APAC JUVENIL DE FRUTAL RECEBE O SEU PRIMEIRO EDUCANDO

 

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A realidade do sistema socioeducativo para menores em conflito com a lei, por vezes, revela uma violação corriqueira dos tratados internacionais, da Constituição Federal e, especialmente, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Na grande maioria dessas unidades, a superlotação, a falta de estrutura física e recursos humanos para atender aos jovens em suas necessidades são retratos comuns, impedindo-os, muitas vezes, de superar o mundo do crime, das drogas e das misérias.

Buscando tornar-se uma alternativa viável para essa situação, que tem fortes reflexos no cenário social presente e futuro, foi construída e equipada a primeira APAC Juvenil, com capacidade para 60 adolescentes, na cidade de Frutal, no estado de Minas Gerais, sendo que, no dia 12 de abril deste ano, a APAC recebeu seu primeiro educando, terminologia utilizada aos adolescentes infratores que são atendidos pela APAC juvenil.

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A APAC Juvenil de Frutal possui 4 mil metros quadrados de área total divididos em área administrativa, regime semiliberdade, regime de internação provisória e regime de internação. Além disso, na área externa, há espaço de jardinagem e uma quadra de areia.

O Diretor-geral da FBAC, Valdeci Ferreira, relembrou os diversos desafios e as conquistas que a metodologia APAC conquistou ao longo dos anos. “Para nós, é motivo de muita alegria e esperança. Será feita uma nova experiência, e com isso podemos dizer que o método fica completo: atendimento ao público adulto masculino, adulto feminino e adolescentes em conflito com a lei”.

Ao longo dos últimos anos, o Método APAC foi adaptado e preparado pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) de modo a se tornar apto no atendimento das necessidades desses jovens em consonância à legislação nacional e às diretrizes do Sistema Nacional do Atendimento Socioeducativa – SINASE. Vários aspectos originais, como o trabalho, a educação, o contato familiar, a participação da comunidade foram mantidos, prezando ainda por um ambiente digno e de autovalorização que permita transformá-los em cidadãos úteis que contribuam para um mundo melhor.

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