formação dos aspirantes ao Diaconato Permanente, da Diaconia Carcerária, da Diocese de Divinópolis, a convite do Bispo Diocesano, Dom José Carlos Souza Campos. 

A coordenadora do Programa "A Viagem do Prisioneiro", Adilza Paraízo, ministrou o treinamento nos dias 8 e 15 de agosto. "O grupo estava muito motivado, participativo e decidido a fazer algo para os prisioneiros. Tenho plena certeza de que não medirão esforços para iniciar um belo apostolado nos presídios da diocese de Divinópolis." Afirmou Adilza.

"O curso A Viagem do Prisioneiro tem um ponto de partida essencial, que é a Palavra Viva. Tem um meio fundamental de aplicação do seu conteúdo, uma didática e pedagogia simples, porém inclusiva e eficaz! Como é gostoso levar uma boa notícia depois de tê-la recebido. Estamos todos motivados para entrar em campo e cumprir a nossa missão. Foi uma benção poder participar desta Viagem que está apenas começando." Disse Sr. José Levi, aspirante ao Diaconato.

Segundo Sr. Normandes, também aspirante ao diaconato: "O curso foi muito bom mesmo. Tenho a certeza que este projeto irá ganhar forma e corpo entre nós. Foi espetacular. Estamos muito motivados. É só o início. Estamos construindo nosso caminho. Agradecemos a FBAC por nos proporcionar este momento."

 

A DIOCESE DE DIVINÓPOLIS

A Diocese de Divinópolis está localizada no Centro Meridional de Minas Gerais. Composta por 25 municípios, foi criada em 11 de julho de 1958, sendo desmembrada da Arquidioce de Belo Horizonate e da Diocese de Luz. Com uma população de 600 mil habitantes, há diversos presídios na diocese, além das APACs masculina e feminina de Itaúna, que já administram o Centro de Reintegração Social sem Polícia e a APAC de Divinópolis, que está em construção.

 

O PROGRAMA A VIAGEM DO PRISIONEIRO

 

O Programa A Viagem do Prisioneiro é um programa da PFI - Prison Fellowship Internaticional. A FBAC é filiada à PFI e responsável pela aplicação e acompanhamento deste programa no Brasil, seja nas APACs, seja no sistema penitenciário comum. 

O programa consiste no estudo do Evangelho de Marcos. De forma ecumênico, o curso pretende responder 3 perguntas: Quem é Jesus? Por que ele veio? O que significa seguí-lo? É um programa ecumênico e tem tido uma excelente adesão dos prisioneiros. 

Saiba mais sobre o Programa.

 

 

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • defensoriamg.jpg
  • governoMA.jpg
  • isvor.jpg
  • logogoverno.png
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • tjmg.png
  • UE.jpg