FBAC reforça o papel das APACs durante audiência pública promovida pelo STF

FBAC-Audiencia-publica-2021-capa

No dia de hoje, 14 de junho de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, por meio de videoconferência, sob a relatoria do Ministro Gilmar Mendes, a Audiência Pública do monitoramento prisional no âmbito do Habeas Corpus nº 165.704, do Distrito Federal.

Além de discutir a questão do estado de coisas inconstitucional do sistema penitenciário brasileiro, a audiência abriu diálogo sobre o cumprimento da ordem coletiva proferida nos autos do referido HC e o papel dos Tribunais no enfrentamento da superlotação carcerária.

Foram convidados autoridades e representantes da sociedade civil com expertise no assunto. Dentre eles, participou o Diretor-geral da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira.

FBAC-Audiencia-publica-2021

Em sua fala, Valdeci contou um pouco sobre a história das APACs, seu surgimento e crescimento até os dias atuais. Registrou ainda o importante papel do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que, por meio do Programa Novos Rumos, adotou o Método APAC como Política Pública para humanizar a pena. Prestou, por fim, seu agradecimento à Tânia Fogaça, Diretora-geral do DEPEN, e à Cíntia Assumpção, Ouvidora Nacional dos Serviços Penais, e a toda sua equipe pelo comprometimento incondicional com a causa apaqueana.

O Diretor-geral da FBAC encerrou sua fala citando o poema "Renova-te", da escritora Cecília Meireles:

 

"Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo."

 

 

 

APAC do Paraguai retoma obras para início das atividades

paraguai-2021-06-11-capa

 

Após paralisação devido à pandemia de COVID-19, a APAC Paraguai começou a retomar as atividades para sua implantação na penitenciária da cidade de Coronel Oviedo, a cerca de 200km da capital paraguaia.

Com o apoio institucional e operativo do Ministério de Justiça e conforme as orientações da FBAC, um conjunto de obras e adequações começaram a ser realizadas na futura APAC.

Desde a última semana, foram retomadas as reformas das celas, as troca de encanamentos, a colocação de pisos e a pintura. Além disso, foi solicitada ao Ministério de Justiça a construção de muros e alambrados para separação dos espaços físicos dos outros pavilhões.

Ao mesmo tempo, a equipe da APAC, liderada pelo pastor Felix Duarte, está realizando reuniões e treinamentos às pessoas privadas de liberdade que se encontram em fase de pré-seleção.

paraguai-2021-06-11

 

Com estimativa da conclusão das obras em um mês, desde que não haja novas interrupções, a APAC de Coronel Oviedo logo ofertará vagas para cerca de 90 recuperandos em regime fechado.

 

REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO COM A APAC DO MÉXICO

apac-mexico2021-06-09

 

No dia 02 de junho, a FBAC, com o apoio da AVSI Brasil e da Diretora Regional da Prison Fellowship International, Dorestela Medina, realizou a primeira reunião de trabalho com a APAC do México a fim de fortalecer o processo de implementação da primeira unidade apaqueana no país.

Após a recente celebração do convênio para implantação da primeira APAC juvenil no México, o grupo foi formado para elaborar um plano de trabalho, por meio de um projeto junto à AVSI Brasil, a fim de dar os primeiros passos neste processo de consolidação da metodologia.

Além da assistência técnica e metodológica que a FBAC tem prestado à experiência mexicana, o encontro objetivou propor caminhos para que a União Europeia, grande parceira do movimento apaqueano, possa aportar recursos necessários para esse fortalecimento.

FBAC PARTICIPA DE EVENTO ONLINE PROMOVIDO PELA PRISON FELLOWSHIP INTERNATIONAL SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA

justica-restaurativa

 

Na manhã do dia 09 de junho, a FBAC participou de evento online promovido pela Prison Fellowship International (PFI) sobre Justiça Restaurativa, o qual contou com a participação de Ministérios Nacionais de todas as partes do mundo.

O objetivo do encontro virtual, além de apresentar a proposta do manual de Justiça Restaurativa, foi o de aprofundar um pouco a discussão sobre o tema e também ouvir a opinião dos participantes.

Uma das principais ferramentas da PFI para fortalecer a Justiça Restaurativa em todo o mundo é o programa denominado Árvore Sicômoro, com foco na realização de encontros entre ofensores e vítimas. Em 2022, a FBAC pretende dar início a esse programa, pois, além de ter surtido efeitos surpreendentes naqueles países que já o aplicam, somará ainda forças a sua missão institucional, assim como a das APACs.

APAC DE BELO HORIZONTE/MG REALIZA FORMATURA DE RECUPERANDAS COMO CONTADORAS DE HISTÓRIAS

capa-apac-bh-forma

No dia 26/05, 33 recuperandas da APAC feminina de Belo Horizonte/MG se graduaram como Contadoras de Histórias, por meio de um projeto desenvolvido pela editora e escritora Rosana de Mont’Alverne Neto.

O curso se desenvolveu através de encontros semanais ao longo de seis meses, no âmbito do projeto “Caminhos e Contos – A Ressocialização pela Palavra” patrocinado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) em parceria com o programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

apac-bh-recuperandas2

Além de técnicas para memorizar narrativas e fazer a interpretação das histórias, as recuperandas aprenderam a se apresentar em público de forma interativa. O curso ainda abriu as portas para o universo da leitura, da poesia, do autoconhecimento, entre outros vários benefícios e incentivos.

Para fechar o evento com chave de ouro, algumas recuperandas contaram histórias, e foi exibida ainda uma apresentação da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e da Juventude (COINJ). Logo, passou-se à cerimônia de entrega de certificados às formandas.

O presidente do TJMG, Desembargador Gilson Lemes, prestigiou o evento e deixou uma bela mensagem de motivação: “Meu desejo é que a partir dessa experiência suas jornadas ganhem um novo significado. Gostaria de terminar minha fala hoje, nesta solenidade, recorrendo novamente à literatura que esteve ao lado das formandas ao longo desse percurso. Cito um pequeno verso da poeta Cecília Meireles que de alguma forma reitera as poderosas palavras de Dom Quixote a nos lembrar que não podemos perder nosso otimismo em dias melhores. Diz a escritora: ‘Os sonhos são flores altas de umas distantes montanhas que um dia se alcançarão’. O percurso é, muitas vezes, por demais íngreme e espinhoso, mas é sempre possível, com esforço, chegar ao objetivo final. Meus parabéns a todas vocês, pois percorreram mais importantes passos nessa caminhada”.

A formatura foi transmitida pelo YouTube, onde se encontra disponível abaixo:

  

 

 

DOCUMENTÁRIO “UNGUARDED” É EXIBIDO PELA PRIMEIRA VEZ NUMA PRISÃO DOS ESTADOS UNIDOS

documentario-eua2021-06-09

A FBAC em cooperação com a produtora Simonetta Wiener e a 4th Purpose Foundation promoveu na semana passada a exibição do documentário “Unguarded” numa prisão dos Estados Unidos.

O curta-metragem, que retrata a APAC pela perspectiva do recuperando (a), foi exibido na unidade prisional de Lafourche, em Lousiana / EUA. Ao fim, os participantes puderam bater papo com os convidados e tirar suas dúvidas.

O responsável pelas Relações Internacionais da FBAC, Denio Marques, contou um pouco da história da APAC no Brasil, seu processo de expansão e ressaltou que as APACs têm cada vez mais ultrapassado as fronteiras do Brasil e que pode também ser implementada nos EUA.

Um dos participantes reclusos, afirmou: "Fico muito intrigado em ver como os sistemas podem funcionar de forma diferente se você tem o tipo certo de recursos, interesse de sua comunidade e pessoas que estão dispostas a tornar as coisas diferentes."

Ao final, agradeceram pela oportunidade de saber que existem pessoas que estão trabalhando para melhorar as prisões e que há a possibilidade de trazer a experiência aos Estados Unidos. Segundo eles, muitas pessoas pensam que os Estados Unidos não precisam de apoio e inovação, acreditam erroneamente que o país recupera seus presos e oferece todas as condições necessárias.

A ideia agora é de que este evento seja replicado em diversas prisões norte-americanas a fim de apresentar o Método APAC e despertar as pessoas privadas de liberdade para seu protagonismo e corresponsabilidade no processo de reinserção social.

Faculdade Doctum de Caratinga/MG oferece bolsas de graduação para recuperandos da APAC da comarca

capa-2021-06-08

A semana começou bastante promissora com a assinatura, na segunda-feira (07/06), da parceria com a Faculdade Doctum de Caratinga/MG que irá fornecer 05 (cinco) bolsas do curso de graduação EAD para recuperandos da APAC da cidade.

A parceria entre a APAC e essa Faculdade surgiu há bastante tempo por meio de convênios para estágio de alunos da referida instituição. Contudo, com a preocupação que a administração da APAC de Caratinga sentia em relação a continuidade dos estudos para os recuperandos, foi realizado um contato propondo a ampliação da parceria a fim de que ela alcançasse também aos recuperandos.

O presidente executivo da faculdade Doctum de Caratinga/MG, Pedro Leitão, prontamente ofereceu uma concessão de algumas bolsas como projeto piloto, sendo que, os resultados obtidos neste início farão com que o projeto se estenda para mais recuperandos e também para outras APACs.

assinatura-2021-06-08

Estavam presentes para a assinatura do projeto o Diretor geral da FBAC, Valdeci Ferreira, o atual presidente da APAC Caratinga, Pr. Jairo Ferreira Gomes, o ex-presidente, Pr. Elan Montgomery Tebas, o juiz 1ª Vara Criminal da Comarca de Caratinga, Consuelo Silveira Neto e o presidente executivo da faculdade Doctum de Caratinga, Pedro Leitão.

Os recuperandos contemplados poderão escolher entre os cursos disponibilizados. São eles: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Gestão Financeira, Tecnólogo em Logística, Tecnólogo em Marketing, Tecnólogo em Processos Gerenciais, entre outros.

 

APAC DE MANHUAÇU/MG PROMOVE CURSO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA PARA A APAC DE SANTA MARIA DO SUAÇUÍ/MG

manhuacu-2021-06-07

Durante os dias 31 de maio a 02 de junho, o supervisor de oficinas da APAC de Manhuaçu/MG, Tadeu da Silva Rodrigues, foi à APAC de Santa Maria do Suaçuí/MG para ministrar um Curso de Panificação e Confeitaria a 9 (nove) recuperandos e 3 (três) funcionários da referida APAC.

No curso, os cursistas aprenderam a fazer diversos tipos de pães, doces, salgados, pizzas e confeitaria, sendo encerrado com a ilustre presença da Juíza de Direito da comarca, Vaneska de Araújo Leite, para a entrega do certificado.

 manhuacu-07-06-2021

Segundo o Encarregado Administrativo da APAC de Santa Maria do Suaçuí, Marcos Bernardo, uma padaria da cidade fornecia os pães aos recuperandos. Agora, com a produção interna, além de reduzir essa despesa do consumo, o aperfeiçoamento contínuo dos recuperandos possibilitará a comercialização para a comunidade, sendo fonte de qualificação profissional, ademais de renda para o recuperando e para a APAC.

Origem do projeto

Tudo começou quando a equipe da APAC de Santa Maria do Suaçuí fez uma visita à APAC de Manhuaçu e ficou encantada com a padaria. Na ocasião já buscavam recurso para implantar uma em seu Centro de Reintegração Social (CRS).

O projeto estava tramitando por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Uma verba foi liberada para a compra do maquinário necessário e o espaço, em que antes funcionava a lavanderia e a cozinha do regime semiaberto, foi adaptado para receber a padaria.

O Inspetor de Metodologia da FBAC responsável pelas APACs supramencionadas, Matheus Cunha, sabendo desse desejo, numa visita à APAC de Manhuaçu propôs ao supervisor de oficinas que ele ministrasse o curso aos recuperandos da APAC de Santa Maria do Suaçuí, que aceitou prontamente o convite.

manhuacu-padaria-07-06-2021

A padaria da APAC de Manhuaçu, que faz seu atendimento de forma delivery e conta com o apoio de 02 (dois) recuperandos, é uma das boas práticas que se identifica no movimento apaqueano. A FBAC tem incentivado e dado pleno apoio para esse intercâmbio de projetos exitosos como um desdobramento do segundo elemento fundamental: “APAC ajudando APAC”.

 

 

1º RECICLAR PARA FACILITADORES DO PROGRAMA A VIAGEM DO PRISIONEIRO

2021-05-28-capa-a-viagem

 

Aconteceu na manhã desta sexta (28), o 1º RECICLAR para facilitadores do programa A Viagem do Prisioneiro que, objetivando compartilhar experiências e testemunhos, reuniu cerca de 185 facilitadores sendo: 37 voluntários (as), 58 funcionários (as) e 90 recuperandos (as) de APACs no Brasil todo.

Segundo a Coordenadora Nacional do programa, Adilza Paraízo, o encontro que mais reuniu facilitadores cumpriu seu objetivo, provocando muita reflexão entre eles. Foi um momento muito proveitoso de oração e partilha que com certeza terá mais edições.

O programa A Viagem do Prisioneiro é um estudo bíblico ecumênico do Evangelho de Marcos, distribuído em 8 encontros semanais, que através do esclarecimento interativo e dinâmico trata de responder às seguintes perguntas: Quem é Jesus? Por que Ele veio? O que significa segui-Lo?

O curso, realizado sempre em grupos de 12 participantes liderados por dois facilitadores, promove a reflexão quanto aos valores cristãos e à valorização humana, motivando-os a conhecerem Jesus Cristo. Ao fim do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão, acompanhado, opcionalmente, por uma bíblia sagrada doada pela Sociedade Bíblica do Brasil (parceira da FBAC), e, aqueles que desejarem continuar o discipulado são direcionados a trabalhos religiosos e de espiritualidade já oferecidos em cada uma das APACs.

O programa é de propriedade da Prison Fellowship International, mas, em 2015, acabou se incorporando à metodologia APAC por meio de seu 4º Elemento Fundamental, a Espiritualidade, devido aos excelentes resultados colhidos.

FBAC PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE ASSINATURA DO CONVÊNIO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA APAC NO MÉXICO

capa-convenio-mexico

 

Neste dia 28 de maio, a FBAC participou da cerimônia que teve público presencial e virtual para a assinatura oficial do convênio entre a Confraternidade Carcerária do México, presidida pela presidente Laura Cano, Poder Judiciário, Secretaria de Segurança do Estado do México e a Arquidiocese de Toluca para a implementação da APAC no México.

Depois de 5 anos de análises e gestão, o país iniciará a implementação de um piloto que será aplicado no Centro de Internação para Adolescentes Quinta del Bosque, localizado em Zinacantepec no Estado do México.

Além da presença das autoridades mexicanas, o evento contou com a participação dos representantes da Prison Fellowship International (PFI), a diretora regional da América Latina, Sra. Dorestela Medina, e o Diretor Executivo, Sr. Andy Corley.

Também se conectaram os representantes das Confraternidades e conseguintes presidentes das APACs do Chile, Luis Mussiet, do Paraguay, Felix Dupont, da Costa Rica, Carlos Cuningham e da Colômbia, Lacides Hernandez.

O Diretor-geral da FBAC, Valdeci Ferreira, participou deixando palavras de esperança para que todos os envolvidos sigam com entusiasmo esse novo desafio, afirmando que, embora o Método APAC tenha nascido no Brasil, ele não é do Brasil, pois nasceu no coração de Deus a serviço de todos aqueles e aquelas que se encontram abandonados nas prisões do mundo inteiro.

FBAC PARTICIPA DO FÓRUM VIRTUAL DA REGIÃO LATINO-AMERICANA – SINERGIA 2021

capa-2021-05-26

 

Nos dias 25 e 26 de maio, a Prison Fellowship International (PFI) realizou o Fórum Virtual da Região Latino-americana – Sinergia 2021: Trabalhando juntos para restaurar vidas. Mais de 80 conexões foram registradas de 15 países filiados, dentre eles, a FBAC representando o Brasil.

Dentre as pautas, destacaram-se a discussão da nova estratégia e os alcances dos programas da PFI, os frutos dos planos de ação elaborados por cada país no último Fórum Regional, realizado na Guatemala em 2019, as experiências e lições aprendidas desde o início da pandemia, além de perspectivas para o futuro.

O Diretor-geral da FBAC, Valdeci Ferreira, expôs todos os avanços da FBAC e APACs desde o último encontro, destacando: a inauguração de novas unidades apaqueanas; os projetos de mitigação dos impactos da COVID-19, como: a produção e distribuição gratuita de máscaras, jalecos, cestas básicas; e o novo projeto que distribuirá sopas a pessoas carentes.

Rinaldo Guimarães, ex-recuperando da APAC de Itaúna e atual Gerente de Relações Institucionais da FBAC, compartilhou o papel das APACs como alternativa para a humanização da pena, encerrando sua participação com um breve testemunho sobre sua história de vida.

Por fim, o Diretor do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), Eduardo Oliveira, apresentou o Centro e suas contribuições e planos futuros para auxiliar no fortalecimento e expansão da metodologia apaqueana na comunidade latino-americana.

FBAC realiza cursos e visitas às APACs de Minas e do Maranhão

capa-maio

Cumprindo sua missão institucional de congregar, orientar e fiscalizar, a FBAC realizou treinamentos e visitas de inspeção metodológica nas APACs de Arcos/MG, Imperatriz/MA, Ituiutaba/MG e Viana/MA.

Nos dias 17 a 19 de maio, a equipe da subsede da FBAC no Maranhão ministrou o curso de aperfeiçoamento do Método para funcionários da APAC de Imperatriz.

funcionarios-Imperatriz-MA

Na cidade de Viana/MA, foi realizada uma visita ao prédio onde serão as futuras instalações da primeira APAC feminina do estado, cidade onde já existe uma APAC masculina em funcionamento.

APAC-feminina-viana-MA 

Em Minas Gerais, o Diretor Executivo de Metodologia, juntamente com um Inspetor de Metodologia da FBAC, realizou uma visita de campo à APAC Ituiutaba/MG para acompanhar a construção das dependências onde funcionarão o regime semiaberto com direito a trabalho externo.

regime-semiaberto-APAC- Ituiutaba-MG

Aproveitaram ainda a oportunidade para dialogarem com os recuperandos dos regimes fechado e semiaberto.

fechado-semiaberto-APAC-Ituiutaba-MG

Por fim, nos dias 20 e 21 de maio, o Diretor Executivo de Gestão e Controle, o Gerente de Relações Institucionais e um Inspetor de Metodologia da FBAC aplicaram o curso de conhecimento e aperfeiçoamento do Método APAC para recuperandos dos regimes fechado e semiaberto da APAC de Arcos/MG.

curso-APAC-Arcos-MG

 

 

 

Outras notícias

FBAC PARTICIPA DO FÓRUM VIRTUAL DA REGIÃO LATINO-AMERICANA – SINERGIA 2021

26-05-2021

  Nos dias 25 e 26 de maio, a Prison Fellowship International (PFI) realizou o Fórum...

Leia mais

FBAC e APACs fazem luto

19-02-2021

FBAC e APACs fazem luto em virtude do falecimento da ex-presidente e voluntária benemérita da...

Leia mais

FBAC realiza I Curso de Conhecimento e Aperfeiçoamento para os recuperandos da APAC de Manhumirim-MG

01-02-2021

Aconteceu no período de 27 a 29 de janeiro de 2021, o I Curso de...

Leia mais

Projeto garante melhoria da produtividade na APAC de Manhuaçu

21-01-2021

A APAC está presente em Manhuaçu e viabiliza a recuperação e a reintegração social de condenados....

Leia mais

Nova unidade da Apac de Ituiutaba é inaugurada por Gilson Lemes

05-11-2020

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou...

Leia mais

DEPEN E DEPEN-MG na APAC de SJDR para acompanhar aquisição de equipamentos de saúde

18-10-2020

Na quarta-feira (07), recebemos servidores do Departamento Penitenciário Nacional e de Minas Gerais (DEPEN/DEPEN-MG). Os...

Leia mais

APAC de Perdões inaugura sala de informática

19-08-2020

APAC de Perdões recebe visita do Diretor Geral da FBAC, Valdeci Ferreira, e inaugura sala...

Leia mais

APAC de Rio Piracicaba enfrenta pandemia com criatividade e muito trabalho

03-08-2020

O mês de Julho foi especial na APAC feminina de Rio Piracicaba, devido às diversas...

Leia mais

APACs DE FRUTAL DOAM MÁSCARAS PARA ASILO PIO XII

30-07-2020

A APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Frutal) colabora com o Asilo...

Leia mais

CAMPANHA HUMANIZAR A PENA. PROMOVER A VIDA JÁ ENTREGOU QUASE 40 MIL MÁSCARAS PARA A…

28-07-2020

Iniciativa da AVSI Brasil e FBAC, cofinanciada pela União Europeia,  tem como meta a produção de...

Leia mais

APAC de Inhapim combate a pandemia com criatividade e ousadia

17-07-2020

A APAC de Inhapim, desde o início da pandemia, viu-se compelida a fazer algo para...

Leia mais

APAC de Campo Belo doa máscaras para Vila Vicentina

15-07-2020

Doação de 540 máscaras para a Vila Vicentina Furtado de Menezes   Pr. Walter, presidente da APAC,...

Leia mais

APAC Arcos distribui máscaras de proteção para instituições da cidade

15-07-2020

Máscaras de Proteção estão sendo produzidas na Instituição pelos recuperandos do regime fechado No dia 14...

Leia mais

APAC de Santa Maria combate à pandemia com dedicação e empenho

10-07-2020

Desde que a pandemia começou, todos na APAC de Santa Maria (recuperandos, familiares, funcionários e...

Leia mais

APAC de Porto Alegre inicia confecção de máscaras

06-07-2020

A APAC de Porto Alegre/RS - Partenon, que tem como um de seus pilares a...

Leia mais

FBAC homenageia Des. Nelson Missias

05-07-2020

No dia 25 de março, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), homenageou o...

Leia mais

Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e APAC produzem máscaras de pano para proteção contra…

03-07-2020

As máscaras são grandes aliadas para evitar a proliferação da Covid-19. Devido à importância desse...

Leia mais

APAC de Itapecuru Mirim recebeu máquinas para confecção de máscaras

02-07-2020

A Associação de Proteção aos Condenados (APAC) de Itapecuru-Mirim recebeu, na quarta-feira, 1º de julho,...

Leia mais

Mantena inaugura primeira etapa de construção da APAC

30-06-2020

A comunidade de Mantena, na região mineira do Rio Doce, deu um importante salto para...

Leia mais

APAC de São João del Rei completa 12 anos

29-06-2020

Neste sábado, dia 27 de junho, a APAC de São João del-Rei completou 12 anos...

Leia mais

Pesquisa avalia violência no sistema prisional em Minas

29-06-2020

Os resultados do primeiro estudo de vitimização da violência contra os presos, realizado no Brasil,...

Leia mais

FBAC organizou manhã de Oração e Jejum das APACs

26-06-2020

No dia 26 de junho, com o tema: "Atravessando a noite com Jesus", a FBAC...

Leia mais

FBAC participa de inauguração na APAC de Patos de Minas/MG

26-06-2020

O Diretor Geral da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, e o presidente do Conselho de Administração...

Leia mais

FBAC participa da inauguração da APAC de Patrocínio/MG

26-06-2020

O Diretor Geral da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, e o presidente do Conselho de Administração...

Leia mais

Recuperandos de Apacs produzirão 350 mil máscaras para combate ao coronavírus

18-06-2020

Cerca de 400 recuperandos e recuperandas de 23 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados...

Leia mais

Entregue a primeira leva de máscaras pela APAC São João del Rei

16-04-2020

Entregue a primeira leva de máscaras produzida pelos recuperandos da APAC Masculina e Feminina de...

Leia mais

APAC DE FRUTAL PARTICIPA DE MUTIRÃO DA LIMPEZA CONTRA O COVID-19

11-04-2020

Uma equipe de recuperandos do Regime Semiaberto com autorização para o trabalho externo colaborou, de...

Leia mais

APAC DE PASSOS ENFRENTA PANDEMIA COM REFORMA DE HOSPITAL

09-04-2020

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC, visa recuperar o preso, proteger a...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • defensoriamg.jpg
  • governoMA.jpg
  • isvor.jpg
  • logogoverno.png
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • tjmg.png
  • UE.jpg