Centro Internacional de Estudos do Método APAC

O que é o programa A Viagem do Prisioneiro?

O Programa A Viagem do Prisioneiro é um estudo bíblico ecumênico do Evangelho de Marcos, distribuído em 8 encontros semanais, que através do esclarecimento interativo e dinâmico trata de responder às seguintes perguntas: Quem é Jesus? Por que Ele veio? O que significa segui-Lo?

O curso, realizado sempre em grupos de 12 participantes liderados por dois facilitadores, promove a reflexão quanto aos valores cristãos e à valorização humana, motivando-os a conhecerem Jesus Cristo. Ao fim do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão, acompanhado, opcionalmente, por uma bíblia sagrada doada pela Sociedade Bíblica do Brasil (parceira da FBAC), e, aqueles que desejarem continuar o discipulado são direcionados a trabalhos religiosos e de espiritualidade já oferecidos em cada uma das APACs.

O programa é de propriedade da Prison Fellowship International, mas, em 2015, acabou se incorporando à metodologia APAC por meio de seu 4º Elemento Fundamental, a Espiritualidade, devido aos excelentes resultados colhidos.

Antes do programa não havia uma ferramenta uniforme para a promoção da espiritualidade nas APACs, assim cada unidade convidava as igrejas e voluntários para desenvolverem esse trabalho do seu modo, claro, atendendo às distintas religiões requeridas e respeitando a opção de cada recuperando (a), inclusive os ateus.

Atualmente, no Brasil, todas as APACs e mais de duas dezenas de unidades prisionais convencionais aplicam semanalmente o curso em suas dependências. Ademais, há outros 30 países que aplicam o curso, como: Canadá, Chile, Colômbia, Portugal e outros.

Mais informações sobre o projeto (em inglês), pode se encontrar aqui.