Em tempo de pandemia A Viagem não pode parar

A Viagem do Prisioneiro se tornou parte da metodologia da APAC desde o ano 2015, quando chegou ao Brasil. É um programa da Prison Fellowship International, que tem o objetivo de apresentar Jesus a toda pessoa privada de liberdade. Ele está inserido no quarto elemento do método Apaqueano que é a Espiritualidade, sendo assim, todos os recuperandos e recuperandas que cumprem pena na APAC tem a oportunidade de viver essa grande Viagem.
O curso é realizado em 8 sessões de aproximadamente duas horas cada, e ao final, os cursistas são graduados em uma cerimônia. No dia 12 de março a APAC de Imperatriz /MA realizou a formatura de 13 recuperandos do regime fechado.
“A importância desse estudo do evangelho de Marcos é a liberdade em poder estudar e pensar, sem necessariamente se colocar como igreja, o recuperando começa a enxergar Deus de outra forma, eles se sentem livres para falar de Deus.” Disse o facilitador do curso na APAC de Imperatriz, Marcílio Cortez.
Todos são convidados a conhecer e ajudar na propagação do Programa A Viagem do Prisioneiro, mas, somente os prisioneiros podem participar do curso, pois este tem uma metodologia própria a quem está privado de liberdade. E neste período de pandemia em que os voluntários estão impossibilitados de realizarem atividade dentro das APACs, os próprios recuperandos e funcionários estão fazendo A Viagem acontecer.

APAC de Alfenas recebe treinamento do Curso A viagem do prisioneiro

No dia 5 de fevereiro, a Coordenadora Nacional do Programa "A Viagem do Prisioneiro", Adilza Mendes Paraízo, realizou, na Apac Masculina de Alfenas, o treinamento do programa "A viagem do prisioneiro, com o intuito de formar novos facilitadores para realizar o curso para os recuperandos da APAC, e do presídio da cidade.
Participaram do curso, 23 pessoas - entre recuperandos e funcionários. Iniciando às 8 horas, com término às 17 horas. Com o treinamento os participantes estão aptos a realizarem as atividades, junto aos recuperandos, com base no Evangelho de Marcos.

APAC de Inhapim realiza graduação do Curso "A viagem do Prisioneiro"

No dia 03 de dezembro de 2020, a APAC de Inhapim/MG concluiu com uma linda cerimônia o curso “A Viagem do Prisioneiro”. Foram graduados 17 recuperandos que participaram das 8 sessões do curso.

Estiveram presentes na cerimônia, a presidente da APAC, Sra. Giovana Beatriz Ferreira, funcionários do setor administrativo e segurança, além dos recuperandos do regime fechado, onde aconteceu o evento.

Alguns recuperandos, assessorados por funcionários, conduziram a graduação com muito zelo e amor pelo programa. A mesma equipe liderou todos os trabalhos durante o curso.

Cada recuperando graduado, além de receber um lindo certificado personalizado, ganhou também uma bíblia doada pela SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, e um presente surpresa, preparado com muito carinho pelas madrinhas, a psicóloga Beatriz e a assistente social Cristine.

Foi um momento de grande riqueza para os recuperandos graduados, os recuperandos facilitadores, os funcionários e voluntários envolvidos e todos os participantes: Celebrar a conclusão do curso A Viagem do Prisioneiro e comemorar a transformação que Jesus realiza em nossas vidas.

A APAC de Ivaiporã/PR promove a formatura das duas primeiras turmas do Programa “A Viagem do Prisioneiro”

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Ivaiporã/PR promoveu no dia 23 e 24 de setembro de 2020 a formatura do Curso "A Viagem do prisioneiro", com entrega dos certificados.

A formatura ocorreu após a realização de 8 sessões durante o mês de Setembro, que objetivaram apresentar Jesus Cristo ao condenado, promover uma experiência profunda de encontro com Deus e criar um discipulado de Cristo, renovando sua esperança e propósito de vida.

O Programa “A Viagem do Prisioneiro” é um Programa da Prison Fellowship Internacional, realizado no Brasil em parceria com a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, baseado no Evangelho de Marcos, as seções do curso visam responder três perguntas: 1. Quem é Jesus? 2. Porque ele veio? 3. O que significa segui-lo?

Nesta cerimônia graduaram-se 32 recuperandos dos regimes fechado e semiaberto.

Segundo o Coordenador do curso, Hugo Leonardo Vieira Nobre e os facilitadores Hilário Vanjura e Maria Julia de O. Pascoal “O curso foi excelente, pois teve a participação assídua e voluntária de todos recuperandos. Durante o curso, percebeu-se a melhora gradativa de todos. Acreditamos que o curso seja um ponto de partida para uma nova vida se espelhando em Cristo, nosso redentor e criador.”

Estamos Juntos !!!

Aspirantes ao Diaconato Permanente, da Diaconia Carcerária, da Diocese de Divinópolis recebem treinamento do Curso "A viagem do prisioneiro"

Desde o mês de fevereiro, a FBAC está contribuindo na formação dos aspirantes ao Diaconato Permanente, da Diaconia Carcerária, da Diocese de Divinópolis, a convite do Bispo Diocesano, Dom José Carlos Souza Campos. 

A coordenadora do Programa "A Viagem do Prisioneiro", Adilza Paraízo, ministrou o treinamento nos dias 8 e 15 de agosto. "O grupo estava muito motivado, participativo e decidido a fazer algo para os prisioneiros. Tenho plena certeza de que não medirão esforços para iniciar um belo apostolado nos presídios da diocese de Divinópolis." Afirmou Adilza.

"O curso A Viagem do Prisioneiro tem um ponto de partida essencial, que é a Palavra Viva. Tem um meio fundamental de aplicação do seu conteúdo, uma didática e pedagogia simples, porém inclusiva e eficaz! Como é gostoso levar uma boa notícia depois de tê-la recebido. Estamos todos motivados para entrar em campo e cumprir a nossa missão. Foi uma benção poder participar desta Viagem que está apenas começando." Disse Sr. José Levi, aspirante ao Diaconato.

Segundo Sr. Normandes, também aspirante ao diaconato: "O curso foi muito bom mesmo. Tenho a certeza que este projeto irá ganhar forma e corpo entre nós. Foi espetacular. Estamos muito motivados. É só o início. Estamos construindo nosso caminho. Agradecemos a FBAC por nos proporcionar este momento."

 

A DIOCESE DE DIVINÓPOLIS

A Diocese de Divinópolis está localizada no Centro Meridional de Minas Gerais. Composta por 25 municípios, foi criada em 11 de julho de 1958, sendo desmembrada da Arquidioce de Belo Horizonate e da Diocese de Luz. Com uma população de 600 mil habitantes, há diversos presídios na diocese, além das APACs masculina e feminina de Itaúna, que já administram o Centro de Reintegração Social sem Polícia e a APAC de Divinópolis, que está em construção.

 

O PROGRAMA A VIAGEM DO PRISIONEIRO

 

O Programa A Viagem do Prisioneiro é um programa da PFI - Prison Fellowship Internaticional. A FBAC é filiada à PFI e responsável pela aplicação e acompanhamento deste programa no Brasil, seja nas APACs, seja no sistema penitenciário comum. 

O programa consiste no estudo do Evangelho de Marcos. De forma ecumênico, o curso pretende responder 3 perguntas: Quem é Jesus? Por que ele veio? O que significa seguí-lo? É um programa ecumênico e tem tido uma excelente adesão dos prisioneiros. 

Saiba mais sobre o Programa.

 

 

Pandemia não impede APACs de realizar o programa "A Viagem do prisioneiro"

Já completam-se quase três meses desde que se notificiou o primeiro caso de corona-vírus no Brasil. O surgimento deste vírus trouxe incertezas e mudanças de hábitos para toda a população. Também no ambiente prisional, muitas foram as dúvidas, angústias e dificuldades, especialmente, devido ao isolamento social e falta de visitas dos familiares dos prisioneiros. As APACs se colocaram, neste cenário, com uma atitude de oração e proação, buscando meios concretos para contribuir na luta contra a covid-19.

As APACs sabiam também, que era importantíssimo cultivar uma espiritualidade forte neste momento, a fim de que todos pudessem passar por isso juntos, com saúde física e mental. Desta forma, as APACs reforçaram o programa "A viagem do prisioneiro" entre os recuperandos e recuperandas. Diante do problema da impossibilidade de receber voluntários no Centro de Reintegração Social, o curso foi ministrado por recuperandos que já foram treinados, ou de forma online, por voluntários, que, de suas residências ministraram o curso.

A FBAC parabeniza todas as APACs, voluntários, funcionários e recuperandos, que não tem medido esforços para superar este momento dificil que vivemos. "Deus é a recompensa." Dr. Mário Ottoboni

O Programa "A viagem do prisioneiro" é um estudo bíblico ecumênico de valorização humana que, por meio do Evangelho de Marcos, apresenta Jesus Cristo, em 8 sessões de duas horas cada, com 3 simples e importantes questões para a vida cristã: Quem é Jesus? Por que Ele veio? O que significa seguí-lo? 

 Adilza Paraízo, coordenadora Nacional do Programa A Viagem do Prisioneiro. 

 

Abaixo seguem fotografias dos recuperandos graduados em algumas APACs. 

APAC feminina de Frutal/MG

APAC de Ji-Paraná/RO

APAC de Lagoa da Prata/MG

APAC de Patos de MInas/MG

APAC de Pedra Azul/MG

APAC de São João del Rei/MG

APAC de Salinas/MG

APAC de Santa Bárbara/MG

 

 

A APAC de Pirapora realiza formatura do Programa “A Viagem do Prisioneiro"

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC Pirapora, realizou no dia 20 de fevereiro de 2020, a solenidade da formatura do Programa “A Viagem do Prisioneiro”. Este programa tem por objetivo: Apresentar Jesus Cristo ao Preso, promover uma experiência profunda de encontro com Deus e criar um discipulado de Cristo, renovando sua esperança e proposito de vida. Nesta cerimônia, tivemos a honra de graduar quarenta e três recuperandos.

O Programa “A Viagem do Prisioneiro” é um Programa da Prison Fellowship Internacional, realizado no Brasil em parceria com a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, baseado no Evangelho de Marcos, as seções do curso visam responder três perguntas: 1. Quem é Jesus? 2. Porque ele veio? 3. O que significa segui-lo?

Segundo a presidente da APAC de Pirapora, Kátia Cristiane, "Este Programa é de suma importância para a APAC, pois proporciona aos recuperandos uma aproximação com Deus e, consequentemente, a busca de melhoras para sua vida. Esperamos que o Deus da Vida abençoe a cada recuperando e seus familiares."

APAC SANTA MARIA DO SUACUI SEDIA TREINAMENTO DE FACILITADORES DO PROGRAMA A VIAGEM DO PRISIONEIRO

No dia 30 de janeiro de 2020, foi sediado na APAC de Santa Maria do Suaçuí/MG, o treinamento para novos facilitadores do programa A Viagem do Prisioneiro.
Foram capacitadas 22 pessoas, para contribuir na expansão do Programa, nos presídios da região. Participaram do treinamento, voluntários e funcionários da APAC de Santa Maria do Suaçuí e da APAC de Malacacheta, que está em construção, representações religiosas, servidores municipais do serviço de assistência social e uma servidora do sistema prisional, que atua no presídio de São João Evangelista.
A adesão ao programa, tanto por parte dos voluntários, como também dos diretores dos presídios, foi algo muito marcante. Ao término do treinamento, todos os participantes se colocaram à disposição para o trabalho.
Marcos Bernardo, atual facilitador do programa e escolhido para ser coordenador da região, destaca: “Uma chama de esperança foi acesa nos corações de pessoas comuns da sociedade, que talvez já se inquietavam para buscar uma forma de cumprir o que Jesus pede a cada um de nós: (Estive na prisão e foste me visitar...MT 25:36), mas, às vezes se viam impedidas, por não terem um motivo plausível, ou até mesmo por medidas de "segurança". Sem dúvida alguma, o Programa é uma chave que abrirá portões, grades e celas, para que Cristo possa entrar, através destas pessoas. A semente foi plantada e com a graça de Deus, a colheita virá.”
Pastor Kayon também deixou sua contribuição: ”Participar do treinamento da Viagem do Prisioneiro, para mim foi uma das melhores experiências que já tive, porque eu pude ver o poder transformador do Evangelho, que pode ser anunciado através deste curso. Sou grato por ter tido a oportunidade de participar e espero poder propagá-lo. Obrigado ao Senhor nosso Deus e a todos os idealizadores."

APAC de São João del Rei realiza formatura do Programa "A Viagem do Prisioneiro"

No dia 11 de fevereiro, aconteceu a formatura de facilitadores do programa "A Viagem do Prisioneiro", na APAC em São João del-Rei.

O programa consiste no estudo bíblico ecumênico do Evangelho de Marcos. Uma jornada espiritual que busca responder 3 perguntas: Quem é Jesus? Porque Ele veio? O que significa segui-lo.

Segundo Adilza Paraizo, Coordenadora Nacional do Programa, "a última pergunta quem responde são os participantes". Para ela o resultado é muito positivo, pois a APAC de São João del Rei é assídua na aplicação do Programa, sempre preocupada em inserir os novos recuperandos no programa e multiplicar a experiência. 

"A Viagem do Prisioneiro" é um programa da Prision Fellowship International - Órgão Consultivo da ONU Brasil para questões penitenciárias e está presente em 129 países. No Brasil, a responsável pela realização do programa é a FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, em APACs e prisões convencionais.

 

APAC de Pouso Alegre feminina conclui curso "A Viagem do prisioneiro"

O Curso "A viagem do prisioneiro" foi realizado na APAC feminina de Pouso Alegre, no período de 13 de agosto a 17 de setembro. Ministrado pela voluntária e facilitadora, Rafaela Marcionilia Ruffo Alcântara, oito recuperandas foram graduadas. 

O curso compõe a metodologia apaqueana, em seu elemento Espiritualidade, tendo por objetivo principal levar as recuperandas das APACs a embarcarem em uma viagem com Jesus Cristo, enfatizando que Jesus também experimentou medo, solidão, alienação e abandono. Além disso o curso reforça o poder da Fé através de Jesus Cristo. 

"Primeiramente começo agradecendo a Deus e a APAC Feminina de Pouso Alegre, que nos proporcionou este curso A viagem dos Prisioneiros. onde pude conhecer a Jesus e seus Milagres. Quando comecei o curso estava um pouco descrente, mas Deus faz tudo certo, porque através do curso pude conhecer a Jesus, que despertou em mim a fé. Percebi que esta fé vai além das grades que me cercam e me faz ter esperança em um futuro melhor." Disse a recuperanda Tatiane de lima Braz Ferola. 

Para a recuperanda Alexandra da Silva, "no curso A Viagem do Prisioneiro eu aprendi muita coisa e alcancei minha cura interior. Aprendi que mesmo dentro de uma prisão, se as pessoas quizerem e abrirem o coração verdadeiramente, Jesus as salva e liberta. Percebi que a pior prisão que existe é a da alma. Esse curso foi a ferramenta que eu precisava para tomar uma decisão na minha vida. Sou eternamente grata por essa chance que APAC Feminina de Pouso Alegre me concedeu. Deus Abençõe a todos."

A APAC de Pirapora em parceria firmada com o Presídio de Pirapora, realiza a primeira formatura do Programa “A Viagem do Prisioneiro”

 Tendo em vista a parceria firmada entre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Pirapora e o Presidio de Pirapora, foram realizadas nos dias 06 e 13 de maio de 2019, a solenidade da primeira formatura do Programa “A Viagem do Prisioneiro” tendo como facilitador o recuperando Gildo Alves Batista, este autorizado pelo Poder Judiciário da Comarca de Pirapora. Neste curso, tivemos a honra de 19 (dezenove) formandos, sendo 07 (sete) reeducandas e 11 (onze) reeducandos.

Testemunho:

 O curso foi maravilhoso, nos sentimos fortalecidas para continuarmos a nossa caminhada, bem como renovar a nossa fé e esperança, e acima de tudo podemos perceber que Deus tem um proposito para as nossas vidas, afirma as reeducandas.

 Foi uma grande oportunidade que tivemos na realização deste curso, reeducandos e reeducandas participando com atenção, entusiamos e dedicação, os mesmos se sentiram renovados e dispostos a praticarem o bem” afimou o Diretor Adjunto do Presídio de Pirapora – Geraldo Rangel P. Guedes.

  Este evento é de suma importância, pois proporciona aos reeducandos e reeducandas uma melhor condição de vida, afirma a Presidente da APAC de Pirapora – Katia Cristiane Santos Castro. Também, agradeceu imensamente ao apoio do Poder Judiciário e Diretores do Presídio, bem como a todos que tem se dedicado para consolidar o Programa “A Viagem do Prisioneiro”. Que o Deus da Vida abençoe vocês e suas famílias! Estamos juntos.

 

FBAC participa de várias reuniões com sbb

A FBAC está participando do programa "Assessorar para Fortalecer", organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil - SBB, que é uma grande parceira da FBAC no Programa "A Viagem do Prisioneiro". O objetivo da SBB é fortalecer o vínculo com os parceiros, através de reuniões, encontros e formação. 

A primeira reunião visou apresentar o trabalho da SBB. Com o nome: "CHAMAMENTO", este foi um momento precioso para que todos os parceiros da SBB pudessem se encontrar e interagir.

O segundo encontro, intitulado: "Participação Popular e Controle Social", promoveu um espaço de debate, para que os participantes pudessem apontar meios de empoderar a participação popular, nos projetos sociais.

"Estes encontros tem sido de fundamental importância para mim. Estou percebendo que a SBB não somente doa Bíblias, mas desenvolve um grande trabalho social, com objetivo de dar autonomia às pessoas que dele participam." Disse Adilza Mendes Paraízo, coordenadora nacional do programa a Viagem do Prisioneiro.

O Programa "Assessorar para Fortalecer" é um projeto de formação contínua, com encontros bimestrais na sede da SBB em BH.

Presídio de VISCONDE DO Rio Branco realiza primeira formatura da Viagem do Prisioneiro

Foi realizada, no Presídio de Visconde do Rio Branco/MG, a primeira formatura do programa "A Viagem do Prisioneiro". Com o acompanhamento dos facilitadores, Célio e Luciano, 10 prisioneiros puderam realizar e concluir o curso. Agradecemos imensamente ao presídio de Visconde do Rio Branco, à equipe de segurança e administrativa, por sua acolhida e ajuda. 

No dia 08 de abril a coordenadora do programa "A Viagem do Prisioneiro", Sra. Adilza Mendes Paraízo, realizou uma visita ao referido presídio. Durante a visita conversou com cada um dos formandos. Os presos, muito felizes, lhe agradeceram por esta oportunidade para participar do programa. Segundo Edilza, "Célio e Luciano são duas duas pessoas que estão envolvidas na APAC, que está em construção, e abraçaram o programa com muita dedicação. Apesar de todas dificuldades, estão firmes para continuar."

O Programa "A Viagem do Prisioneiro" é um Programa da Prison Fellowship International, realizado no Brasil em parceria com a FBAC. Baseado no Evangelho de Marcos, as seções do curso visam responder três perguntas: 1. Quem é Jesus? 2. Porque ele veio? 3. O que significa seguí-lo? Atualmente, o programa já é aplicado em 51 APACs e 31 presídidos. 

 

Coordenador do Programa A Viagem do Prisioneiro visita estado de Rondônia

O coordenador do Programa "A Viagem do Prisioneiro", Diego José visitou o Estado de Rondônia, onde realizou várias atividades. 

Foram realizados dois treinamentos para voluntários, em Cacoal, nos dias 18 e 19 de Outubro e em Vilhena/RO, nos dias 23 e 24. Participaram do curso, voluntários, diretoria das APACs e recuperandos participaram do treinamento. Em Cacoal participaram também funcionarios do presidio e casa para menor infrator. 

O objetivo é iniciar o curso para os presidiários ainda em novembro, seja nas prisões masculinas, femininas ou com menores infratores.

Agradecemos imensamente ao apoio do poder judiciário e todos os diretores de presídios que estão anciosos para verem o resultado do programa.

Diego teve a oportunidade também de participar da primeira missa ecumenica no Centro de Reintegração Social da APAC de Ji-Parana. Foi uma belíssima celebração com a presença dos recuperandos, familiares e voluntários. Na ocasião Diego reforçou a importância de realizar o programa "A Viagem do Prisioneiro", que se insere em um dos elementos da metodologia APAC, "A espiritualidade e importância de fazer a esperiência de Deus."

Diego expressa que está muito otimista com o Estado de Rondôncia, visto que foram criadas novas parcerias com vários presídios, masculinos e femininos, além de abrir a possibilidade de realizar o curso para menores infratores. Há uma grande expectativa de avanço do programa no sistema prisional, que hoje abriga mais de e mil presos, nas comarcas de Vilhena, Cacoal, Ji Parana, Ariquemes e Porto Velho.

A FBAC agradece a todos voluntários, diretorias das APACs, Poder Judiciário, Ministério Público, Diretores dos Presídios e líderes religiosos, por sua acolhida e dedicação. Estamos juntos!

 

 

III ENCONTRO DE FACILITADORES DO PROGRAMA A VIAGEM DO PRISIONEIRO

Foi realizado o 3º Encontro de Facilitadores do Programa A Viagem do Prisioneiro, na APAC de Nova Lima/MG, nos dias 13 e 14 de agosto de 2018. O encontro foi promovido pela FBAC, em conjunto com a PFI (Prison Fellowship International) e a Sociedade Bíblica do Brasil. 

Aproximadamente 80 pessoas participaram, representando as APACs e unidades prisionais que já aplicam o programa. O evento contou também com a participação da Coordenadora Regional da América Latina, Dorestela Medina, da Nicarágua, representando a Prison Fellowship International. 

Com o objetivo de avaliar a caminhada, esclarecer o processo de regionalização inicializado pela FBAC e planejar o Programa para o futuro, o encontro foi um grande momento de encontro, entrosamento, partilha e planejamento.  

Sra. Dorostela agradeceu a todos pelo empenho, disse que o Brasil está no caminho certo e que a Prision Fellowship renovou o convênio com FBAC e Brasil para mais 3 anos. Também a FBAC está muito contente com este trabalho e com esta parceria com a PFI, disse Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC.  

 

 

Foi realizado o 1º Encontro de Facilitadores do Programa A Viagem do Prisioneiro, na APAC de Itaúna-MG, na última quarta-feira, dia 9 de agosto. O encontro foi promovido pela FBAC, em conjunto com a PFI (Prison Fellowship International) e a Sociedade Bíblica do Brasil.

Aproximadamente 140 pessoas participaram, representando 36 APACs de MG, a FBAC e 3 unidades prisionais: de Itaúna, Conselheiro Lafaiete e Divinópolis. O evento contou também com a participação da Coordenadora Regional da América Latina, Dorestela Medina, da Nicarágua e da Coordenadora Mundial, Rae Wood, de Washington D.C, E.U.A, ambas membros da Prison Fellowship International.

Com o objetivo de avaliar a caminhada realizada, apontar melhorias para o Programa e coletar sujestões para sua aplicação, o encontro foi muito frutífero, momento de encontro e partilha entre todos. 

Primeiramente os presidentes das APACs, seguidos pelos facilitadores, todos partilharam sobre os benefícios que este Programa proporcionou para cada APAC, além do desejo de ampliá-lo para o sistema prisional comum. 

Sra. Dorostela concluiu o encontro dizendo: "Obrigado a todos pela presença e por seu empenho, que é muito importante para o Programa. Os agradeço muito e peço a Deus que os abençõe. Estamos juntos nesta viajem que não termina com o curso, mas fazemos por toda a vida, segurando nas mãos de Cristo e caminhado com Ele." 

Formação do Programa "A Viagem do Prisioneiro" realizada no Vale do Aço

No dia 15 de maio, foi realizada formação de facilitadores do Programa "A Viagem do Prisioneiro", na cidade de Cachoeira Escura, Vale do aço. Em Parceria com a UNICEV, o coordenador nacional do Programa realizou o  treinamento a fim de proporcionar a expansão do Programa para o Presidio de Açucena. Em breve estarão iniciando as atividades espirituais com base no Programa e Método APAC. O Programa utiliza o Evangelho de Marcos, com o objetivo de responder a 3 perguntas: Quem é Jesus? Porque ele veio? E o que significa segui-lo.

Também foi realizada a 1° formação para 40 presos de diversos regimes do presidio de IPABA, Vale do Aço. O Programa teve inicio em abril com as Parcerias do Presidio local, SEAP, SBB, UNICEV E HELP FAMILY, facilitadores e voluntários da APAC.

Diretores e participantes comemoram o sucesso do programa "A Viagem do Prisioneiro" e reafirmam a parceria com a FBAC para realizar o curso para as próximas turmas, com objetivo de atingir mais 100 presos. Esta parceria tem como meta a formação dos 2 mil presos da unidade ate o final no ano.

Estamos felizes por esta parceria. Agradecemos a todos os envolvidos, especialmente os diretores da unidade, pelo excelente trabalho desenvolvido. Estamos juntos!

APAC de Itabira celebra parceria com o presidio local.

A APAC de Itabira realizou a primeira graduação do Programa "A Viagem do Prisioneiro" com 12 presos do regime fechado do presídio local. Foi um grande momento de encontro e espiritualidade. A APAC agradece imensamente aos Diretores Marcio Pedro e Andre, a todos os voluntários e Facilitadores da APAC e unidade.

Estamos felizes por esta parceria e nos comprometemos em continuá-la para atingir muitos outros que ainda cumprem pena. Atualmente a unidade recebe quase mil presos. Já prevemos muito trabalho para as próximas turmas a serem formadas. Muito obrigado a todos. Estamos juntos! APAC de Itabira

3º Encontro dos Facilitadores do Programa A Viagem do Prisioneiro

Fiquem atentos para o 3º Encontro de Facilitadores do Programa “A Viagem do Prisioneiro” que acontecerá no dia 13 de Agosto de 2018, na APAC de Nova Lima/MG.

Poderão participar até 2 pessoas, coordenadores e/ou facilitadores do Curso. Pedimos que entrem em contato com o Presidente da sua APAC ou Diretor Geral (caso seja Unidade Prisional) para manifestar o seu interesse, e se programarem.

Não deixem de participar!  Em breve as inscrições estarão disponíveis em nosso site. (www.fbac.org.br)

MATERIAL DA VIAGEM DO PRISIONEIRO É REVISADO E LANÇADO EM ABRIL DE 2018

Marcando o início de um novo ciclo, a FBAC recebeu no mês de abril de 2018 os novos materiais que serão utilizados nas sessões do curso.

Trata-se de um novo Guia para o Líder, totalmente revisado e atualizado, bem como o Evangelho de Marcos, que agora conta com os estudos bíblicos e acompanhamento de estudo já inclusos no material, facilitando ainda mais a aplicação prática.

A Viagem do prisioneiro no presídio de Araxá/MG

O senhor Elias Pedro Vieira, facilitador do presídio da cidade de Araxá-MG, enviou seu testemunho sobre o curso realizado nesta unidade prisional.

Tive a oportunidade de iniciar minha primeira turma da Viagem do Prisioneiro no Presidio de Araxá. Deus fez grandes coisas durante a graduação dos Recuperandos. Tivemos a presença do Juiz Criminal da comarca e outras autoridades. Os recuperandos estavam radiantes e transformados pela Palavra de Deus, fomos todos impactados.

O Juiz estava ansioso para tomar a palavra e mau podia esperar para testemunhar os grandes feitos da Viagem do Prisioneiro no Presidio Local.

Ao iniciar sua palavra o Juiz testemunhou que certa vez foi repreendido por sua esposa por ter parado para falar com um bêbado. Então ele indagou dizendo a ela que é fácil amar as pessoas sem problemas, difícil é amar as pessoas problemáticas, viciadas e humildes.

Foi impressionante o testemunho verdadeiro de amor ao próximo. Ao final o juiz pediu a lista dos graduados e prometeu revisar os processos de todos e  dar o alvará aqueles que tiverem o direito de recebê-lo. Ficamos  estarrecidos com sua atitude e sua bondade para com os recuperandos.

Foram 2 horas de graduação juntamente com 12 recuperandos,  Juiz e Promotor da Comarca, 8 Facilitadores, 2 diretores prisionais, uma experiência única e divina.

Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso deste evento, à FBAC e Coordenadores da Viagem do Prisioneiro pela oportunidade de fazer parte deste projeto."

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • defensoriamg.jpg
  • governoMA.jpg
  • isvor.jpg
  • logogoverno.png
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • tjmg.png
  • UE.jpg